Formulário de Transcrição de Casamento Bisavós - Preenchimento e Dúvidas

Pessoal,

Estou com dúvidas no preenchimento do formulário de transcrição enviado por PD. O modelo enviado pela conservatória de Ponta Delgada difere do modelo que consta no forum. Além disso, tenho as seguintes dúvidas:

1) Como sou eu que estou preenchendo o formulário para a minha avó (filha do português), creio que elá só iria precisar assinar no final do documento, certo? Na parte que menciona DECLARANTES, eu devo deixar totalmente em branco?

2) Eu recebi de Portugal uma carta dizendo que o assento do meu bisavô foi informatizado, eu preciso enviar a original ou uma cópia simples desse comunicado que informa o assento de nascimento do meu bisavô? Se eu enviar a original, como farei quando precisar do documento para dar entrada no pedido de nacionalidade da minha avó?

3) Na certidão de casamento e de nascimento da minha bisavó não informa o local correto do Rio de Janeiro que eles residiam antes de casar, apenas informa que os mesmos residiam no distrito e capital do Rio de Janeiro. Devo colocar essa mesma informação de maneira genérica no formulário? a

Eu preenchi o formulário enviado por Ponta Delgada da seguinte forma (dei crtl + C e crtl + V):

Requerimento para transcrição de Casamento celebrado no Estrangeiro

Domingos Ferreira e Margarida Ferreira, casados, vêm requerer a transcrição do seu casamento, juntando, para o efeito, a respectiva certidão, e prestando as seguintes declarações:

O Nubente:

Nome: Domingos Ferreira

Data de nascimento: 19/09/1906 Estado civil: solteiro

Naturalidade: Portuguesa, freguesia de Solveira e concelho de Montalegre

Filiação: Bento Ferreira (Pai) e Ana Gonçalves Calado da Angelica (Mãe)

Residência habitual: lugar e freguesia de Solveira, concelho de Montalegre - Portugal

A Nubente:

Nome: Margarida da Conceição Ferreira

Data de nascimento: 04/10/1916 Estado civil: Solteiro

Naturalidade: Brasileira, nascida na capital do Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Filiação: Marcellino João Ferreira (Pai) e Maria da Conceição Ferreira (Mãe).

Residência habitual: Residente no distrito e capital do Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

Declarante(s): O Nubente, ……………………………………………….………………..…………….

A Nubente, …………………………….…………………………………….…………..

Nacionalidade dos nubentes à data do casamento:

Nacionalidade do nubente: Portuguesa

Nacionalidade da nubente: Brasileira

Dados relativos à celebração do casamento

Hora e data do casamento: 10 horas e 35minutos, do dia 08 de dezembro de 1934

Lugar da celebração: Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Celebrante: Juiz Doutor José Basílio da Gama

Casamento: Civil

Processo prévio de publicação de editais, perante autoridade Portuguesa: Não

Se um dos nubentes for estrangeiro

Residência à data da celebração: Rio de Janeiro, RJ – Brasil

O nubente: Domingos Ferreira

A Nubente: Margarida da Conceição Ferreira

Primeira residência conjugal: Rio de Janeiro, RJ – Brasil

Mais declararam não terem promovido a transcrição do casamento junto do Consulado de Portugal.

…………………...., ……….. de ……………………….. de 20….

__________________________________________________

(assinaturas)

Desde já agradeço MUITO a ajuda de todos.

Abs,
Vinicius

Comentários

  • @vinussu vc terá que enviar sua certidão de nascimento de inteiro teor para comprovar o parentesco.
  • @vlad vou enviar o documento da minha vó (filha do português) com cópia autenticada. A minha dúvida é em relação ao preenchimento do formulário e se sobre a necessidade de enviar o documento ORIGINAL que eu recebi de Portugal informando o assento do meu bisavô.
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado June 2018
    @vinissu

    O formulário mais apropriado para quem é filho ou neto,não é esse que vc postou

    É o que vc encontra na página 1 desse tópico


    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1


    1- se é vc quem vai requerer a transcrição vc assina e não sua avó.Se sua avó for a requerente,no campo DECLARANTES coloque o nome da sua avó.
    2- seu bisavô nasceu em que ano?
    3- coloque exatamente como está na certidão de casamento

    Se for sua avó a requerente e assinar o formulário envie uma xerox autenticada do documento dela
    Se for vc,como neto,o requerente e assinar o formulário,envie uma xerox autenticado seu
  • @Maria Nélida

    Obrigado por me responder! Quando você menciona o campo DECLARANTE, seria na parte superior do formulário ou na parte da assinatura (requerente)? Eu estou preenchendo para minha avó, mas será ela quem vai assinar e datar no cartório.

    A minha dúvida sobre o assento do meu bisavô português é sobre a necessidade de ter que enviar uma cópia simples do documento que eu recebi de Portugal informando o numero do assento do meu bisavô.

    Abs,
    Vinicius
  • @vinissu

    Vou te mandar por inbox
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.