Dúvidas sobre próximo passo após ter adquirido a nacionalidade

Ola! Finalmente, depois de 10 meses, recebi a seguinte mensagem do consulado sobre o meu processo de nacionalidade “Parabéns! Seu requerimento de nacionalidade portuguesa foi deferido! Receberá em breve sua documentação acompanhada de nota informativa com as instruções a seguir. Atenciosamente”
Gostaria de saber se alguém sabe quais documentos são esses? O cartão cidadão e passaporte português vem junto com a nacionalidade ou terei que dar entrada em outro processo pra adquirir o passaporte e cartão cidadão?
Obrigada!

Comentários

  • @nahmr.. para requerer o cartão cidadão e o passaporte vc tem que agendar no consulado.O que vai receber é o registro de nascimento português.
  • nahmrnahmr Member
    @vladpen Obrigada!! Então, terei que entrar com outro “processo” né?! Quanto tempo demora pra tirar o cartão cidadão e o passaporte?! Obrigada!!
  • @nahar não seria bem um outro processo.Vc entra na página do consulado do seu estado e faça o agendamento .Depois do agendamento vc vai pessoalmente tirar dados biométricos . Cada consulado tem uma forma de procedimento. O tempo depende se vc pedir com urgência ou sem urgencia.

    http://consuladoportugalsp.org.br/cartao-cidadao/

    http://consuladoportugalrj.org.br
  • nahmrnahmr Member
    @vladpen aaah muito obrigada!! Vi também que o cartão cidadão da pra fazer pedindo no site direto de Portugal estou pensando em pedir por la, vai ser um pouco mais barato e mais rápido tb!! Muito obrigada pela ajuda!!
  • Olá, boa tarde a todos! Recebi a tão esperada carta do ACP dizendo que o processo de nacionalidade de minha tia foi concluído com sucesso. No entanto, não tem nada na carta dizendo que a certidão dela será enviada pelo correio. Tenho algumas dúvidas:

    1- Qual seria o próximo passo? Aguardar o envio da certidão? Entrar em contato com o ACP de Porto? Identidade e passaporte só no consulado?

    2- Darei continuidade ao processo para solicitar a cidadania de meu primo. Preciso aguardar minha tia ter os documentos em mãos, ou já posso começar o processo dele, uma vez que já possuo o assento de nascimento dela?

    3- Posso fazer o processo de transcrição dos casamentos dela (2 casamentos) junto com a solicitação da nacionalidade dele? Ou um processo de cada vez?

    4- O primeiro marido (pai do meu primo) veio a óbito. Preciso enviar a certidão fe óbito dele no processo de transcrição, uma vez que ela possui 2 certidões de casamento? Ou isso não é importante pra eles?

    Aguardando uma luz de vcs!! MUITO obrigada!!
  • @barbaraleao,

    1 - ACP não está mais enviando certidão ao final do processo. Se quiser pode solicitar uma certidão pelo civilonline ao custo de 10 euros http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
    Cartão do cidadão e passaporte somente pelo consulado, tem que coletar os dados biométricos

    2 - Terá que transcrever o primeiro casamento para seu primo poder dar entrada no processo dele

    3 e 4 - Não sei te dizer se é aceito tudo de uma vez, terá que primeiro fazer a transcrição do primeiro casamento e solicitar a dissolução pelo óbito e depois fazer a transcrição do segundo casamento

    Para transcrição do casamento veja modelo de requerimento e instruções de preenchimento em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
    Além dos documento (na segunda postagem) faça também um outro requerimento solicitando a dissolução do casamento por óbito do cônjuge e mande a certidão de óbito inteiro teor apostilada. Esse requerimento também deve ter assinatura com firma reconhecida por autenticidade. Não tem custo a averbação do óbito

  • barbaraleaobarbaraleao Member
    editado February 2019
    @DanielHenriques tudo bem? Obrigada pelos esclarecimentos

    1- Só consigo ir ao consulado com a certidão em mãos? Tem que agendar?
    2- A solicitação da transcrição do primeiro e da dissolução pelo óbito pelo que eu entendi, são em processos diferentes, correto?
    3- Pelo que entendi do que você disse, posso, em paralelo, após transcrever e dissolver o primeiro casamento, dar entrada no processo do meu primo, certo? Ou preciso concluir a transcrição dos dois casamentos para dar entrada ao processo dele?

