Qual a Conservatória está finalizando mais rápido os processos atualmente?

Boa Noite, sou nova no Fórum mas já muito satisfeita com a quantidade de informações que tive acesso.

Sou filha de portuguesa, e estou dando entrada na documentação para começar o meu processo de atribuição, quase contratei uma advogada, mas quando iria fechar o contrato ela aumentou o preço dos honorários, algo que já havia sido combinado comigo.

Estou pretendendo fazer de forma independente, quais as informações atualizadas, sobre a Conservatória mais rápida no momento?

Obrigada
«13

Comentários

  • @Joana Almeida você fez uma excelente escolha em fazer o seu processo de atribuição de forma independente. No momento a Conservatória mais rápida é o ACP. Eles vêm levando de 30 a 60 dias, em média.
  • Obrigada Pedro. Ainda tenho muita duvida sobre pagamento, estou lendo bastante sobre isso para não errar, já que vou fazer tudo sozinha
  • @Joana Almeida não se preocupe, pois lhe ajudaremos com as informações que precisar.
  • Bgada, Pedro. Todos os documentos devem ser apostilados?
  • Não. Documentos portugueses, como o assento de batismo e o formulário 1C, não devem ser apostilados.
  • Gente, fiz três processos para amigos em Lisboa na agência de Picoas em abril e já ficaram prontos!
  • Obrigada, Pedro. Isadora, não conhecia essa agência. Pode me enviar o endereço?
  • editado June 2018
    Olá pessoal,
    Sou nova no fórum e já li bastante a respeito da aquisição da cidadania por atribuição. Sempre vejo que existem vários caminhos e fico um pouco confusa visto que cada caso é um caso. Por isso gostaria que algum moderador pudesse me orientar.

    Estamos começando a preparar a documentação para dar entrada ao processo de solicitação de cidadania portuguesa por atibuição para minha sogra. Já localizamos o Registro de Batismo do pai dela e estamos providenciando a documentação para realizar a atualização do estado civil, pois ele se casou aqui no Brasil. Localizamos o Registro de Batismos dele no Aquivo do Tombo, a cidade é Porto, Conselho de Felgueiras, Freguesia de Idães. Minhas dúvidas são:

    *Como pretendemos ir a Portugal em Outubro, qual seria o local que devemos comparecer para fazer essa atualização de forma mais rápida?

    *Quais tipos de documentos tenho que levar?

    *A Certidão de Casamento informa o ano de nascimento diferente do que está no Registro de Batismo ( Registro de Batismo 17/01/1903 e Certidão de Casamento 17/01/1904), isso vai gerar algum problema?

    *A atualização do estado civil pode ser feita no mesmo dia, ou se faz a exigência de algum prazo?

    *Esse processo de apresentação da documentação pode ser feita pelo filho ou é necessário algum tipo de procuração da mãe dele, já que ela não viajará conosco?

    Caso eu consiga sucesso nessa documentação em Portugal, isso agiliza o processo de pedido de cidadania por atribuição?

    Desde já agadeço a quem possa colaborar com as informações.

    Att;.
    Marilia
  • editado June 2018
    @MariliaPenner

    1-Se apenas o pai da sua sogra é português e ele reconheceu a paternidade da filha , não é preciso transcrever o casamento do português se o processo for feito em ACP do Porto.

    2-Assento original de nascimento do português
    Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada da sua sogra
    Requerimento 1C com reconhecido por autenticidade.
    Vale postal postal de €175 euros
    Cópia do R.G.apostilado.
    3 -A certidão de casamento do casamento se faz necessaria se no assento do portugues constar somente o primeiro nome.A divergencia na data de nascimento não é relevante.
    4-Apenas um parente proximo pode dar entrada no processo através de procuração.
    5-Com a documentação citada acima pode dar entrada no processo.



  • Tenho sobrinhos que também estão interessados em tirar a cidadania, mas para isso, terão que transcrever o casamento dos seus pais, após a cidadania. A ACP do Porto leva geralmente quanto tempo em transcrições?
    A melhor opção é realmente Ponta delgada?
  • @Joana Almeida ACP não faz transcrição. Ponta Delgada é a melhor opção no momento.
  • Vlad Pen,
    Obrigada pelo retorno, me desculpe a falta de habilidade com a documentação, pois tudo é muito novo para mim principalmente no que diz respeito a documentação portuguesa. Fico muito tranquila com as informações que obtenho através deste canal.

