Busca de Certidão de Nascimento na 11ª e 14ª Circunscrições da Cidade do Rio de Janeiro

Pessoal,
Preciso muito da ajuda de todos vocês. Estou buscando a Certidão de Nascimento da minha avó. A informação que tenho é que ela nasceu na Rua Ana Teles, bairro do Campinho, em 21/09/1925. Este endereço corresponderia à 6ª Circunscrição, mas pelas buscas no Family Search, não localizei o registro dela, apenas o de sua irmã. Fui pessoalmente à 6ª Circunscrição, mas percebi uma falta de boa vontade em me ajudar e me responderam que não localizaram a Certidão dela. No cartório, me informaram que ela poderia ter sido registrada nas atuais 11ª Circunscrição em Cascadura ou na 14ª Circunscrição em Madureira. Ambas as circunscrições não possuem o arquivo digital para a busca no Family Search. Estive pessoalmente na 11ª Circunscrição e eles também disseram que não localizaram, no entanto, percebi a mesma má vontade da 6ª Circunscrição em procurar. Agora, vou até a 14ª Circunscrição em Madureira e gostaria de saber se alguém sabe me dizer se lá este processo de busca é mais eficiente e se alguém poderia me dar alguma luz de como devo proceder.

Já estive no Arquivo Nacional 2 vezes e não localizaram nada da minha avó, porque todos os seus registros são de 1929 em diante. Também estive na Cúria, mas apenas encontrei as informações de casamento e Batismo. No Registro de Batismo consta que ela nascido na Rua do Senado, no Centro, o que corresponderia à atual 3ª Circunscrição, mas já busquei no family search e também não localizei.

Me falaram para entrar em contato com a Defensoria Pública em último caso. Alguém já teve esta experiência?

Será que alguém poderia me iluminar as ideias nesse momento? Muito obrigada a todos!

Comentários

  • @VLAD EL

    Caro Vlad, muito obrigada pelo seu retorno.

    Eu fui no de Pilares sim, pois foi onde ela se casou. Eles se recusaram a fazer busca, pois informaram que os documentos ficavam na Rua Sidôneo Paz em Cascadura.

    A minha avó possui o seu RG que comprova a sua data de nascimento em 21/09/1925. No entanto, o RG dela está com o nome de casada, "Luiza Celeste Nunes da Silva". O seu nome de solteira era "Luiza Celeste Melgaço Nunes".

    A Filiação é: Manoel Gomes Nunes (Português) e Luiza Melgaço Nunes (Brasileira).

    Também já fui ao Instituto Félix Pacheco que disse não ter mais nenhum registro civil e me encaminhou para o Detran. Por sua vez, o Detran não localizou nenhuma identificação de minha avó de solteira, apenas a de casada.

    Muitíssimo obrigada pela sua colaboração.
    Abs

  • @Clarissa,

    Esse registro você já encontrou?


    Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 7 (Freguesias do Irajá, Penha e Jacarepaguá) - Registro Civil -
    N3 Registro de Leda Nunes, n. 960 em 23/11/1928, rua Dr. Bernardino, n. 42 - casa 16. N3.JCR.LTN.020/f.192 Nunes Leda Registrado(a)
    Nunes Manuel Gomes Pai Nunes
    Luísa Melgaço Mãe
    Registro de nascimento; 1932 1932 3.756 0