    Se eu entendi direito, os processos seriam:

    a) Solicitar a transcrição do primeiro casamento
    b) Após a transcrição do primeiro casamento, dar entrada no processo do meu primo
    c) Solicitar a dissolução do primeiro casamento (pelo óbito do pai do meu primo)
    d) Solicitar a transcrição do Segundo casamento

    Mais uma vez, MUITO obrigada

  • @barbaraleao,
    1 - Normalmente pode ir sem a certidão, quando fiz meu cartão do cidadão nem olharam pra cópia da certidão que levei. Normalmente tem qua agendar sim, você é de onde?
    2 - São processos distintos mas esses eu sei que podem ser enviados juntos, não tenho certeza se poderiam mandar também o segundo casamento junto com esses por isso recomendei fazer depois
    3 - Assim que transcrever o primeiro casamento pode dar entrada no processo do seu primo, união da qual ele é fruto. Não precisa esperar a transcrição do segundo casamento que não tem nada relacionado com o nascimento dele.

    A ordem que eu recomendando fazer é
    a) Solicitar a transcrição do primeiro casamento e junto já solicitar a dissolução do primeiro casamento (pelo óbito)
    b) Dar entrada no processo do seu primo (ACP do Porto é o local mais indicado atualmente)
    c) Solicitar a transcrição do Segundo casamento

    Para transcrição de casamento Ponta Delgada é o local mais rápido, levando cerca de um mês. Só que PD não faz processo de nacionalidade. ACP é mais rápido para o processo de nacionalidade mas não faz transcrição de casamento.
  • @DanielHenriques

    Somos do Rio de Janeiro. Vou dar uma verificada em que pé está lá no Consulado. Agora pensei outra coisa. Ela pode dar entrada lá no consulado sem ter regularizado todas as transcrições de casamento? Ou melhor esperar?

    Vou fazer o que você falou. Fiz a nacionalidade dela pelo ACP de Porto mesmo. Vou fazer a transcrição por Ponta Delgada, e assim que sair, dar entrada na nacionalidade pelo ACP de Porto.

    Vou buscar as informações do passo-a-passo da solicitação da transcrição com a averbação do óbito.

    Muitíssimo obrigada mais uma vez!


  • @barbaraleao, no consulado do Rio teve pessoas comentaram que agendaram cartão do cidadão essa semana para junho, se não me engano.
    O modelo para transcrição de casamento está no link que te passei mas acho que não tem no fórum modelo para o pedido da dissolução pelo óbito. Pode se basear no modelo da transcrição e fazer um requerimento semelhante. Depois você envia tudo junto, os documentos pra transcrição de casamento e o requerimento pra averbar o óbito + a certidão de óbito inteiro teor apostilada. Esse processo do óbito não tem custo, é só enviar a documentação junto.
  • barbaraleaobarbaraleao Member
    editado March 2019
    Olá amigos, tudo bem?
    Tenho duas dúvidas.
    Vou solicitar transcrição do casamento da minha tia (já reconhecida portuguesa) + a dissolução do mesmo pelo óbito do primeiro marido.

    1- A princípio teria que enviar a certidão de óbito do marido dela, mas na certidão de nascimento brasileira dele, já tem o óbito averbado. Mesmo assim, é necessário enviar a certidão de óbito para solicitar a dissolussão do casamento pelo óbito?