    Esclarecendo, os pais da minha sogra são portugueses, vieram jovens, se conheceram e se casaram aqui no Brasil. Os dois são falecidos, ele faleceu primeiro. Pelo li em algumas discussões do Fórum, o pedido de cidadania deve ser feito através do pai, mas seria necessário transcrever o casamento em primeiro lugar. Essa informação é correta?

    Quanto ao assento original, onde conseguí-lo com os dados que tenho? Pode ser em qualquer Conservatória de Registro Civil em Porto?


  • Obrigada, Pedro. Tenho mais uma dúvida.
    Eu tenho a certidão de nascimento da minha mãe, uma cópia simples, não é apostilhada em Portugal, ela serve?
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado June 2018
    @Joana Almeida

    Se for uma certidão portuguesa,basta uma cópia simples
  • Tenho uma foto da certidão, que a advogada me enviou, mas não chega a ser uma copia, é uma foto mesmo da certidão... Não to conseguindo solicitar pelo portal cidadão, fiz o cadastro no site conforme indicaram aqui, mas não to conseguindo, pedem NIF, Documentos. Não sei o que fazer
  • Acessei um link muito divulgado aqui, mas nao encontrei nele nenhuma resposta que me ajudasse. Se existir algum passo a passo que mostre as coordenadas até a opção correta, podem me enviar por favor?
  • @Joana

    Em que ano sua mãe nasceu?
  • Minha mãe nasceu em 1940
  • Obrigada, Joana, vou tentar esse link. Uma dúvida, sabe me dizer se um óbito, também fica registrado nas certidões de nascimento portuguesas? Ou existe certidão de óbito igual aqui no Brasil?
    Essa dúvida nada tem a ver com minha mãe, é mais sobre outro caso mesmo.
  • @Joana Almeida

    Se o portugues faleceu no Brasil e não foi comunicado o obito em Portugal,não vai estar averbado na certidão de nascimento
  • editado June 2018
    @MaríliaPenner..vai precisar transcrever o casamento dos pais da sua sogra antes de dar entrada no processo dela.Ela precisa saber em q região os pais dela nasceram e solicitar o assento de nascimento junto à conservatória correspondente. Se for o caso , abra uma discussão nova aqui no forum passando todos os dados dos portugueses como data de nascimento, nome completo , nome dos pais , etc.A preferência é localizar a certidão do pai..pq a atribuição é feita através apenas de um dos portugueses. Se tiver todos os dados pode pedir a certidão pelo civilonline.
  • Obrigada pela resposta, essa era a dúvida da minha irmã, que foi filha do primeiro casamento da minha mãe. O pai dela faleceu logo após o nascimento, ela não sabe se esse óbito foi comunicado em Portugal. Ele tinha irmãos, etc, o que sabemos é que nossa mãe não comunicou a Portugal.
    Existe alguma forma de saber isso?
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado June 2018
    @Joana Almeida

    Vc tem todos os dados do pai da sua irmã?

    Nome,data de nascimento e filiação?
    Caso tenha,envie um e-mail para - rcentrais.certidoes@irn.mj.pt
  • Tenho sim, vou enviar esse email.
    Obrigada, Maria, está tudo mais claro agora
  • @Joana

    Para processos de nacionalidade, não se torna necessário o óbito
  • Até o momento ela não manifestou vontade de tirar a cidadania, ela quer para guardar mesmo, nunca conheceu o pai.
  • Olá, boa noite. Bateu uma insegurança aqui no preenchimento do Formulario IC, ele deve ter somente a assinatura reconhecida? Não é para apostilar? Mas essa assinatura reconhecida deve ser no Consulado?
    Essa minha dúvida se deve, pois documentos reconhecidos em cartórios brasileiros, sem apostilamento, não tem legalidade em Portugal. É isso mesmo?
  • @Joana Almeida

    O formulário modelo 1 C basta ter a assinatura reconhecida por autenticidade

    Pode ser em cartórios ou no consulado que a validade é a mesma

    Sobre sua dúvida,só um exemplo:xerox somente autenticada do RG tem validade em Portugal,mas depende da finalidade e da conservatória
  • Obrigada mais uma vez. O formulário irei autenticar em cartório mesmo, já que fica mais perto da minha casa. Em processos de cidadania essa xerox do RG precisa apostilar, correto?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.