Dúvida relativa a processo por atribuição

boa noite pessoal,

Meu nome é Luiz e estou começando a me informar para requerer a minha cidadania portuguesa porém para mim que sou iniciante o processo tende a parecer um pouco complicado...

Meus pais são portugueses já falecidos, e aí me vem a primeira dúvida; devo apresentar certidão dos 2 ou só de 1 basta?
digo isso porque não tenho as certidões (que ficaram com um irmão já falecido e se perderam) mas tenho em meu poder
local e data de nascimento da minha mãe e certidão de óbito do meu pai.

com os dados de minha mãe já solicitei hoje ao Civil online a certidão de nascimento mas com relação ao meu pai penso que vai ser mais complicado porque não tenho estes dados.

tentei buscar informações no tombo.pt mas talvez por falta de prática achei apenas um registro de hipoteca e venda de imovel
em Braga.

bom, é isso, desde já agradeço a ajuda que puderem me dar e só tenho elogios para este forum, sensacional!

abraços.

Comentários

  • @luizzmatos

    Seus pais,ambos portugueses,casaram no Brasil ou em Portugal?
  • Maria Nélida,

    com toda sinceridade, não me recordo se casaram-se no Brasil ou já vieram casados de Portugal, minha mãe tinha firma reconhecida em um cartório aqui do Rio de Janeiro, talvez por lá consiga alguma informação.

    isso seria algum impedimento no processo?

    grande abraço e obrigado!
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado May 2018
    @luizzmatos

    Não seria nenhum impedimento,mas é necessário saber pelo seguinte:

    Se casaram em Portugal, não será preciso transcrever o casamento
    Se casaram no Brasil,como ambos são portugueses,teria que transcrever o casamento
    Envie um e-mail para - rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt - informando nome completo dos seus pais e data de nascimento.Pergunte se o casamento já se encontra transcrito
  • Maria Nélida,

    conforme sua sugestão, enviei o email para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt.

    volto para informar a resposta.

    muito obrigado!
  • boa noite Maria Nélida,

    consegui através do Civil Online a certidão de Nascimento da minha mãe.
    agora preciso saber a respeito do meu pai...
    ainda não obtive resposta do rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt mas tenho fé de que pesquisando e com a ajuda de pessoas que se importam como voces aqui do forum vou conseguir.
    a propósito, o nome do meu pai é Carlos Alberto Almeida Moreira da Silva.

    esta certidão emitida pelo Civil Online devo apresenta-la no consulado?

    muito obrigado pela ajuda.

    grande abraço.
  • @luizzmatos

    Não precisa apresentar no consulado a certidão emitida pela civil
    online.
    Se conseguir descobrir que seus pais casaram em Portugal,não será necessário encontrar a certidão do seu pai,pois poderá fazer sua nacionalidade pela sua mãe
    Mas, se casaram no Brasil,vai precisar pra fazer a transcrição de casamento.
    Junte o máximo de informações que conseguir sobre seu pai e abra um tópico " Ajuda para encontrar a certidão do meu pai"
  • Maria Nélida,

    farei conforme a tua sugestão e em breve postarei mais informações acerca do meu pai.

    muito obrigado pela ajuda.
  • prezada Maria Nélida ,

    consegui o cartão de imigração dos meus pais e agora possuo os dados necessários para pedir a certidão de nascimento dele também.

    a minha dúvida é se mesmo com as certidões de nascimento ainda precisaria obter a de casamento para dar entrada no processo por atribuição.

    mais uma vez muito obrigado!

    Luiz Moreira
  • @luizz matos como foi dito pela @MariaNelida, vc precisa transcrever o casamento dos seus pais se eles casaram no Brasil e vai precisar do assento de nascimento de ambos e a certidão de casamento tb.
  • @Vlad Pen obrigado pelos teus esclarecimentos. Finalmente consegui achar a certidão de casamento dos meus pais e vou poder iniciar o processo de transcrição.

    porém surgiu mais uma dúvida, tenho que enviar cópia da carteira de identidade autenticada e li se não me engano no consulado que teria que ser documento recente.

    a minha identidade é de 1988 posso enviar assim mesmo?

    solicitei uma nova mas o prazo para a entrega é de 15 dias.

    mais uma vez obrigado pela ajuda.
  • @Luizmattos é pedido o documento de identidade até 10 anos após a data de emissão. Vc pode enviar cópia do Passaporte q contenha filiaçao.
  • Tenho 75 anos. Em 2016, obtive a naturalização por ser neta de português. Foi necessário transcrever meu casamento, onde já constava o desquite (que foi em 1973). Continuei usando o nome de casada até hoje. Em julho de 2017, enviei o requerimento para obtenção da conversão da nacionalidade para originária. No momento, estou aguardando a conclusão, que pelo o que acompanho neste Forum, creio que acontecerá em breve. Fiz tudo diretamente com as conservatórias, sempre seguindo as orientações que eu buscava neste excelente acervo. Desejo me preparar para a próxima etapa - atribuição para minhas filhas. Já tenho rascunho no Formulário 1C e a relação das certidões. Mas estou um pouco insegura nesse momento e preciso de orientação: Depois de desquitada, tive duas filhas de outro relacionamento: em 1982 e 1985. O pai delas (não português) foi quem as registrou no primeiro mês do nascimento (foi o declarante) e eu não compareci no Cartório. Nas certidões consta eu, a mãe, como desquitada, e o pai, solteiro. Tenho uma declaração do hospital informando o nascimento e que fui a mãe, mas não consta o nome das filhas. Na minha certidão de casamento portuguesa consta meu estado civil casada com o meu anterior marido. Não consta o desquite. Minhas dúvidas são:
    1) Vou precisar justificar o fato de eu não ter sido a declarante do nascimento delas? Quem sabe juntar alguma declaração de próprio punho...
    2) Será necessário juntar outra via da certidão do casamento brasileira, a que foi enviada para a transcrição em Portugal? Se for preciso, está nova certidão vai constar o divórcio, que consegui somente em março de 2017.
    3) Como portuguesa atribuída, poderei dar entrada nos processos de atribuição das minhas filhas na conservatória do ACP do Porto? Li em alguma discussão, neste Forum, que apenas os portugueses originários podem usar esse serviço no ACP.
    Eternamente grata por toda ajuda recebida. Boa sorte e sucesso a todos.
  • editado June 2018
    @Jeanette,

    torcendo para que seu processo finalize logo!
    Em que anos suas filhas nasceram? Vc só mencionou após 1973 (foi após 78?)

    1. provavelmente, dependendo do ano de nascimento. Mas, na verdade, já que mandará pro ACP, te sugiro que envie logo uma carta, informando que elas não são fruto do casamento., que as reconhece como filhas e junte também um boletim escolar delas ou qualquer outro documento da infância que tenha seu nome (e de preferência, sua assinatura).
    2. não será preciso.
    3. poderá sim.

  • Oi, Marcia. Vou começar a organizar as comprovações conforme aconselhou. Muito obrigada pela rápida resposta.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.