Certidão de nascimento estado do Rio de Janeiro

nicamacedonicamacedo Member
editado September 2023 em Tenho como conseguir?
Por favor me ajudem, estou desesperada. Tenho em mãos todos os documentos para requerer a cidadania portuguesa no lugar do meu pai que não a adquiriu (falecido), filho de português (falecido). Estive em LISBOA para dar entrada com o que tenho, meus documentos estão atualizados e apostilados Haia (documentos de 1870, inclusive, que localizei em Portugal), porém não pude dar entrada pois falta a CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO MEU PAI. Afastada de meu pai, que já faleceu, não tenho nada dele comigo, somente as certidões de óbito e casamento. Não sei o número de seu CPF, identidade, CNH. Sei que essa certidão de nascimento dele é imprescindível para que eu possa ter o meu pedido deferido. Eu já procurei diretamente no Detran, arquivo nacional, sites de genealogia, tais como Family Search, igreja onde meus pais se casaram. Procurei também nos lugares em que tinha certeza de que iria achar, ou sejam, Cartório de Botafogo e Tijuca, que nada localizaram. No Detran obtive informações de que seria difícil em função do ano em que ele nasceu, no arquivo nacional também me forneceram a mesma informação. Parece que houve algum incêndio no Instituto Pereira Faustino e que toda documentação que passou do Instituto Felix Pacheco correspondente a esse ano (1938) e outros, foram perdidas ou queimadas. Estou absolutamente triste e frustrada! Fui informada diretamente na Conservatória de Lisboa de que mesmo que eu entre com uma ação para acertar esse empecilho, não terá este documento o condão de resolver o problema, pois eles pedem lá a certidão de nascimento de INTEIRO TEOR.. Se alguém puder me ajudar, desde já fico imensamente agradecida. Não sei mais o que fazer. O único lugar que não procurei foi no exército onde ele serviu em 1956 (oitavo GEMAC GRUPO DE ARTILHARIA DA COSTA MOTORIZADO e no colégio em que ele estudou (Colégio Marista São José da Tijuca). O QUE FAÇO? (certidão de nascimento do meu pai não localizada em lugar algum). Sei que meu pai não foi um ghost. Ele deve ter sido registrado em algum lugar. ADHEMAR MIQUELINO DE MACEDO
NASC 01/06/1938 no bairro Tijuca ou Botafogo
Pais: ANTONIO QUIRINO DE MACEDO E AMÉLIA MIQUELINO DE MACEDO
Gastei um dinheirão com toda a documentação. Fico inconformada em verificar que lá em Portugal, onde eu achei que teria dificuldades enormes, conseguiram os documentos inclusive de minha tataravó posta na roda e minha bisavó, também. Localizei todos da Ilhas da Madeira e aqui no Brasil, ao lado da minha casa, nada é localizado. Caso alguém possa me ajudar nessa busca insólita, por favor, . Não quero nadar e morrer na praia! Meu pai existiu, ele não era um GHOST! Me ajudem, preciso muito e já agradeço a todos! Estou buscando minhas origens, por isso estou levando isso muito a sério, embora até pudesse tirar outras espécies de visto, bem mais fáceis para mim. Agora é uma QUESTÃO DE HONRA resolver essa novela, dando-lhe um final digno.

Comentários

  • @nicamacedo

    Vá até o Colégio Marista São José
    Pode ser que ainda tenham a pasta de documentos onde deve ter a cópia da certidão


  • @nicamacedo por experiência própria , não desista ! Eu já dei entrada na documentação de minha mãe, processo foi concluído e dei entrada no meu , mas queria muito dar entrada no de minha avó , pois ela tem direito por ter se casado antes de 1981. Procurei em todos os lugares possíveis e imagináveis , escola, cartórios próximos a residência, e nada. Até que tive a ideia de ver com uma irmã dela onde ela foi registrada , e foi em Belford Roxo (longe pra caramba de onde ela nasceu). Liguei uma vez e nada ... insisti e na terceira tentativa , um ANJO achou a certidão ! Eu não descansei enquanto não achei ... fiquei 4 meses pensando nisso ! Não desista ! Se ele tiver irmãos , tente com eles
  • Acabei de lembrar de uma coisa ... seu pai muito provavelmente devia ter um RG do Instituto Félix Pacheco
    Envie um e-mail para mpcarvalho@pcivil.rj.gov.br com cópia para iifp@pcivil.rj.gov.br e coloque todos os dados para a pesquisa e inclua também uma cópia do seu RG (eles vão pedir para saber se vc é filha dele), então para adiantar o serviço, mande logo. Se der sorte, eles conseguem os dados da certidão, ou até te enviam uma cópia dela.
  • olá Letícia Marques.. muita agradecida por sua dica..irei tentar pelo e-mail. Já estive por lá e não adiantou nada.. agradeço imensamente.
  • @nicamacedo se conseguir , avise !!!!!! bjs
  • @nicamacedo Boa Tarde! vou tentar achar lá no Instituto Pereira Faustino.

  • @nicamacedo Boa Tarde! Para que possa fazer uma tentativa de busca no arquivo Pereira Faustino preciso que você me informe o número de RG dele. Tente localizar esse número no IIFP que fica no bairro do Estácio, No Rio de Janeiro.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.