Documentação e Entrega

Pessoal, tudo bom?

Acredito que tenha outros posts relacionados, mas infelizmente não achei um "atualizado". Tenho algumas dúvidas, se puderem me ajudar.

Sou filha de um cidadão português, veio para o Brasil a muitos anos, casou-se e teve duas filhas. Uma delas sou eu. Porém, em Portugal era divorciado e deixou uma filha (irmão minha que ainda hoje mantenho contato).

1) Preciso fazer a transcrição de Casamento + Óbito dos meus pais para dar entrada na minha Atribuição de nacionalidade? (no site do consulado fala que é necessário)

2) Quero visitar minha irmã em Portugal, posso dar entrada na documentação pessoalmente em Lisboa? E taxas?

3) Já requisitei os documentos: (abaixo) - Quais outros documentos preciso, além do formulário de aquisição?
- Minha Certidão de nascimento de INTEIRO TEOR por cópia reprográfica e Firma do oficial que a assina reconhecida e apostilada.
- Minha Certidão de casamento em INTEIRO TEOR digitada e Firma do oficial que a assina reconhecida.
- Certidão de Casamento dos meus pais em INTEIRO TEOR digitada e Firma do oficial que a assina reconhecida.



Não tenho a Certidão de meu pai, apenas o Bilhete de Identidade dele de Portugal, pois nasceu em 1908 e veio para o Brasil em 1962. Em minha certidão consta o nome dele.

Se puderem me ajudar, ficarei muito grata.
Desde já, agradeço a atenção e colaboração.

Comentários

  • editado June 2018
    @ba_pp,

    bacana que mantenha contato com sua irmã em Portugal!

    1. se apenas seu pai é o português (sua mãe não é portuguesa), e ele foi seu declarante na certidão de nascimento, pode dar entrada em seu processo, sem transcrever o casamento de seus pais. O óbito nunca é necessário. Mas, se ambos eram portugueses, tem que transcrever o casamento.

    2. Lisboa não é uma boa ideia, por ser muito demorado. Sugerimos no POrto (ACP) ou em Tondela.
    Custa 175 euros

    3. documentos:
    - sua certidão de nascimento do tipo reprográfica apostilada
    - se casou e mudou o nome, sua certidão de casamento de inteiro teor, apostilada
    - certidão de nascimento do seu pai (ou numero do assento dele) (se nasceu em 1908, como disse, a certidão terá que ser do arquivo distrital certificada, e neste caso, deve anexar a certidão de casamento de seus pais)
    - copia autenticada e apostilada do seu RG (emitido há menos de 10 anos)
    - 175 euros
    *como vai fazer pessoalmente, o requerimento será preenchido por lá
  • ba_ppba_pp Member
    @Marcia,

    Irei providenciar os documentos que faltam.
    Obrigada por esclarecer minhas dúvidas.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.