Registrada em Portugal com outro nome

Prezados,

Por gentileza, preciso do auxílio de vocês. Fiz toda a busca necessária dos documentos dos meus avós, para solicitar a cidadania portuguesa de minha mãe e após isso a minha. Porém agora fiquei barrada em um empasse que não sei como solucionar.

A minha avó foi registrada em Portugal com o nome de Eulalia Pedrinho (descobri isso na busca de sua certidão de nascimento) porém todos os documentos dela no Brasil, inclusive a carteirinha de estrangeiro foi registrado como Eulalia da Costa Dias (e após o casamento Eulalia da Costa Lopes).

Enviei a documentação para ponta delgada solicitando a transcrição de casamento dos meus avós, visto que ambos nasceram em Portugal. Eles me retornaram informando que é necessário que o assento de casamento seja retificado quanto a identificação da nubente conforme consta no registro de nascimento.

Obrigada.

Comentários

  • @ariane ha uma diferença significativa no nome da sua avó. Infelizmente vai ter q retificar a certidão de casamento baseado no q está escrito no assento de nascimento.
  • @vladpen você sabe como consigo realizar isso? Fui até o cartório de registro civil em SP, e eles me informaram que preciso da certidão de nascimento dela apostilhada para que façam a retificação. A conservatória em Portugal me disse que não enviam certidão apostilhada e que teria que solicitar no consulado. E o consulado não nos atende.
  • @arianelopescamillo , leia este tópico, nele irá encontrar todas as respostas a s suas dúvidas. http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/164333#Comment_164333
  • @ariane não enviam mesmo e o consulado também não enviará. Vai ter que das 2 umas:
    Encontrar um parente ou amigo em Portugal que se disponha a ir buscar a certidão, apostilar e enviar ou
    Contratar alguém pra fazer isso.
    Quando casei em 2011 paguei 200 reais por esse serviço. O advogado foi até a conservatória retirar minha certidão e depois foi ao consulado brasileiro autenticar ( na época não havia apostilamento).
    Boa sorte!
    E essa troca de nomes antigamente era bem comum.
  • @Vanessa RSP, não é necessário pagar ninguém, tudo pode ser feito pelos correios e o custo não chega ao valor que você pagou. o tópico que indiquei acima possui todas as informações e experiência de quem já fez. Eu mesmo fiz e gastei R$150 entre certidão, valor dos correios e apostilamento, a cerca de dois meses atrás.
  • @Rbt fez pela Procuradoria Geral pelo que li, bom saber que HOJE em dia existe essa facilidade. Porém em 2011 os documentos não eram apostilados, era necessário ir até o Consulado do Brasil em Portugal. Eu não teria como pagar ao Consulado Brasileiro rm Portugal os 20€ que eles cobravam à época para legalizar os documentos. Então em 2011 era o modo a ser feito, bom que hoje aja um outro jeito.
  • Ops, aja não, haja.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.