Como solucionar quando correios não aceitam vale postal para IRN.IP somente para pessoa física?

Tentei enviar um vale postal hoje para Conservatória de Tondela pelos Correios para processo de atribuição, mas eles não emitem mais a favor do IRN.IP e sim para pessoa física. Não pude fazer e não encontrei aqui orientações recentes de como posso proceder. Alguém pode me ajudar a solucionar? Muito obrigada
«1

Comentários

  • @Cibele Lima,

    As informações aqui são sempre atualizadas. Só existe vale postal para pessoa física e o motivo é de manutenção de Residentes. Não sei a cidade que você está. Informe a cidade para tentarmos ajudar a encontrar.
    Olhe o link.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos#latest
  • @Cibele Tondela aceita pgto por cartão de débito e crédito.
  • Estou em BH. Como faço para viabilizar a operação de débito e crédito?
  • @CibeleLima

    1. Por Cartão de Crédito ou Cartão de Débito:

    Deverá utilizar a plataforma de pagamentos (https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C) onde deverá inserir:

    * os dados de identificação do portador do cartão;

    * os dados do requerente (quando este for diferente do portador do cartão) e um email de contacto onde receberá:

    i. o comprovativo de pagamento

    ii. um código – o mesmo que lhe é indicado no final da transacção – que deve utilizar em todas as comunicações com a conservatória, e

    iii. o impresso de modelo aprovado – em cujo cabeçalho constará aquele mesmo código – que deve ser preenchido, assinado e remetido à conservatória com os documentos que devem instruir o pedido

    Deverá encaminhar o e-mail recebido para a Conservatória civil.tondela@irn.mj.pt

  • @Wlad Pen @Mtrin, antes de tentar esta operação acima de crédito e débito voltei a agência central dos Correios em Belo Horizonte, Minas Gerais. Fui informada primeiro que as operações para emissão de vale postal internacional estavam suspensas. Pedi para falar com a gerente e ela se informou "lá dentro".; Voltou com a informação que poderia e a atendente ficou irritadíssima. Iniciou a operação de envio sempre me dizendo que poderia perder o dinheiro caso o vale não chegasse ao destinatário. Num determinado momento da operação elas começaram a cochichar e depois me disseram que estava havendo problema no sistema em relação a cotação do euro e não tinha como prosseguir. Elas insistiam na possibilidade de não dar certo o envio até que me pediram para voltar na segunda-feira porque tentaram se informar mas não conseguiram porque o dia estava atípico em função da ausência de funcionários por causa do movimento dos caminhoneiros. Pergunta: enviando somente com o IRN.IP e dizendo que é para manutenção de residente há possibilidade de dar algum problema no envio do vale postal? Muito obrigada!
  • @Cibele Lima,
    Não terá problemas. Antes de ir lá na segunda feira entre no site dos correios e faça as contas para você saber exatamente quanto vai custar.
    Valor do euro para vale postal internacional x 175 = ao valor em reais.
    A isso você tem que somar R$ 35,000 + 1,5% do valor da remessa.
    Independente do valor que atendente diga do euro e do valor que você calculou , você não pode colocar menor que você calculou.
    Não importa muito se o valor da nota vier em euros ou reais. O que é importante é você não mandar menos, não errar o endereço, e o nome do remetente ser igual ao solicitante do serviço.
    Boa sorte!!!
  • @Mtrin muito obrigada. Vou seguir todos os seus conselhos. Acha melhor eu mandar os documentos para tentar em Tondela mesmo ou ACP que tenho lido que está mais rápido? Fico em dúvida porque três pessoas da minha família conseguiram por Tondela. Tem alguma coisa a ver?
  • @Cibele Lima
    O pessoal tem falado muito na ACP que está muito mais rápida.
    Mas quanto ao vale é indiferente.
  • @Cibele Lima o ACP está muito rápido, de facto. O prazo médio vêm sendo de 1 mês, desde a análise até a conclusão.
  • Onde vejo os dados para vale postal e endereço para envio de documentos da ACP? Alguém sabe me dizer? Acho que passei batido nas informações básicas do Fórum. Obrigada demais gente!!!
  • @Cibele no topo do fórum tem o tópico com os endereços para envio do vale postal e documentos.
  • @Cibele,
    O link que eu te passei tem essas informações mais acima.
  • @Cibele Lima para te poupar do esforço segue as informações que deseja saber:

    Para o vale postal:
    IRN, IP
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

