ARQUIVO DISTRITAL DE GUARDA

Prezados, bom dia.

Preciso de ajuda dos senhores(as).

Consegui levantar diversos documentos dos meus bisavós, um nasceu em MArmeleiro e outra em Souto Maior, ambos os documentos deles se encontram atualmente no Arquivo Geral de Guarda, pois nasceram em 1905.

Os meus bisavós portugueses vieram ao brasil e casaram aqui e morreram aqui no Brasil.

Estou aguardando o envio do cartório das certidões de nascimento de portugal, que creio que foram localizadas, pois uma já disseram que pode ser repografada e efetuei o pagamento para emissão, e a outra eles acharam porem tinha uma divergência no nome da mãe da minha bisavó.

Eu ainda não tenho conhecimento se algum outro familiar já fez a transcrição do casamento de óbito e casamento

Sendo assim gostaria que me ajudassem com as seguintes dúvdas:

1) Na hora que pedir a nacionalidade da minha vó, caso o meu bisavó foi o declarante declarante na certidão de nascimento da minha avó será necessário transcrever o casamento e o óbito dos meus bisavós?

2) Será necessário juntar os documentos em geral da minha avó, e dos meus bisavós apenas a certidão de nascimento, sem ser necessário juntar a de óbito e a de casamento deles?

2) Caso eu fizer transcrição, o próprio arquivo de Guarda que detém os livros de nascimento de 1905 fazem isso se eu enviar a documentação, ou vocês acham melhor enviar para algum outro local para fazer a trasncrição?

3) a documentação necessária para transcrição da Certidão de Óbito e casamento, ambas devem ser de interio teor e repografadas e apostilladas? e para transcrição é necessário o envio de mais algum documento do solicitante ou dos portugueses?

4) O requerimento para transcrição pode ser feito por mim, ou deve ser feito pela minha avó? E é necessário reconhecimento de firma ?

5) Caso eu queira dar entrada na nacionalidade pelo consulado no brasil em SÃO PAULO, sendo o pai declarante na certidão de nascimento da minha avó, o consulado cobrara certidões de óbito e de casamento do meu bisavô?

6) Para minha avó não vou tirar o passaporte dela, mas apenas queremos o reconhecimento e a certidão de nascimento de portugues para posteriormente passar aos filhos e netos, o cartório de Guarda faz isso? Ou vocês me aconcelham outro cartório?

7) Caso eu peça a nacionalidade por algum cartório de portugal, eu também já posso enviar os documentos fazerem a transcrição do óbito e casamento no mesmo momento?

8) Por ultimo, minha avó é Separada Judicialmente (desquitada) e inclusive voltou a utilizar o nome de solteira, será necessário enviar a certidão de casamento, ou apenas a de nascimento com a averbação da separação judicial?


Agradeço e peço ajuda ! Muito obrigado.

Comentários

  • @alanoomingues10

    1-Se seu bisavô foi o declarante do nascimento da sua avó não precisa fazer a transcrição de casamento se o processo for feito em ACP.
    2-Não será necessária fazer a transcrição de casamento.
    3-Idem item 2
    4-Idem item 2 e 3
    5-Se fizer pelo consulado será obrigatória a transcrição de casamento e óbito.
    6-Faça apenas a atribuição de nacionalidade. Não precisa tirar nem cartão cidadão e nem o passaporte.
    7-Faça somente a atribuição de nacionalidade.
    8-Seria bom enviar a certidão de casamento de inteiro teor apostilada para comprovar a mudança do estado civil.

    Obs: se na certidão de nascimento do português constar só o primeiro nome..terá q enviar a certidão de casamento ou óbito para comprovar o nome completo.
  • @Vlad Pen muito obrigado.

    Logrei exito hoje em localizar mais alguns documentos, e também recebi resposta do Arquivo de Guarda informando que localizou os documentos de nascimento dos meus bisavós, e consegui os documentos da minha avó, certidão de casamento e nascimento.

    Tenho mais algumas dúvidas, e por gentileza se puder me responder eu agradeço.

    1) Na certidão de nascimento da minha vó que é brasileira, estão quase todos os dados corretos (Estão corretos os nomes dos pais portugueses dela e também de 3 dos avós portugueses dela), porém na certidão de nascimento da minha avó brasileira há um erro em apenas um dos nomes dos avós dela, que é o nome da avó materna portuguesa
    , que foi declarado errado como Amelia de Jesus, sendo que o correto no Livro de batismo de portugal o nome da avó dela está como Aurelia. Obs. Foi meu bisavô o declarante. Costuma dar problema quando o nome dos pais portugueses estão corretos, porém o nome apenas de um dos avós está errado?

    2) Como há este erro no nome da minha tataravó, você acha melhor apenas pedir a atribuição de nacionalidade da minha avó através do meu bisavô? Acha interessante mesmo que fazer através do meu bisavo juntar a certidão de nascimento da minha bisavó portuguesa que contém está divergencia?

    3) Consultei hoje a Certidão de nascimento da minha avó, consta no verso a averbação do casamento e logo abaixo a averbação da separação judicial e a informação de que ela voltou a utilizar o nome de solteira, teria mesmo necessidade de juntar a de casamento haja vista a averbação da separação?

    4) O rg da minha avó e está com o nome correto dos pais dela, e foi expedido em 2013, pelo que olhei ainda em 2018 está valido né? São 10 anos de validade?

    PERGUNTAS QUANTO AO ACP:

    5) Se eu fizer a atribuição da minha avó em ACP, qual a média do prazo para está atribuição?

    6) Eles tem algum sistema que eu possa consultar desde o recebimento do documento até a finalização, eles me enviam este protocolo de acompanhamento via e-mail?

    7) CAso der algum erro eles devolvem os documentos?

    8) Eles dão prazo para aditar os docuemntos, por exemplo enviar algum faltante?

    9) Após a finalização do processo eles mandam via internet ou correios a cópia certidão de nacionalidade dela?

  • Em tempo, @Vlad.

    Mais duas pergunta além das de cima. Eu to com duvida no preenchimento do forunulario 1-c no quadro 2. Solicitarem pelo meu bisavô mesmo a atribuição para minha bisavó porém ele nasceu em 1905 e o registro dele está arquivado no Arquivo distrital de Guarda. Ainda não tenho nenhuma cópia do registro mas o arquivo falou que ja localizou e já paguei para emissão da certidão.

    Estou com dúvida se caso o arquivo demore para emitir esta certidão se só com os dados que eles me passaram do assento e ano eu consigo já dar entrada?

    E tambem como o registro está em um Arquivo estou com dificuldade do que preencher ali no final doi quadro 2 do formulario, nos dois itens abaixo do número de assento e socano. Naqueles itens que pede para preencher o número da conservatoria e o de baixo que está escrito conservatória dos registros centrais. O que devo preencher nestas duas lacunas?
  • @alandomingues10

    Vou te responder in box
  • Boa noite, @alandomingues10,

    li seu texto inicial onde não falava que seus bisavós eram portugueses, apenas citava que o bisavô foi declarante da sua avó. Depois, vc menciona "pais portugueses". Veja como um detalhe pode alterar.

    Então, quando o pai e a mãe são portugueses, existe a obrigatoriedade pela lei portuguesa, de transcrição do casamento, como provavelmente o @Vlad Pen lhe informou inbox posteriormente.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.