cidadania portuguesa

olá amigos, meus avós tanto por parte de pai como por parte de mãe são portugueses , tenho a certidão de batismo de meu avô por parte de pai . Porém por decorreria de um derrame meu pai não é capaz de falar e também não é capaz de escrever. Pois o derrame atingiu o lado direito dele
meu avo por parte da minha mãe veio de viana do castelo arcos de valdevez.
só sei isto. Não encontrei ainda a certidao de meu avô por parte de mãe. Consigo fazer a cidadania pelo meu pai?
«1

Comentários

  • @helcio assis garcia

    Seus avós,ambos portugueses,casaram no Brasil ou em Portugal?
  • ambos no Brasil. por parte de mãe meu avo e português e a minha avo filha de portugueses vindo e casado em portugal
    por parte de pai meu avo e português
    o documento dele esta em Braga já encontrei só não pedi ainda
    minha mae e meu pai estão vivos 86 e 82 anos
  • @helcio assis garcia,

    você encontrou o documento do pai do seu pai?
    Veja se este seu avô foi o declarante na certidão do seu pai. Se sim, mande o processo dele para o ACP. Pela idade do seu pai, terá que enviar também a prova de vida dele (feita em cartório). É sempre melhor fazer pelo pai, por esta questão de não precisar transcrever o casamento.

    Caso sua mãe tenha interesse na nacionalidade, terá que transcrever o casamento de seus pais, e poderá pedir para ela de forma gratuita (acredito que tenham se casado antes de 1981).
  • casamento foi 1953 vou ver a certidão de nascimento de meu pai
  • vou ter que pesquisar no cartório pois os registros do site FamilySearch só vai ate 1931 e ele nasceu em1932
  • ola encontrei a certidão no arquivo nacional do rio de Janeiro. pois meu pai só tinha a de casamento e foi meu avo português que registou
    se não for incomodo poderia me mostrar o passo a passo obrigado
  • @helcio assis garcia,

    então, ótimo.
    Se seu pai foi registrado pelo seu avô português, e sua avó não é portuguesa, pode enviar os documentos do seu pai para o ACP:

    - cópia simples certidão do seu avô (se for do arquivo distrital, tem que ser certificada). Se na certidão do seu avô só constar o primeiro nome, deve enviar também a certidão de casamento dele (original, de inteiro teor, apostilada).
    - certidão de nascimento do seu pai, do tipo reprográfica apostilada
    - cópia do RG do seu pai, autenticada e apostilada (este RG tem que ter sido emitido em menos de 10 anos)
    - modelo 1C com assinatura do seu pai reconhecida por autenticidade
    - vale postal de 175 euros
    - pela idade do seu pai, prova de vida, feita em cartório

    Veja:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos

  • meu pai não assina mas na identidade dele que foi tirada em 2013 consta que ele e impossibilitado de assinar logo posso fazer o c1 com o polegar dele ok ? obrigada pela ajuda
  • @helcio não existe a possibilidade de assinar o 1C com o polegar.Portugal não aceita.O q poderia fazer é alguem da familia adquir a curatela do seu pai e responder por ele.
  • um balde de agua fria vou ver com minha mae que podemos fazer, obrigado vlad pen, maria nelida e marcia
  • ola desculpe não sei se deveria entra em um novo topico pois encontrei o documento de meu avo materno, e minha mãe assina, o 1c precisa de certidão de casamento dela o so a de nascimento. pois e tudo documentos difícil ela já tem 83 anos mais sei a onde esta cada um. Ela so pode assinar o 1c ou a outro documento que garanta ate vim as certidões obrigado
  • @helcio...

    Sendo seu Avô materno Português declarante na Certidão de Nascimento de sua Mãe antes dela ter completado um ano de idade...Pode enviar o processo de Atribuição de sua Mãe para ACP...

    É sim necessário enviar Certidão de Casamento Inteiro Teor DIGITADA e APOSTILADA de sua Mãe se ela alterou o nome após o casamento...Além da Certidão de Nascimento REPROGRÁFICA e APOSTILADA...

    + Cópia simples do Assento de Nascimento de seu Avô Português ou informar os dados referentes ao nascimento dele no quadro 2 do formulário 1 C **(Se for Assento de Nascimento com menos de 100 anos)...Se for Certidão de Batismo...(Com mais de 100 Anos)...Terá que solicitar uma via Certificada que será enviada de Portugal...

    + Cópia AUTENTICADA e APOSTILADA do Documento de Identidade da requerente dentro da Validade...(10 Anos)...***(Ou CNH...Ou Passaporte com Filiação...)...

    + Prova de Vida de sua mãe realizada em Cartório...**(ACP só aceita Prova de Vida feita em Consulado de Portugal no Brasil)...

    + Formulário 1 C assinado por AUTENTICIDADE por sua Mãe...**(Ela pode assinar o 1 C no Consulado juntamente com a Prova de Vida)...Melhor fazer tudo em Consulado pois não tem custo...
  • PS...Pagamento pode ser feito por Cartão de Crédito...Após o pagamento é gerado um Formulário 1 C com o comprovante do pagamento já impresso nesse Formulário...

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/149017/#Comment_149017
  • obrigado já pedi a certidão de Portugal pelo CRAV da Arquivo Distrital de Viana do Castelo. a outra opção melhor?
    obrigado pela ajuda
  • A última vez que precisei solicitar um documento em um Arquivo Distrital consegui que um amigo que vive em Portugal fizesse a solicitação para mim...Ele recebeu o documento em sua morada em Portugal...Foi bem rápido...
    Em seguida ele enviou para mim...
    Não sei te informar qual a melhor maneira de fazer essa solicitação ao AD...
  • ola obrigado estou com outro problema. as dadas das certidões nascimento casamento e óbito não batem
    nome dele e dos pais esta coreto como devo proceder
  • @Hélcio...
    Isso vai depender do grau de importância dessas divergências...
    Normalmente pequenas divergências em datas acabam passando...
  • oito anos de diferença
  • @Helcio creio q vai ter q retificar.
  • obrigado posso fazer prova de vida e assinar o 1C mesmo antes de esta com todas as certidões pois como disse
    minha mãe esta com 83 anos lucida obrigado
  • obrigado vou ver esta semana., E já estou pedindo as certidões uma esta na 7 oficio a outra 11 oficio rio de janeiro e a de Portugal estou esperando tinha pedido 2 mais ficou em 34 euro ai pedi só uma
    o fato de retificara certidão cera em Portugal? sabe preço e tempo de espera
  • @helcio não sei te informar.
  • ola gostaria de de uma ajuda ja estou com todos os documentos minha mãe já assinou o 1C e fez prova de vida no consulado mais queria pagar no cartão de credito. eu teria que pagar e fazer um downloads do 1C que viria constando o pagamento certo, e o outro que minha mãe assinou não serve mas? teria que ir novamente no consulado assinar o novo 1C? obrigado
  • @helcio..vc pode anexar o formulário 1 C em branco que vc receber por e-mail e anexar junto com o formulário já preenchido e assinado
  • ok so mais uma pergunta e posso enviar via DHL ou e melhor correios
  • @helcio...Pode usar tanto um quanto outro...Decisão sua...
  • obrigado amigos valeu
  • ola estou com uma duvida e peço ajudinha aqui , minha mãe e a declarante na minha certidão de nascimento e sera o português em questão terá que fazer Averbação de Casamento dela com meu pai obrigado
Esta discussão está fechada.