Pedido de naturalização/aquisição em família + residência no exterior.

Pessoal,

Boa tarde. Peço desculpas por abrir nova discussão, sou calouro aqui e - por mais que tenha lido outros tópicos - creio que meu caso é meio atípico.

Eu, minha irmã (maior) e minha prima (menor) queremos tirar cidadania portuguesa. Nosso avô era português nato e temos documentos portugueses que comprovam isso (inclusive já estão em fotocópia autenticada). Nem minha mãe, nem nenhuma das minhas tias tem cidadania portuguesa. Inclusive, a princípio, não teriam interesse em tirar.

Por outro lado, eu (e apenas eu) morei por mais um ano no canadá.

Frente a essas informações, surgem as seguintes dúvidas:

- O ideal seria entrar para atribuição ou naturalização?
- É mais viável mandar o pedido para Portugal (inclusive tenho uma amiga que está indo para lá) ou entrar com o processo aqui no Brasil em um dos consulados?
- Por eu ter morado no Canadá, vou mesmo precisar dos antecedentes criminais referente ao período que vivi lá?

Muito obrigado a todos!!

Comentários

  • @diegoalexander o caminho para sua atribuiçao é sua mãe pedir a nacionalidade e depois através dela vc pedir a sua (mesmo caso sua prima através do pai oi mãe ..o q for filho(a) do português).O ideal é enviar direto em uma conservatória em Portugal.Não é pedido antecedentes criminais para processo de atribuição de nacionalidade.
  • editado June 2018
    Muito obrigado pela rápida resposta, @Vlad Pen

    Quando você diz que é o ideal é porque é mais rápido o processo? Quem consegue por atribuição tem mais direitos, ou algo do tipo?

    Além disso, pela conservatória é mais rápido?
  • editado June 2018
    @diegoalexander atribuição direto avô (avó) para neto é obrigatório apresentar laços de efetiva ligação com a comunidade portuguesa. Mto mais difícil e grandes possibilidades de o processo ser recusado. Pela conservatória mto mais rápido q pelo consulado.
  • Ótimo, @Vlad Pen! muito obrigado pelas informações.

    Essa minha amiga pode me ajudar levando esses docs para a conservatória em Portugal?

    Alguma sugestão de post/discussão que possa me ajudar a reunir os documentos?
  • @diego..te passo informações por in box amanhã.
  • Muito obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.