Convencer a conservatória a respeito do sobrenome/alcunha " ROSAS"

Boa noite amigos do grupo!fiz uma pesquisa na lupa e não encontrei respostas digitando "alcunha, vejam se podem me ajudar.
Consegui localizar vários documentos da família em Portugal, mas o registro/ batismo do meu avô
MANUEL PEREIRA ROSAS, filho de JOAQUIM DE SOUSA PEREIRA "o Rosas" (!!), serrador, (natural de Santa Maria da Silva Escura-MAIA), e de JOAQUINA DE JESUS, jornaleira (natural de Santa Maria de Avioso - MAIA), ocorreu a 11/MARÇO/1877 na freguesia de SÃO MAMEDE - concelho de SANTO TIRSO - distrito do PORTO
Nasceu a 5/MARÇO/1877
Os pais eram ambos do concelho da MAIA.
Manuel era Neto paterno de António José Pereira e Maria de Sousa, n.m. de Joaquim Morais e Eugénia Maria de Jesus.

http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=826953, imagem 110


Então o apelido "ROSAS" veio de uma alcunha. Assim como diz na página do livro.

Minhas perguntas sao : 1- alguém já teve ou conhece alguém com essa mesma situação ?
2- vocês acham que a conservatória poderia exigir algum documento especifico? Quais seriam?

Desde já obrigado a todos!


Comentários

  • @luciano

    Acredito que não terá problemas. A alcunha passou a sobrenome, a observação na margem ajudará muito, mesmo assim escreva uma carta chamando a atenção para esse fato. Peça uma cópia assento INTEGRAL, certificada, ao Arquivo Distrital.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.