Pai falecido, não sei sua nacionalidade

editado June 2018 em Tenho como conseguir?
Vou contar minha história pra entenderem um pouco: Sou casada e tenho 3 filhos. Minha mãe me abandonou com meus irmãos na praça quando éramos bem novos, quanto ao meu pai apenas ouvi dizer que ele queria nos criar, meus pais eram casados e viviam juntos quando isso aconteceu. Meu filho mais velho recentemente pesquisou sobre minha árvore genealógica na Internet e encontrou muitas coisas interessantes, aparentemente algum irmão meu colocou a história na Internet, e conseguiu puxar nomes de tios nossos e afins. Atualmente eu e minha mãe nos falamos, conheço todos os meus irmãos e a perdoei pelo ocorrido. Fuxicando um pouco mais, meu filho achou, através do nome do meu pai que consta na minha identidade, informações dos meus avós que não conheci. Ambos os pais do meu pai eram portugueses nascidos em Portugal, até vimos que meu avô morreu em portugal, mas meu pai nasceu e morreu no Brasil. A questão é que eu não sei se meu pai se naturalizou ou fez o processo pra dupla nacionalidade. Gostaria de saber como descubro isso, pois seria através disso que saberia se tenho direito à naturalização ou à aquisição.
Quantos aos meus filhos e marido?
O fato de ambos os meus avós serem portugueses não faz do meu pai português mesmo tendo nascido aqui?

Comentários

  • editado June 2018
    Se você tiver os dados do seu pai (Nome, local de nascimento, data de nascimento, filiação), envie um email para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt e pergunte se é português.

    Se for português, só fazer o procedimento normal para filhos; se não for, aí tem que fazer o de netos e comprovar vínculos efetivos com Portugal (o que pode ser complicado de se estabelecer em alguns casos). Ambas as situações são de nacionalidade originária (atribuição); não existe mais a nacionalidade derivada (aquisição)para netos.
  • Sobre filhos e marido:
    Se você conseguir a nacionalidade portuguesa, você poderá passar para seus filhos (nacionalidade originária). Para seu marido, se vocês forem casados há mais de 5 anos ou se tiver filhos em comum portugueses originários, ele pode requerer a aquisição de nacionalidade.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.