    2- É necessário fazer a dissolução do casamento pelo óbito do marido dela? Ela não tem interesse em transcrever o segundo casamento. A transcrição do primeiro casamento é para dar prosseguimento e os filhos solicitarem a cidadania. A dissolução desse casamento se faz necessária, para dar prosseguimento? Ou podemos apenas solicitar a transcrição do primeiro casamento e, após transcrito, solicitar a cidadania dos filhos?
  • editado March 2019
    @barbara
    1- a principio não seria preciso enviar a certidão de óbito do primeiro marido ja que na certidão de nascimento consta averbado o óbito, mas se puder enviar... é aconselhável.
    2-Sim, para transcrever o segundo casamento é necessário transcrever o primeiro casamento e dissolve-lo para poder atribuir o segundo casamento e assim poder pedir a atribuição dos filhos se estes forem filhos do segundo casamento.Se os filhos forem do primeiro casamento , basta apenas transcrever o primeiro.
  • @Vlad Nesse caso, se eu apenas transcrever o primeiro casamento (sem precisar dissolvê-lo pelo óbito) já é suficiente para solicitar a atribuição dos filhos, certo? Só quero me certificar disso pra seguir com o processo. Muito muito obrigada!
  • @barbaraleao, se os filhos são do primeiro casamento sim, basta transcrever esse casamento.
  • Bom dia. Em dezembro de 2019 recebi a seguinte mensagem no site para acompanhar o pedido de nacionalidade: “ O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.
    Até agora não recebi nenhuma carta, ou documento. É assim mesmo, tenho que aguardar (demora devido a pandemia), ou tenho que fazer alguma solicitação?
  • @Nilton Hessel eu acompanhei todo o processo por este site. Foi pelo site que eu soube que o pedido de nacionalidade tinha sido aceito. Mas já se passaram quase 4 meses e não recebi o registro de cidadão português. Por isso queria saber de alguém se é demorado assim mesmo. Muito obrigada !
  • Sim, @Juliana R Junqueira, está demorando muito!
    O processo 36 XXX/2019 foi aprovado dia 23 de agosto. O registo foi criado dia 22 de abril!! Oito meses!!
  • @Juliana...

    Como escreveu a @Liane... "Está demorando muito"... Aliás...Já estava demorando muito antes da situação de pandemia...Depois piorou bastante...

    Veja...Você tem uma ferramenta eficiente para acompanhamento de seu processo...(O site do MJ Português)...
    Ok...O site não é uma maravilha...Mas se surgir alteração no status do processo...É no site que essa informação será disponibilizada...
    Pode parecer pouco...Mas posso te garantir que esse sistema é muito melhor do que na época em que tínhamos apenas a Linha Registos...Posso dizer por experiência própria...(E tenho certeza que muitos dos colegas do Fórum concordarão comigo)...Melhor o site do que ter que passar horas tentando contato com a LR por telefone...Muitas vezes sem sucesso...

    Seu processo já foi aprovado...Isso é ótimo...!!!

    Continue acessando o Site e o Fórum...Se processos semelhantes ao seu...E com datas próximas começarem a ser concluídos e o seu não...(Digo...Se passar um ou dois meses sem que apareça alguma informação nova sobre seu processo no site depois de ver esses processos próximos serem concluídos...)...Aí então é bom dar uma ligada na LR para verificar se houve alguma situação fora do normal com seu processo...

    Caso contrário...É ter paciência...Por hora é assim que estão as coisas com os Registos de Portugal...!!!

    **Em tempo...Única opção além do procedimento que descrevi acima será no caso de você se enquadrar em uma situação de "Urgência"...(MUITO BEM DOCUMENTADA)...!!!

    Paciência...
    E...
    Boa Sorte...!!!
  • Olá, Pessoal! Recebi o assento português da minha avó e quero dar continuidade para fazer a atribuição da minha mãe, porém estou com algumas dúvidas.

    Na certidão por cópia reprográfica enviada para o processo da cidadania da minha avó estava averbado o casamento e divórcio dela. Nesse caso é necessário fazer o processo de transcrição do casamento?

    Minha mãe é fruto de um outro relacionamento e minha avó não foi casada com essa pessoa no papel, inclusive nem tem o nome dele na certidão da minha mãe. Gostaria de saber se isso pode dar algum problema no processo da minha mãe.

    E eu li sobre algumas pessoas estarem fazendo processo de transcrição pelo consulado e não diretamente por Portugal, o que vocês acham melhor?

    Obrigada.

  • @fernandamabrandao , sua avó portuguesa foi a declarante do nascimento de sua mãe? Coo ela consta na certidão de casamento?

    Se ela foi a declarante, não precisa transcrever o casamento, já que sua mãe é fruto de outro relacionamento.

  • @Leticialele Minha avó foi a declarante do nascimento da minha mãe sim. Não entendi a parte da certidão de casamento.

  • @fernandamabrandao , se ela foi a declarante e é a portuguesa, não precisa transcrever casamento algum.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.