Mãe separada/divórciada, qual nome colocar no formulário 1C

Pessoal, se minha mãe se separou do meu pai e voltou a usar o nome de solteira, porém no meu RG e na minha certidão de nascimento o nome dela é de casada, qual nome devo colocar no formulário 1C ?

Lembrando que já fiz atribuição e transcrição de casamento dela...

Comentários

  • @rafaelgouveia,

    se o casamento foi transcrito em Portugal (e ainda não foi feito o divórcio), está com nome de casada por lá.
    Assim, coloca o nome de casada dela no seu 1C.
  • @Marcia obrigado pela ajuda, sim o casamento foi transcrito, havia a averbação da separação na certidão de casamento que enviei para transcrição, mas não sei se eles usam essa informação...
  • @rafaelgouveia,

    não usam esta informação da averbação. Fique tranquilo.
    E se sua mãe não for morar em Portugal ou não tiver casado novamente, pode ficar do jeito que está, evitando maior gasto financeiro.
  • @Marcia, fiquei com uma dúvida, se casou novamente teria que fazer o divórcio em Portugal e transcrever o novo casamento para solicitar para os filhos ou basta ficar com a transcrição do primeiro casamento? que é o casamento onde os filhos nasceram.

    Obrigado.
  • @José Carlos Lucas para os filhos do primeiro casamento basta transcrever este. No caso de filhos do segundo casamento aí sim teria que contratar advogado para homologar o divórcio, transcrever o segundo casamento para, então, os filhos do segundo casamento poderem requerer a nacionalidade.
  • @Daniel Henriques,

    Perfeito, Obrigado.
  • LureneLurene Member
    editado August 2020

    @Marcia Boa noite , estou fazendo o.processo de atribuição para meus filhos menores , sou divorciada e já esta homologado o divórcio em Portugal também , na certidão de nascimento de meus filhos , meu nome era o de casada , devo preencher o formulário 1c com meu nome de solteira ?

    obrigada

  • @Lurene , use o nome que consta nos seus documentos.

    Sendo menores, pai e mãe têm que assinar os formulários e precisam reconhecer a firma por autenticidade.

    Vai precisar mandar cópia autenticada da identidade do pai, também

  • Boa noite! Estou fazendo o processo de atribuição para tirar a minha nacionalidade português, até agora estava indo tudo bem, só q como fui casada duas vezes e hj tenho o nome do meu marido descobri q vou ter q mandar a certidão do meu segundo casamento de inteiro teor e apostilada pois o meu RG está com nome de casada, a dúvida é, meus filhos são do primeiro casamento, sei q tenho q fazer a averbação do meu primeiro casamento, mas será q isso não vai fazer uma confusão? Estou muito confusa! Se poderem me ajudar, agradeço muito. Obrigada!

  • editado November 2020

    @marciabc_rocha...

    1 - Envia os documentos para seu processo de Atribuição...(Inclusive a ***Certidão do Casamento atual)...

    ***A Certidão do Casamento atual só servirá para comprovar o nome que você usa em seu documento de identificação atual que será enviado...SEU CASAMENTO NÃO SERÁ REGISTADO EM PORTUGAL...!!!

    Não pode haver divergências entre os três principais documentos exigidos para seu processo...:

    A - CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO PORTUGUÊS...(PAI / MÃE)...;

    B - CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO REQUERENTE...(FILHO)...;

    C - DOCUMENTO DE IDENTIDADE DO REQUERENTE...(FILHO)...

    Ao final desse seu processo de Atribuição você NASCE em Portugal...(NASCE SOLTEIRA...!!!)...


    2 - Depois que você nascer em Portugal terá que transcrever o Primeiro casamento...(Casamento do qual seus filhos são fruto)...

    3 - Depois que você casar em Portugal poderá enviar os processos de seus filhos DO PRIMEIRO CASAMENTO...

    4 - Se quiser atribuir a Nacionalidade Portuguesa para seu ATUAL marido ou filhos de seu segundo casamento terá que HOMOLOGAR O DIVÓRCIO E TRANSCREVER O SEGUNDO CASAMENTO...

    ***Os Atos de Registro Civil de sua Vida no Brasil devem ser Registados em Portugal respeitando a sequência original em que aconteceram originalmente...

  • Me desculpa, não vou cometer o mesmo erro. E muito obrigada!

  • @marciabc_rocha...

    Não tem problema...É que se você apresentar suas questões de forma coordenada...De modo que tenham uma sequência em uma mesma discussão fica mais fácil conseguir as respostas que busca...Além disso fica bom também para quem está pesquisando sobre questões semelhantes às suas...

    Sorte...!!!

  • Obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.