  • ORGÃOS do REGISTRO CIVIL
    na CIDADE DO RIO DE JANEIRO
    --
    PRET. “A” - PRET. “B”- CIRC. - BAIRROS

    A B C
    1 1 1 Centro(Candelária), Paquetá.
    2 2 1 Centro(Sta Rita), Ilha do Governador.
    3 2 2 Centro (Sacramento)
    4 depois 1 1 2 Centro (São José)
    5 3 3 Centro (Sto Antonio), Lapa, Fátima, Sta Teresa.
    6 4 4 Flamengo, Catete, Laranjeiras, Glória, Sta Teresa.
    7 4 5 Botafogo, Lagoa, Copacabana, Gávea, Ipanema, Leblon, Urca.
    8 3 6 Central, Sto Cristo, Saúde, Santana.
    9 5 7 Estácio, Rio Comprido, Catumbi.
    10 6 9 São Cristóvão, Caju, Benfica.
    11 5 8 Tijuca, Vila Isabel, Maracanã, Grajaú.
    12 6 10 Engenho Novo, Méier.
    13 7 11 Bonsucesso, Cascadura, Pilares, Olaria.
    14 7 12 Penha, Jacarepaguá, Barra, Madureira (antes de 1924).
    15 8 13 Campo Grande, Sta Cruz, Guaratiba.
    15 8 14 Bangu, Realengo, Madureira (após 1924).

    PRET.”A” = Pretorias (numeração entre 1894 e 1912).
    PRET. “B” = Pretorias (numeração entre 1913 e 1940).
    CIRC = Circunscrições (após 1940).

    Fonte: Geneall. net
  • @marizaguerra

    Olá, Mariza! Sim, eu tenho este registro da irmã mais nova da minha avó, a tia Leda. Eu o achei no Arquivo Nacional e confirmei na 6° Circunscrição. Ela é de 1928, mas foi registrada tardiamente em 1932. No cartório eles verificaram se ela teria sido registrada junto da tia Leda, mas não foi.
  • @marizaguerra

    Eu olhei a 12 circunscrição no Family search, mas não localizei nada. No caso da 7 circunscrição, se não me engano, eu olhei apenas o índice, mas não localizei. De qq forma, posso ir pessoalmente à 7 e 12 circunscrição tbm para averiguar.

    Muito obrigada pela ajuda!

    Tenho quase certeza de que minha avó foi registrada tardiamente. Só que como ela foi batizada em 10/01/1928, achei que o registro civil tivesse sido antes do Batismo.

    Vcs saberiam me dizer se em 1925 tinha que registrar no civil primeiro para depois poder batizar?

    Muito grata!
  • @Clarissa

    Não havia regras cronológicas para a ordem de registros e batismos como até hoje não há. As pessoas muito religiosas geralmente davam mais importância ao batismo.
  • @marizaguerra

    Entendi. Muito obrigada por toda a ajuda!

    Vou aos cartórios que faltam pessoalmente solicitar a busca.
  • @marizaguerra

    Mariza, poderia me informar como você achou o registro da minha tia Leda tão rápido? rs... Você tem o link do documento direto ou pode me informar onde fez esta busca?

    Muito obrigada!
  • @marizaguerra

    Muito obrigada! Como você faz a busca? Pergunto isso, pois fazendo a pesquisa livre e colocando os nomes e sobrenomes, o site não está localizando pra mim. Me desculpa o desconhecimento desta plataforma e muito obrigada por toda a sua ajuda que tem sido de grande valia.
  • @Clarissa

    Em pesquisa livre -para LUÍSA coloque o nome e o sobrenome do meio em PRENOME e em sobrenome o Nunes. É preciso fazer a busca com variantes dos nomes: ex Luísa x Luiza.
  • LaraLara Member
    @Clarissa
    Fui ao cartório de Madureira e só encontrei má vontade. Te aconselho a procurar um despachante para fazer essa pesquisa. Foi o que eu fiz.
  • @marizaguerra

    Muito obrigada por todas essas explicações sobre a busca. Vou fazer exatamente isso que vc me ensinou.

    Gratidão!
  • Ola,
    Moro em Curitiba e preciso de alguém local no Rio de Janeiro que me auxilie na obtenção da certidão de nascimento da minha avó (nascida em 1925) no 6o. Registro Civil de PN do RJ. Sabem me indicar algum escritório ou pessoa de confiança que preste esta assessoria? Obrigado. Luiz
  • Olá luizbessa

    Já tentou contato com o cartório? alguns conseguem resolver solicitações por email ou telefone
  • Impossivel Kleber, nao atendem nem retornam.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.