É necessário RETIFICAR?

Erica MeloErica Melo Member
editado June 2018 em Retificação de documentos
Ola Boa Noite!
Tenho uma duvida se é preciso retificar talvez possam me ajudar.
O nome do meu pai na certidão Portuguesa está ANTONIO MANUEL DE CARVALHO e na minha certidão de nascimento está ANTONIO MANUEL CARVALHO faltando o (DE). Em todos os documentos do meu pai inclusive documentos portugueses a assinatura a mão dele está sem o (de) igual ele assinou na minha certidão. Alguém sabe se é necessário retificar?

Comentários

  • @Erica Melo,

    não há necessidade de retificar por causa da ausência do "de".
  • @Erica as conservatórias não costumam criar problemas com essa pequena divergência.
  • Pessoal muito obrigado! Espero que de tudo certo.
  • Enviei a documentação para atribuição de meu filho menor para Tondela e chegou hoje o assento (o processo durou 1 mês do recebimento à confecção do assento). No entanto, no assento português, não aparece a hora do nascimento dele, nem a idade e estado civil dos pais (eu e minha esposa). Informações que estavam na certidao brasileira de inteiro teor. A naturalidade dele aparece como Ibirapuera, São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil. Porém Ibirapuera é o bairro do cartório onde foi lavrada a certidão brasileira. Preciso pedir retificação junto à conservatória? Pode dar algum problema no futuro a falta dos dados (hora do nascimento, idade e estado civil dos pais) e o bairro aparecendo também na naturalidade?
    Um outro dado interessante: a carta informando a aprovação do processo veio assinada por Tondela, o envelope com o remetente de lá, mas o assento de nascimento que vem junto veio como emitido por Conservatória dos Registos Centrais Lisboa.
    No caso de precisar pedir retificação, devo pedir para Tondela ou CRC Lisboa?
    Obrigado desde já.
  • editado July 2018
    @Marcelo os assentos de nascimentos vem assinado pela Conservatória de Registos Centrais mesmo tendo sido feitos em Tondela.Com relação aos erros na certidão , envie um e-mail para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt e explique os erros.Mande anexo ao e-mail a cópia do assento.
  • Obrigado Vlad. Entrarei em contato com eles.
  • Pessoal, outra atualização dos meus processos. Enviei um email para o setor de Retificações da CR Centrais Lisboa detalhando o problema, em agosto/2018. Na mesma época, a CR Centrais enviou o meu email para Tondela, comigo em cópia, com a menção "para os devidos efeitos". Desde então, não tive resposta. Ainda em outubro, escrevi para Tondela, com CR Centrais em cópia, informando que não tinha recebido nenhuma informação a respeito. Novamente a CR Centrais cobra Tondela, mas não há nenhuma resposta...
    Nesse processo, chegou o assento da minha filha, também de Tondela, com os mesmos problemas de falta da hora de nascimento, idade e estado civil dos pais.
    Acredito que em Tondela estão correndo bastante (os processo foram realmente rápidos), mas eles não estão tendo tempo para corrigir ou fazer com um nível maior de detalhe.
    Alguém teve o mesmo problema com Tondela?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.