Dúvida relativa a processo por atribuição

boa noite pessoal,

Meu nome é Luiz e estou começando a me informar para requerer a minha cidadania portuguesa porém para mim que sou iniciante o processo tende a parecer um pouco complicado...

Meus pais são portugueses já falecidos, e aí me vem a primeira dúvida; devo apresentar certidão dos 2 ou só de 1 basta?
digo isso porque não tenho as certidões (que ficaram com um irmão já falecido e se perderam) mas tenho em meu poder
local e data de nascimento da minha mãe e certidão de óbito do meu pai.

com os dados de minha mãe já solicitei hoje ao Civil online a certidão de nascimento mas com relação ao meu pai penso que vai ser mais complicado porque não tenho estes dados.

tentei buscar informações no tombo.pt mas talvez por falta de prática achei apenas um registro de hipoteca e venda de imovel
em Braga.

bom, é isso, desde já agradeço a ajuda que puderem me dar e só tenho elogios para este forum, sensacional!

abraços.

Comentários

  • @luizzmatos

    Seus pais,ambos portugueses,casaram no Brasil ou em Portugal?
  • Maria Nélida,

    com toda sinceridade, não me recordo se casaram-se no Brasil ou já vieram casados de Portugal, minha mãe tinha firma reconhecida em um cartório aqui do Rio de Janeiro, talvez por lá consiga alguma informação.

    isso seria algum impedimento no processo?

    grande abraço e obrigado!
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado May 2018
    @luizzmatos

    Não seria nenhum impedimento,mas é necessário saber pelo seguinte:

    Se casaram em Portugal, não será preciso transcrever o casamento
    Se casaram no Brasil,como ambos são portugueses,teria que transcrever o casamento
    Envie um e-mail para - rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt - informando nome completo dos seus pais e data de nascimento.Pergunte se o casamento já se encontra transcrito
  • Maria Nélida,

    conforme sua sugestão, enviei o email para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt.

    volto para informar a resposta.