Retificação de nome avô é necessária?

Boa tarde. Primeiramente gostaria de parabenizar este excelente fórum, o qual tem muito me ajudado na futura atribuição de nacionalidade de minha esposa.
A Certidão de Nascimento da mãe da minha esposa tem pequenas diferenças que já vi no fórum que são irrelevantes como ManUel e ManOel e partícula de ligação DE.
Porém há uma que estou na dúvida:
Na Certidão de Nascimento dela consta um avô como: ManOel dos Ramos e na Certidão (Civil on line) da genitora portuguesa consta: ManUel dos Ramos DO RIO.
A pergunta é: preciso retificar?
Obrigado.

Comentários

  • editado June 2018
    @Carlos Klomann Neto,

    a princípio, você tem duas opções: pode tentar justificar, via carta a inclusão "do Rio", devido à cidade que o português se estabeleceu, etc. Pode ser que aceitem (porém, se for enviar pro ACP, grande chance de não ser aceita essa certidão, pois estão um pouco mais rigorosos) ou você já faz a retificação.

    No caso de tentar e não ser aceito, o processo cairá em exigência e terá um tempo de 20 dias + 30 dias para devolver a certidão retificada. O que pode fazer, se optar pela tentativa, é verificar junto ao cartório em quanto tempo eles fazem essa correção.
  • Boa noite Márcia!
    Tenho o caso parecido...o nome da minha vó materna na certidão de nascimento da minha mãe que tb é portuguesa, é Maria Vieira da Silva, no passaporte quando veio para o Brasil, ela possui além desse nome, outros dois...Maria Vieira Joaquina e Maria Joaquina, este último o que consta em toda sua documentação no Brasil
    Mas tenho em mãos um documento feito em Portugal que descreve toda essa situação, justificando os nomes. Esse documento foi feito pelo meu tio que também é português, na época em que tentou um concurso para o banco central e precisou fazer a nacionalidade brasileira para ter igualdade de direitos.
    Você acha que enviando uma cópia autenticada no meu pedido de atribuição está suficiente?
    Acredito que esse documento já é uma retificação, correto?!
  • Boa noite!
    Meu pai está tentando tirar a cidadania portuguesa e já conseguimos a certidão de nascimento do meu avô (português ), sendo que no registro de nascimento do meu avô, o nome dele está José DE Barros e quando ele registrou o meu pai colocou apenas José Barros e inclusive também assinou o livro José Barros sem o "DE".
    Devo fazer a retificação antes de dar entrada no processo?
  • @FlaviaPassos eu creio q a ausência do "DE" não será problema mas a conservatória ACP ja implicou pq na certidão de nascimento estava Souza com Z e na de casamento estava Sousa com S.
  • @VladPen
    Então é bem.provável que tenha que fazer a retificação.
    Obrigada pelo esclarecimento!
  • Olá boa noite, estou tentando tirar minha cidadania porém estou com um problema nas certidões nome do meu avô está Humberto Almeida Monteiro tanto na certidão de Portugal como na certidão de nascimento e casamento no Brasil. Porém já a certidão do meu pai e a minha está Humberto DE Almeida Monteiro preciso fazer a retificação desse DE.

  • @aneth


    não. Pode seguir com seu processo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.