Nome do meu Pai português certo mas nome do meu Avô português errado

Boa tarde, preciso transcrever o casamento e o óbito do meu Pai para Portugal para poder dar entrada em minha cidadania.
Porém ao retirar a 2 via da certidão de óbito de meu Pai, reparei que o nome de meu avô estava errado. O cartório me disse que não retificariam pois o livro estava escrito errado, e só pedindo judicialmente. Como devo proceder, mandar para a conservatória ou retificar ?
Segue abaixo os nomes :
Certidão de Óbito :
Nome : Gonçalo Fundagem
Pai : José Gonçalo Fundagem
Certidão de Casamento:
Nome : Gonçalo Fundagem
Pai : José Fundagem
Obs: Em minha certidão de nascimento também consta o nome de meu avô como José Fundagem

Att

Comentários

  • @Fbivp vc não precisa da certidão de óbito para dar entrada no processo de atribuição (com exceção do consulado).A ausência do "Gonçalo " a princípio não é problema.
  • FbivpFbivp Member
    Como devo proceder? Solicito minha cidadania primeiro ou a transcrição do meu pai primeiro? Qual devo enviar atualmente?
  • editado June 2018
    @Fbivp vamos lá..no caso quem é o português seu pai ou seu avô?Se for seu avô:

    Certidão de nascimento do português.
    Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada do seu pai
    Requerimento 1C preenchido com assinatura reconhecida por autenticidade
    Cópia do RG apostilado (do seu pai)
    Vale postal de € 175 euros

    Depois de concluido o processo do seu pai vc da entrada no seu processo.Envie para ACP.
  • FbivpFbivp Member
    Vamos começar:
    Eu : Ademir (brasileiro)
    Meu Pai Gonçalo Fundagem ( português falecido)
    Meu Avô José Fundagem (português falecidos.
    Eu já possuo o acento de meu pai Gonçalo que está em Viseu.
    Minha dúvida é se preciso averbar o casamento e o óbito de meu pai antes?
  • @Fbivp se seu pai foi o declarante do seu nascimento não precisa transcrever nem o casamento e nem o óbito se fizer o processo em ACP.
  • FbivpFbivp Member
    Obrigado farei o envio semana que vem.
    Att
  • Duvida

    Na certidão de batismo de Meu avo Augusto( o Português) consta filho legitimo de Estevão Exposto e Maria Cadima

    Vou pedir cidadania para meu pai Antonio Estevão( ainda vivo),no registro de nascimento dele consta nome dos pais e avos maternos todos corretos exceto o da avó materna que esta Maria Exposto.
    Tenho também o registro do casamento de meus bisavos lá em Portugual onde esta escrito Nubentes Estevão Exposto e Maria Candina, creio que por isso ela ficou como Maria Exposto, só não sei porque não constou assim no certificado de batismo do meu avó pois quando meu avo nasceu e foi batizado em Portugal meus bisavós já eram casados.
    Será que vou ter problemas quanto a isso?
  • editado July 2018
    @Amairalice creio não haver problema pq quando sua avó casou ela passou usar apenas o sobrenome do marido (Exposto) e foi omitido o sobrenome Candina na certidao do seu pai.
  • Vlan Pen obrigado pela resposta.

    eu também penso assim , porem o que me intriga é o fato de Estevão Exposto e Maria Candina ja serem casados em Portugual quando nasceu o Augusto e na certidão de batismo do Augusto( progenitor portugues pai de Antonio Estevão a quem farei a atribuição) constar ainda o sobrenome de Candima.
    Sugere que peça assim mesmo ou tente retificar antes.
    Obrigado
  • @amairalice sempre é bom retificar quando é possivel fazer isso.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.