Certidão de Nascimento de 1903 em Viseu

Ola! Preciso descobrir onde está o assento (certidão) de nascimento do meu Avô, Antônio Figueiredo Pinto. Nos documentos que tenho dele consta que ele é de Viseu, não estando claro se é de Viseu Distrito ou Concelho. Tb não tenho a informação da Freguesia. Meus bisavós são Antonio Bernardes Pinto e Maria Isabel Figueiredo Pinto.
Como devo proceder para localizar o assento do meu Avô? Agradeço quem puder me ajudar.

Comentários

  • Olá Lecio Junior

    Irmãos?
    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJB-9KDS

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGV9-TWS4

    No CEPESE http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10
    ID 191288 / Maria José / Vouzela / Vouzela/ António Bernardo Pinto Gomes / Maria Isabel de Figueiredo / Doméstica / 20 / Rio de Janeiro /Solteiro https://tombo.pt/f/vzl12
  • Lecio Junior

    Irmã Maria da Glória registro n°28 de 1895
    http://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1206291 clique em _m0094.tif https://tombo.pt/f/vzl12

    Irmão Amadeu registro n°11 de 1890 http://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1206290 clique em _m0067.tif

    Solicite uma pesquisa por email junto a CRC de Vouzela, informe nome, filiação, data (ou período) e a freguesia de Vouzela, é uma tentativa

    CRCde Vouzela
    registos.vouzela@irn.mj.pt
  • Kleber, muito obrigado pelo retorno. Enviei e-mail à Vouzela informando os dados que tenho (Nome, data de nascimento, filiação). Pela sua experiência você sabe se essa repartição em Vouzela costuma responder a e-mails? É melhor ligar lá?

    Grato.
  • Lecio Junior

    Email não é forte das CRCs para retorno de contato... pode tentar ligar

    CRC de Vouzela
    R. Dr. Guilherme Coutinho - Palácio da Justiça (fica perto das Finanças)
    CP: 3670-235
    Tel: 232771390
    Fax: 232772433
    registos.vouzela@irn.mj.pt
  • Kleber, obrigado. Dei sorte e a simpática Matilde do CRC Vouzela respondeu prontamente meus emails. Deixe-me perguntar uma coisa à você, aproveitando-me de sua experiência: neste momento estou na etapa de regularizar a situação dos meus avós (casamento/óbito) em Portugal. Tanto no caso do meu Avô como da minha Avó há, penso eu, pequenas diferenças nos sobrenomes deles entre a certidao casamento/óbito e os assentos de nascimento em Portugal. Meu avô está como Antonio Bernardo Pinto no Brasil e Antonio Bernardo Pinto "Gomes" em Portugal. Minha avó está como Maria Izabel Figueiredo no Brasil e Maria Izabel "de" Figueiredo em Portugal. Isso pode provocar algum problema? O Consulado costuma rejeitar? Grato.
  • Lecio Junior

    Aqui no fórum não recomendamos ingressar os processos pelo Consulado que obriga atualizar o estado civil do português e não aceitam divergências entre as certidões exigindo retificações.

    Sugiro que faça o(s) processo(s) diretamente nas Conservatórias (cartório) em Portugal sem o intermédio do Consulado, enviando os documentos exigidos no(s) processo(s) por postagem (correios) ou entregando pessoalmente em Portugal se lhe convier.

    Em algumas Conservatórias não há necessidade de fazer as transcrições ("casamento/óbito") para os processos de nacionalidade, isso se o pai português ("Antônio Figueiredo Pinto") for declarante do nascimento do filho (seu pai ou sua mãe) e acredito que não terá problema com o "Gomes" e o "de", se prefere por precaução realizar as retificações leia o tópico http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2518/retificacao-de-assentos-brasileiros#latest

    Se for um desejo familiar de realizar as transcrições ("casamento/óbito") para atualizar o registro português, envie os processos para CRC Ponta Delgada, são flexíveis nas pequenas divergências entre as certidões.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/transcricao-averbacao-de-casamento
  • Kleber, meu objetivo é obter a cidadania do meu pai, filho do Antonio Figueiredo Pinto e da Deolinda Teixeira Pinto, ambos cidadãos portugueses. Fiquei muito contente com sua informação em poder fazer direto em Portugal pulando as etapas de casamento/óbito. Como meus 2 avós são Portugueses, um de Porto/Amarante/Fregim e o outro de Viseu/Vouzela/Vouzela, é possível escolher apenas um deles e iniciar o processo em apenas um dos Concelhos/Freguesia? Todos os CRCs fazem a cidadania de um Brasileiro? O contato com eles pode ser remoto (fone ou email)?
    Além de menos burocrático, como você comentou, também costuma ser mais célere do que via Consulado?

    Grato.
  • E complementando, na certidão de nascimento do meu pai no Brasil consta tanto meu Avô (Antônio Figueiredo Pinto) como Avó (Maria Izabel Figueiredo Pinto).
  • Lecio Junior

    Se ambos são portugueses com casamento no exterior é obrigatório a transcrição, achei que fosse apenas Antonio o português.

    Apos a transcrição qualquer registro português poderá ser usado para o processo do seu pai, de preferencia àquele sem ou menos divergência.

    Não precisa entrar em contato com as CRCs, aqui no fórum encontrará tópicos com informações, orientações e as oportunas CRCs para ingressar com os processos que costumam serem menos moroso e custoso.

  • Kleber, então como meus avós portugueses casaram e faleceram no Brasil será necessária a transcrição em Portugal tanto do casamento como do óbito de ambos, correto?
    Mesmo com a necessidade da transcrição você acha que eu, aqui do Brasil, consigo conduzir esse processo?
    Você teria o link do forum mais indicado para que eu pegue o "caminho das pedras"?

    Grato.
  • Lecio Junior

    Veja mensagem inbox
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.