Duvida

Bom dia!
Gostaria mais uma vez de contar com ajuda desse grupo maravilhoso.
Estava fazendo a cidadania para o meu pai ano passado, mas acabei parando por motivos pessoais, e estou retomando o processo agora.
Estou com todos os documentos já assinados e averbados, mas estou com uma dúvida. No passaporte de família do meu avô de quando chegou ao Brasil o nome dele está “José Antonio “, sendo que em todos os documentos dele aqui do Brasil o nome tá como “José Reis”. Não fiz a transcrição do casamento, vcs me aconselham a enviar para qual conservatória? Acham que preciso retificar os documentos? Meu pai graças a Deus está bem, mas já está com 80 anos, então estou querendo acelerar esse processo. Muito obrigada. Bianca

Comentários

  • @Bianca provavelmente no passaporte do seu pai não consta o sobrenome.Vc tem q enviar a certidão de casamento para comprovar a composição do nome completo.O "Reis" deve ser o sobrenome. Vc tem a copia do Assento de nascimento dele?Outro detalhe..as certidões tem q ter no máximo 6 meses da data de emissão. Verifique se os seus avós casaram em Portugal ou no Brasil. Envie o processo para ACP do Porto.
  • Ola, então. Esse passaporte que me refiro é do meu bisavô e nele consta a família, a esposa e os filhos. Meu avô tinha 5 anos quando veio para o Brasil. Nesse passaporte o nome dele está como “José Antônio” . Ele tirou o Antonio e passou a usar somente o José Reis, que é o sobrenome da família, do pai dele. Minha dúvida é se vão aceitar ele ter retirado o Antonio do nome. Eu tenho o assento sim, veio de Portugal. Meus avós se casaram aqui no Brasil.
    Muito obrigada.
  • @vlad Ola, então, esse passaporte que me refiro é do meu bisavô e nele consta a família, a esposa e os filhos. Meu avô tinha 5 anos quando veio para o Brasil. Nesse passaporte o nome dele está como “José Antônio” . Ele tirou o Antonio e passou a usar somente o José Reis, que é o sobrenome da família, do pai dele. Minha dúvida é se vão aceitar ele ter retirado o Antonio do nome. Eu tenho o assento sim, veio de Portugal. Meus avós se casaram aqui no Brasil.
    Muito obrigada.
  • @Bianca só para confirmar. O seu avô tb é português?Vc pretende atribuir seu pai pelo seu avô ou seu bisavô?
  • @vlad meu avô é português.
  • @Bianca o fato no nome do seu avô ter sido subtraido o Antonio creio não haver problema.Se ambos seus avós são portugueses terá q fazer a transcricão de casamento deles em Portugal antes de dar inicio ao processo do seu pai.
  • @vlad só o meu avô é o português. Pra qual conservatória vc me aconselha a enviar?
    Obrigada
  • @Bianca se seu avô foi o declarante do nascimento do seu pai , envie para ACP.
  • @Bianca no meu caso também há divergência no nome do meu pai. Mesmo ele sendo o declarante na minha certidão de nascimento eu fiz a Transcrição de casamento por Ponta Delgada e agora estou fazendo a minha atribuição por OVAR que é a conservatória menos exigente. A Conservatória de OVAR exige Transcrição de casamento.
  • @vlad, ACP eu fiquei sabendo que são extremante existentes. Estou sem saber o qu fazer. E parece que agora Gaia exige transcrição, sabe me dizer se é verdade?
  • @vlad meu avô é o declarante sim!
  • @margareth1957 o meu medo é fazer a transcrição e cair em exigência o nome, aí terei que fazer outra transcrição, né? Vc pode me mandar a lista dos documentos de ovar? Muito obrigada.
  • @Bianca se seu avô é o declarante ..faça por ACP e não precisa fazer a transcrição.
  • @vlad sim, não precisa da transcrição, mas o meu receio é como eu disse lá em cima, o “Antônio” que ele tirou do nome dele. Fiquei sabendo que em ACP eles são muito exigentes. Obrigafa
  • Olá, deu tudo certo, a nacionalidade para o meu pai saiu perfeitamente. Muito muito obrigada a todos que me ajudaram.

  • @BiancaRMG , parabéns!!

    Agora, faça o seu processo!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.