    Para o envio dos documentos:
    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
  • @pedro antonio pereira jr Muitooooo obrigada!!! Vocês são as MELHORES pessoas dos mundos... ahhh uma coisinha a mais... para fazer o vale postal os correios nos pedem telefone e e-mail da Conservatória. Acha que preciso levar? você tem?
  • @Cibele Lima no meu caso eles só pediram o telefone, mas para despachar toda a documentação pela DHL. Em todo o caso o email deles é arquivocentral.porto@irn.mj.pt e o telefone é +351 225 573 840.
  • Estou tentando enviar o Vale Postal Internacional desde a semana passada, mas todas as agências que contatei, presencialmente e por telefone, informaram que o serviço está suspenso, sem previsão de retorno.
    Não sabia da opção de pagar com crédito/débito que o @Vlad Pen informou ali em cima. Sabem me dizer como estão os prazos em Tondela? O processo do meu pai foi concluído em 25 dias, contados da data de numeração, para ser concluído pelo ACP e eu pretendia enviar o meu processo pra lá...
  • @Thais Felix,
    O serviço não está suspenso. Procure outra agencia ou informe onde você está para o pessoal do fórum poder ajudar a encontrar uma agencia próxima a você.
  • @Thais Felix

    De qual estado vc é?
  • @Maria Nélida sou de SP, Capital! Contatei 6 agências próprias hj e as 6 deram a mesma informação... estou correndo contra o tempo, pois minha certidão completa 6 meses no próximo mês!
  • @thais Felix Eu sou de BH. Consegui fazer hoje. Pelo que entendi, os funcionários dos Correios não são bem treinados e informados sobre este serviço. Estava tendo as mesmas dificuldades que você. Hoje cheguei na agência da Savassi e fui super bem tratada e o Vale Postal foi feito na hora sem problemas. Consegui enviar os documentos pelo DHL para ACP e a previsão é que eles cheguem lá dia 01/06. O melhor a fazer pelo que percebi é chegar e dizer que vai enviar um vale postal internacional para manutenção de residente e dar seus dados e os dados da Conservatória sem explicar muito. Espero que dê certo para você como deu hoje para mim.
  • @Thais ja tentou a Ag do Anhangabaú? .Tondela está aceitando pgto por cartão de débito e crédito.
  • @Thais,
    As Agências franqueadas também pode fazer
  • Ontem consegui enviar um Vale Postal na agência Primeiro de Março no centro do RJ. No meu caso enviei um vale postal para processo de nacionalidade da minha sogra porém ficou faltando EUR 0,87 e não recebi o e-mail solicitando o envio da diferença. Como vale expirou tive que fazer uma nova remessa. Fui resgatar o vale que teve valor insuficiente, apesar de ter enviado o valor correto de EUR 175,00 na agência dos Correios do Shopping Recreio. Lá a gerente da loja me disse que não faz vale postal para pessoa jurídica, somente para pessoa física e a agência que faz está agindo de forma ilícita com o consumidor uma vez que o serviço dos Correios no valor aproximado de R$ 50,00 não é reembolsado. Hoje recebi um e-mail de Tondela informando que o meu vale para transcrição do casamento foi também insuficiente, desta vez o valor faltando foi EUR 2,50. Pelo que entendi o Banco Central está cobrando algum imposto/taxa ou algo similar que tem feito que tenhamos problemas com a remessa do vale postal. Já enviei outros processos para Portugal e nunca tinha tido problema com valor insuficiente. A gerente informou que este envio deveria ser realizado por instituição bancária.
  • @Marcelo Tondela aceita cartão de débito e crédito.
  • Pessoal, consegui emitir o Vale Postal Hj, na agência da Central de Distribuição da Vila Leopoldina em Sao Paulo/SP e remeti meus documentos pela DHL para a ACP! agora é torcer! Obrigada a todos!
  • @Vlad Pen Muito obrigado pela ajuda de sempre. Tondela só aceita cartão de débito e crédito para processos de nacionalidade, transcrição de casamento só vale postal.Eu já fiz novos vales postais e desta vez coloquei um valor maior. Vamos ver se vou conseguir desta vez. Normalmente envio os processos de transcrição de casamento para Ponta Delgada, seguindo seus conselhos, porém como enviei as nacionalidades dos meus filhos menores e li no fórum que Tondela exige a transcrição do casamento, enviei tudo para Tondela. A nacionalidade dos meus filhos já chegaram e a transcrição teve este problema do vale.
  • Pessoal, eu tenho que emitir o vale postal no mesmo dia que peço coleta da dhl?
  • @talmeida não precisa ser exatamente no mesmo dia
  • @vladpen obrigada!
  • Pessoal do Rio,
    consegui fazer semana passada o vale postal numa agência no Recreio (Shopping Blue Atlantic City, Av das Américas 15531). O funcionário disse que acredita que a razão para que algumas (várias) agências não façam mais os vales é a questão da variação do câmbio, pq as pessoas fazem 175 euros exatos e os vales acabam voltando e isso dá trabalho pra eles depois... Enfim. Mas eles fazem direitinho. No meu comprovante saiu o valor em euros (fiz 180, pra garantir) e a cotação detalhada.
Esta discussão está fechada.