[DÚVIDA DOCUMENTOS- PROCESSO POR ATRIUIÇÃO EM PORTUGAL - FILHA DE PORTUGUES ]

Olá, boa noite!

Sou filha de português (meu pai) nascido no Brasil e me enquadro no tipo: "Atribuição Nacionalidade, artigo 1.º, n.º 1 alínea c)". Meu pai já tirou sua nacionalidade, cartão e nacionalidade portuguesa e agora quero dar entrada na minha. Quero dar entrada por PORTUGAL.
Li as perguntas no portal mas continuo com algumas dúvidas.

1) Em relação a DOCUMENTACAO:

a - "Certidão do registo de nascimento do progenitor (mãe ou pai) de nacionalidade portuguesa":
Nesse caso, devo apresentar a certidão BRASILEIRA ou PORTUGUESA do meu pai ?
Além disso ele é casado e já divorciado da minha mãe brasileira (ambos ANTES dele tirar nacionalidade). Ainda assim, preciso fazer algum procedimento de transcrição?

b - "Certidão do seu registo de nascimento do interessado. O interessado deve, ainda, apresentar documento de identificação (passaporte ou outro documento de identificação equivalente, emitido pela autoridade competente de um dos países da União Europeia, título ou autorização de residência)".
Nesse caso, meu passaporte é BRASILEIRO e nao tenho título de residencia portuguesa. Isso é um problema? OU essa questão de ser emitida por autoridade competente é resolvida com o APOSTILAMENTO ?

Há algum outro documento além desses? Não devo dar entrada com o cartão cidadão do meu pai ?

2) Em relação aos PRAZOS e LOCAIS:
a- Li no portal que o Local que tem sido mais rápido é a conservatória de PORTO. Vocês tem ideia ou alguma tabela de qual prazo médio?

b- Provavelmente irei para europa em SETEMBRO. Vocês acham que vale a pena enviar por correio, para adiantar o procedimento OU aguardo e dou entrada pessoalmente lá?

MUITOOO OBRIGADA desde já!!

Comentários

  • Se o seu pai foi o declarante na certidão, com menos de 1 ano de idade, você pode fazer o processo de atribuição pelo ACP.

    Para realizar o teu processo você vai precisar:

    - Cópia simples do assento de batismo de seu pai (ou o número de registro anotado no formulário 1C)
    - Sua certidão de nascimento de teor inteiro por cópia reprográfica e apostilada
    - Cópia autenticada do seu RG e apostilada (validade inferior a 10 anos)
    - Formulario 1C impresso em cores, na frente e verso da folha, preenchido e reconhecido por autencidade
    - Vale postal no valor de 175 euros

    Levará por volta de 30 dias para concluir tudo. Isso, se for enviar agora, já que o período de férias está chegando e, com isso, o ritmo poderá diminuir.
  • Olá! obrigada pela resposta!

    Como assim "declarante na certidão com menos de 1 ano de idade?"
    Meu pai nasceu no brasil e se tornou português recentemente.

    Quanto aos prazos, você acha que vale a pena então dar entrada por correio mesmo né?
    Obrigada desde já!!
  • @Marina Mello quem foi o declarante na sua certidão de nascimento? Seu pai ou sua mãe? Isso se deu quando você tinha menos de 1 ano de idade?

    Sim, por conta do prazo. Se enviar agora dá tempo de você conseguir a sua atribuição até agosto, no máximo.
  • Ahh , entendi!
    sim, foi meu pai (portugues) eu tinha menos de 1 ano de idade!!

    Mas, Pedro, e a questão da certidão do meu pai de casamento. Ele é casado e divorciado.
    Não preciso enviar essa certidão ou mesmo averbar o casamento/divórcio?

    Muitooo obrigada!

  • editado June 2018
    @Marina Mello não precisa transcrever o casamento dele, pois os requisitos que o ACP pede se encaixam no teu caso (declarante foi o pai português, com menos de 1 ano de idade). O meu pai mesmo é divorciado. E quando fiz o processo de atribuição dele não houve nenhum problema. E nem com o meu processo haverá, pois mesmo que ele tenha apenas vivido com minha mãe foi ele o declarante, quando tinha apenas 3 dias de vida.
  • Nossa, ótimo! Então será mais simples.

    Do meu pai portugues eu teria que apresentar somente "Cópia simples do assento de seu batismo " ?
    Isso eu consigo no cartorio que ele nasceu ?
    Desculpa tantas perguntas, mas isso seria suficiente para provar que ele é portugues?

    Obrigada!!
    Marina
  • @Marina Mello não. Para você conseguir uma cópia do assento de batismo dele você pode solicitar uma cópia pelo civilonline. Se quiser, segue o link de um tutorial de como fazê-lo: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Se ele já obteve a nacionalidade então não há mais nada que provar, pois ele já é português, com todos os direitos.
  • @pedro
    Obrigadaa!!

