ATRIBUIÇÃO SEM TRANSCREVER CASAMENTO POR ACP

Olá!

Estou fazendo a atribuição da minha avó, *filha de pai português. O pai português nasceu em 1906, casou-se com brasileira no Brasil:

1 - Visto a data de nascimento do português, eu tenho que comprovar o nome completo dele, já que ele possui em Portugal apenas a certidão de batismo. Eu posso fazer essa prova por um CERTIFICADO DE SAÚDE E CAPACIDADE FUNCIONAL (Documento este, brasileiro, e que contem todos os dados pessoais do português, como nome completo, data de nascimento, naturalidade, e filiação. Inclusive foi por meio deste que eu localizei o assento dele em Portugal.) O mesmo já encontra-se com copia autenticada e apostila.

- Quero evitar mandar a certidão de casamento ou de óbito do português por uma divergência de nomes da esposa, do mesmo.

2 - posso mandar o processo de atribuição acima e também a transcrição de casamento da *filha? Se sim, eu devo mandar outra certidão de nascimento da mesma ou pode ser copia autenticada da certidão usada para o processo de atribuição? ou ainda sendo-lhe já atribuída a cidadania, não ha necessidade da certidão de nascimento da mesma?

- Apenas a certidão de nascimento do cônjuge, a certidão de casamento, o requerimento, e a copia do RG?!

OBS: A *filha é divorciada, não casou-se novamente e o ex cônjuge já faleceu. As certidões encontram-se todas averbadas.


3 - Como eu devo organizar os documentos nos envelopes?

Comentários

  • @ADRIELAFFONSO,

    1. não. Somente certidão de casamento ou de óbito.

    2. pode mandar a atribuição e transcrição de casamento da sua avó juntos. Porém, ACP, por exemplo, não faz transcrições. Terá que enviar para outra conservatória. A certidão de nascimento a ser usada para a transcrição será a portuguesa.

    3. Coloque em dois envelopes pardos separados, dentro do envelopão do SEDEX EMS.
    Em um envelope pardo, escreva Atribuição de nacionalidade de .......
    E no outro, Transcrição do casamento de ......
    E, coloque os documentos para cada processo, separados.
  • ADRIELAFFONSOADRIELAFFONSO Member
    editado June 2018
    Entendi.
    outra duvida..
    Houve mudança no nome da cidade onde a esposa do português (bisavô) nasceu, e também na cidade onde meu avô nasceu. Para a transcrição de casamento isso pode me gerar algum problema? existe alguma forma de evitar?
  • @ADRIELAFFONSO..

    1-Vc não precisa transcrever o casamento do bisavô se foi ele o declarante do nascimento da sua avó.
  • @Vlad Pen sim, mas mesmo sem transcrever eu terei que apresentar a certidão de óbito, onde consta o nome da bisavó. a minha duvida é se eles mesmo sem transcrever o casamento poderão indeferir pela incompatibilidade no nome da bisavó na certidão da avó.
  • @ADRIELAFFONSO vc não precisa apresentar a certidão de óbito. Qual seria essa divergência?
  • @Vlad vide pergunta 1 do meu primeiro post e resposta 1 dada pela @Marcia.

    na certidão de casamento do meu bisavô e na de óbito o nome da minha bisavó é Maria Vieira Marques, já nas certidões da minha avó e dos filhos da mesma, o nome é Maria Sophia Vieira.
  • @ADRIELAFFONSO creio q vc terá que retificar a certidão da sua avó.
  • Exatamente, @ADRIELAFFONSO.

    Terá que retificar a certidão de casamento do seu bisavô (pois a de óbito se baseia nela).
    Veja, porém, como está o nome da bisavó na certidão de nascimento dela (se constar o nome completo, caso não conste, veja os sobrenomes de família e em outros documentos).
  • ADRIELAFFONSOADRIELAFFONSO Member
    editado June 2018
    Ok, obrigado @Marcia e @Vlad..
    O nome dela na certidão de nascimento é apenas Maria filha de x e y, somente o primeiro nome!
  • Bom dia a todos !

    Vou pedir a atribuição do meu sogro pois ele é filho de portuguesa com casamento brasileiro já transcrito em Portugal. Seria arriscado já pedir junto (mesmo pacote mas envelope separado) a atribuição da filha dele (minha esposa) ? Grato
  • @blancout, não pode. Tem que ser um processo de cada vez, pois para a atribuição da filha precisa da certidão de nascimento portuguesa do pai.
  • Boa tarde!

    Fui informado por uma agencia dos correios que os vales postais então com problema, demorando meses para conseguirem sacar em Portugal... Sabem me informar se essa informação procede? existe alguma outra forma de efetuar o pagamento ?
  • @ADRIELAFFONSO, não procede. Muitas agências/atendentes se recusam a fazer por acharem que o destinatário é pessoa jurídica, pois esse tipo de vale não existe. Veja mais informações aqui:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos#latest

    Muito importante a questão de levar o valor já calculado com a cotação do dia, pois há muitos relatos de envio de valor abaixo do necessário devido à cotação no computador do atendente estar desatualizada.

    Recentemente ficamos sabendo que ACP está aceitando pagamento por cartão de crédito, mas não sei te informar como funciona. Pesquise sobre isso no tópico sobre ACP. Algumas pessoas já fizeram o pagamento desta forma...
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest
  • Ok, obrigado @MarceloDF
  • Prezados, gostaria de solicitar a cidadania do meu pai, filho de portuguesa, falecida, fruto do segundo casamento da mesma.
    Tenho os seguintes documentos:
    • Certidão de nascimento do português
    Com estado civil atualizado
    • Certidão de nascimento do requerente
    De inteiro teor
    Emitida há menos de 1 ano
    Firma do oficial que a assina reconhecida
    Legalizada no consulado português
    • Cópia do RG ou passaporte do requerente
    Autenticada em cartório
    • Formulário Mod. 1C
    Impresso frente e verso (1 folha apenas)
    Assinatura do requerente
    Reconhecida presencialmente no consulado português
    OU reconhecida por AUTENTICIDADE em cartório brasileiro

    A Dúvida é em relação ao estado civil atualizado, tenho as certidões apostiladas recentes, porém não fizemos as transcrições dos dois casamentos da minha avó, SERÁ NECESSÁRIO transcrever ou posso enviar somente as certidões apostiladas?

    Grata, Fernanda
  • editado July 2018
    @MariaFernanda terá q transcrever os dois casamento da avó pq no caso ela era a portuguesa .Se no primeiro casamento, sua avó casou em Portugal, vc só homologa a separação ou divórcio e transcreve só o segundo casamento.
  • Olá!
    Enviei a documentação para atribuição da minha avó ALICE MARQUES, para o ACP via DHL no dia 10/08/2018 foi recebido no dia 13/08/2018.
    Para saber se já foi numerado e qual é a situação do processo, eu consigo apenas pelo telefone (351) 225 573 840 ??
  • Boa tarde!

    1- Posso pedir atribuição por acp Porto, sem transcrever os casamentos dos pais?

    2- Onde localizo "declarante nascimento" ?

    Estou com os documentos p transcrição prontos, mas se não precisar, já paço atribuicão direto.
    Grato
  • editado December 2018
    @Bruno ja respondi sua pergunta no tópico de ACP.Pedimos mais uma vez nao duplicar a mesma pergunta em tópicos diferentes.
  • @Vlad Pen

    Obrigado. Me desculpe....não sabia.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.