Bisneto de portugues - Avós e pais vivos

Boa tarde, eu e meus familiares tentamos fazer o pedido de nacionalidade tanto para meus avós quanto para meus pais via consulado aqui no brasil há uns 02 anos, após as algumas retificações de documentos e etc, um membro do consulado nos informou que não poderia ser solicitado a cidadania pois na certidão de nascimento da minha bisavó(brasileira) não foi registrada pela pai, ou seja, não consta o nome do pai. Lembrando que o portugues é meu bisavô e os documentos dele estão OK,
Gostaria de saber se alguem teve caso parecido e se realmente procede essa informação se não constar nome do pai dela não tem como fazer, li bastante os foruns e não constatei nenhum caso parecido.

Comentários

  • @Raphael Lima Moreira,

    seu bisavô português era casado com sua bisavó brasileira.
    O(a) filho(a) deles é vivo?

    O fato de não constar o nome do pai na certidão da bisavó não é problema algum.
    Seus bisavós casaram no Brasil? Este casamento foi transcrito em Portugal?
  • Sim, todos filhos e netos vivos.
    Sim eles se casaram aqui no Brasil.
    Preciso rever a documentação, pois faz algum tempo e solicitar novamente.

    Me lembro bem, encaminhamos a documentação e por não ter respostas, entramos em contato por telefone no consulado e nos falaram que não teria como fazer.
    obrigado!
  • O consulado (principalmente do Rio) é péssimo, absurdo darem essas informações erradas =\ faça a cidadania diretamente por Portugal, pelos correios, direto com a conservatória. Aqui no fórum tem todas as dicas de como fazer. Melhor ir fazendo de geração a geração, primeiro o filho ou filha do português (seu avô ou avó), depois seu pai ou mãe (quem for o neto do português), até chegar a vc. Aproveite enquanto o filho ou filha do português é vivo (a), tudo vai ser muito mais fácil sem pular nenhum geração ;) da uma olhada nesse link que tem mais informações do processo em Portugal : http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3585/atribuicao-dicas-e-informacoes-gerais
  • Realmente, fica complicado desse jeito.

    @Raphael Lima Moreira,

    sua bisavó era brasileira. Sendo assim, verifique se na certidão do(a) seu(sua) avô(avó), consta que o bisavô foi o declarante. Se sim, pode encaminhar o processo dele(a) para o ACP. Caso contrário, terá que transcrever o casamento dos bisavós antes.

    Não faça mais nada com o consulado. Não precisa.

    Documentos para a atribuição do(a) avô(avó):
    - certidão de nascimento reprográfica do(a) requerente apostilada
    - cópia autenticada e apostilada do RG da(a) requerente (RG emitido há menos de 10 anos)
    - certidão do bisavô
    - modelo 1C preenchido e assinatura do(a) requerente reconhecida por autenticidade
    - vale postal de 175 euros
  • Boa tarde!

    Posso aproveitar o tópico já que o assunto é semelhante?

    Minha bisavó e bisavô são portugueses. Conheceram-se no Brasil, ''casaram'' e tiveram filhos.

    Depois de muita busca e com ajuda do fórum, consegui no Arquivo Nacional, um Registro de Estrangeiro da minha bisavó. Com isso descobri a filiação correta (pois estava errada na certidão de minha avó) e cidade de nascimento, aproveitei e entrei em contato com Arquivo Distrital de Bragança e pedi a certidão de nascimento da mesma, e então recebi algumas cópias do livro de registro da época.

    Porém tem mais de um ano que busco informações sobre meu bisavô e não encontro NADAAAA. Já procurei em sites, já me ajudaram aqui fórum, já fiz busca no Arquivo Nacional e nada.

    Enfim, eu realmente não consigo tirar a nacionalidade da minha avó (ainda viva) somente por MEIO da minha BISAVÓ?
    OBS: Na certidão de nascimento dela está declarante O PAI.

    Obrigada mais uma vez :)
  • editado July 2018
    @Nathalia..tem q transcrever o casamento dos bisavós antes .
  • Obrigada Vlad!

    Mas então, tenho minhas dúvidas se realmente se casaram, pq ela manteve o sobrenome de solteira, nunca usou o nome do marido, o que achei bem estranho para a época.

    De qualquer forma, volta a estaca zero, achar essa certidão de nascimento dele é quase impossivel.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.