Vínculos com a comunidade portuguesa

Olá, bom dia. Estou interessada em iniciar meu processo de atribuição (sou neta de português) e vi que um dos requisitos é ter vínculo com a comunidade português. Alguém que já passou por esse processo saberia me informar como fez essa comprovação? Alguém saberia me informar como faço para fazer parte de alguma comunidade portuguesa no Rio de Janeiro, por favor? Obrigada desde já.

Comentários

  • @bihenriques seu pai ou mãe (o q for filho ou filha do português) ainda estão vivos?Se estiverem é mto mais fácil pedir a nacionalidade para o filho do português e depois passar para vc do que diretamente avô para neta.
  • @Vlad Pen me tira uma dúvida? Tem limite para passagem de cidadania?

    - Meu vô era português;
    - Meu Pai puxou dele;
    - Eu puxei do meu Pai;
    - Meu filho poderá pegar?
  • @Yuri sim, se for de pai para filho..indefinidamente.
  • @Vlad Pen Muito obrigado!
  • @Vlad Pen. É vivo sim, contudo não tenho contato com o mesmo, por isso estou tentando conseguir a nacionalidade através do meu avô.
  • @bihenriques para fazer pelo avô terá q comprovar laços de efetiva ligação com a comunidade portuguesa ou seja:

    Documentos que possam contribuir para comprovar a efetiva ligação à comunidade nacional, designadamente:
    A residência legal em território nacional;
    A deslocação regular a Portugal;
    A propriedade em seu nome há mais de três anos ou contratos de arrendamento celebrado há mais de três anos, relativos a imóveis sitos em Portugal;
    A residência ou ligação a uma comunidade histórica portuguesa no estrangeiro;
    A participação regular ao longo dos últimos cinco anos à data do pedido na vida cultural da comunidade portuguesa do país onde resida, nomeadamente nas atividades das associações culturais e recreativas portuguesas dessas comunidades.
  • @vlanpen eu tenho união estável com cidadão nacional português há mais de 6 anos. Isso seria considerado vínculo com a comunidade portuguesa?

    Eu estava lendo o DL 237 - A e no Artigo 56 está assim: 4 - A Conservatória dos Registos Centrais deve presumir que existe ligação efetiva à comunidade nacional quando o declarante, maior, no momento do pedido preencha, designadamente, um dos seguintes requisitos:
    a) Seja natural e nacional de país de língua oficial portuguesa, casado ou vivendo em união de facto há, pelo menos, cinco anos, com nacional português originário;
    b) Seja natural e nacional de país de língua oficial portuguesa e existam filhos, portugueses de origem, do casamento ou da união de facto que fundamenta a declaração;

    Você sabe informar se eles estão aplicando essa presunção?
  • @bihenriques o q vale e o q está no DL 71/2017 como citei acima.Se vc tem união estavel..vc pode pedir a nacionalidade homologando essa união através de sentença judicial em Portugal através de um advogado.
  • Infelizmente há advogados na Irlanda e no Brasil VENDENDO declarações FALSAS de participação de 5 anos em clubes portugueses por mais de 5000 euros.
    Isso é CRIME! Falsificação e formação de quadrilha.
    Quando rastrearem UMA única falsificação chegarão até os advogados, todos os seus clientes e os clubes envolvidos.
    Todos responderão processos na justiça brasileira e portuguesa por participarem dessa máfia.
  • @Tereza Lima

    Quanto ao que você comentou, aconteceu na Itália, vários brasileiros dançaram, além de perderem a cidadania, estão respondendo processos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.