    Aproveitando sua boa vontade, seria possível me passar o link de onde encontro o formulario "1C". Ou mesmo onde no site estão informados esses documentos para minha categoria!!

    Obrigada novamente!!
  • editado June 2018
    Claro!

    O link para baixar o formulário é: http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/Modelo_1C-2010.pdf

    Para saber como preenchê-lo, eis o link: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

    Para obter o assento português de seu pai é só seguir o tutorial do link que postei mais acima.

    Por fim, para enviar o processo e o vale postal você deve usar estes endereços:

    Para o envio dos documentos:
    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

    Para o vale postal:
    IRN, IP
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
  • Que ótimo!! Esse fórum é muito bom, parabens!!

    Eu envio por correios e se estiver tudo certo e pronto eles informam no site ou por email ?
    Ia contratar uma advogada em Portugal para dar entrada em tudo para mim, mas acredito que nem seja necessário, né?

    Muito obrigada!!
  • editado June 2018
    @Marina Mello não será necessário contar com um advogado. Eu pensava o mesmo que você. No fim, consegui fazer a atribuição de meu pai e a minha por conta, economizando tempo e dinheiro.

    Você só conseguirá as informações sobre o processo ao ligar na linha de registro (mais conhecida como LR por aqui). O número deles é: (351) 211 950 500. Ao ser atendida tecle 1. Em seguida tecle novamente 1. Informe ao atendente o seu nome e a data de nascimento que eles irão lhe passar as informações que deseja. Recomenda-se utilizar o pacote de minutos ilimitados do Skype para linhas fixas portuguesas. Custa só R$ 10,50 e você pode adquiri-lo aqui: https://secure.skype.com/calling-rates/Portugal?language=pt-br (clique em "Saiba mais" para visualizar o pacote mencionado).

    O ACP não liga, nem informa nada por email. Nem adianta mandar mensagem ou ligar para eles, dá no mesmo.

    Uma dica: quando eles receberem a documentação dê uma semana e faça a ligação para a LR. Com isso é quase certo que conseguirá o número do seu processo.
  • É, eu até fiz uma consultoria com uma advogada de lá! mas as informações aqui são melhores que a dela. hehe
    Entendi, perfeito, farei isso. Vou ver se encaminho tudo ainda nesse mês.
    E ligarei uma semana depois que chegar sim!

    E aí se tudo der certo, quando eu estiver por lá, ja estará quase pronto.

    E outra coisa. Mesmo enviando por correio, quando tiver pronto eu devo buscar pessoalmente né?
    E ai após entro com o pedido de passaporte portugues, correto?

    Obrigada, @pedro
  • @Marina Mello e isso porque somos apenas pessoas comuns, que prezam em tentar ajudar com isso. ;)

    Eles enviam o assento de batismo em casa. Leva uns 2 a 3 meses para chegar aí. Se não quiser esperar sempre há a possibilidade de pedir pelo civilonline.

    Sim. Depois de tudo concluído você pode solicitar o cartão do cidadão e o passaporte (conhecidos aqui por CC e PEP). Há a opção com ou sem urgência. Na primeira opção vocè levará 1 mês para conseguir o CC e mais uma semana ou duas para o PEP. Na outra opção não há prazo definido. Pode levar 3 meses ou mais.
  • @pedro, Obrigada!!

    Mas então depois que eu der entrada, dar tudo certo, minha cidadania será esse "assento de batismo"?
    É isso?
    Porque eu vou morar na Europa agora em Setembro. Será que seria possivel retirar isso lá e ai dar entrada no cartão cidadao?

    obrigada!!

  • @Marina Mello sim, praticamente isso. Dá pra você obter a cópia antes, através do civilonline. Você paga 10 euros e aí eles te enviam um código, no qual pode utilizar para baixá-lo. Daí, você pode dar entrada pessoalmente na documentação complementar (CC, PEP, etc.).
  • Olá! @pedro

    Vou pedir a certidão de assento de batismo do meu pai no civil online.
    Porém, estou com uma dúvida. Lá constam como "tipo de certidão": nascimento e declaração de maternidade.
    Qual das duas devo pedir para dar entrada depois na MINHA cidadania?

    Além disso, posso informar que sou uma terceira querendo a certidão do meu pai ou ele próprio precisa pedir?

    OBRIGAD!!!
  • @Marina Mello você irá pedir a de nascimento, sempre se usa essa.

    Você pode pedir a certidão dele por lá sem problema algum.

  • @pedro obrigada!!
    Vou ver os documentos que meu pai já tem amanhã. O cartao cidadão dele e a certidao de casamento entao nao serão necessários, certo? Obrigada!!!!
  • @Marina Mello não, pois o documento necessário será o assento.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.