Atribuição de cidadania para netos de portugueses

Boa tarde prezados,

Estou com bastante dúvidas referentes ao processo de atribuição para netos de portugueses e queria uma ajuda para que eu pudesse "desenrrolar" o meu caso, vou explicar a minha situação e peço que por gentileza vocês possam me ajudar.

Sou neto direto de portugueses (avô e avó), porém os dois são casados aqui no Brasil, meu avô já é falecido, minha mãe foi registrada por eles também aqui no Brasil e não tem a cidadania portuguesa. O casamento dos meus avós não houve a transcrição em Portugal. Relato que a única documentação que tenho em mãos da minha vó é a Cédula de Identidade de Estrangeiro emitida pela República Federativa do Brasil.

Queria poder realizar a minha atribuição de cidadania diretamente pelos meus Avós, sou casado (união estável) e tenho um filho menor de idade, já pesquisei em despachantes e diretamente pelo consulado, porém não obtive um retorno acessível monetariamente e de fácil entendimento.

Agradeço desde já pela ajuda.

Comentários

  • @Diego o caminho mais facil para vc obter a nacionalidade portuguesa é primeiro atribuir sua mãe e depois vc solicitar a sua. Se for fazer direto como neto terá q comprovar laços de efetiva ligação com a comunidade portuguesa e poderá ter seu pedido negado. Antes de dar início ao processo da sua mãe terá que transcrever o casamento dos avós portugueses .
  • @Vlad Pen Obrigado por me orientar, mas vi um post seu em outro caso dizendo que se for feita pelo o o avô que também é português não seria necessário a transcrição? Isso procede?
  • editado June 2018
    @Diego..quando ambos são portugueses é obrigatória a transcrição de casamento e todo processo de avós para neto é obrigatória a transcrição de casamento tb.
  • @Vlad ok, muito obrigado. Irei realizar desta forma mesmo, primeiro a de minha mãe e logo após a minha, é o método mais fácil.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.