devo fazer a averbação do meu casamento e divórcio antes de tirar minha certidão de nascimento?

Bom dia, Maria Nélida
Muito obrigada pelas informações que me enviou, agora estou segura para enviar a documentação.
Tenho agora uma dúvida com relação ao meu casamento e divórcio. Lendo o preenchimento do mod. 1c, verifiquei que quando o nome no meu RG é o mesmo da certidão de nascimento não é necessário enviar a certidão de casamento. Como me casei e depois me divorciei o nome voltou a ser o de solteira, ou seja, o mesmo da minha certidão de nascimento. Mas não vou precisar averbar o casamento e divórcio antes de tirar a certidão de nascimento? Ou faço a transcrição de ambos quando sair minha cidadania portuguesa?
Outra coisa: pretendo tirar a cidadania de minha filhas e de meus netos. Poderia mandar a documentação deles junto com a minha, ou seja, processos separados no mesmo envelope, ou seria melhor faze-los após ter obtido a minha cidadania?

Muito obrigada e um ótimo dia a todos
Elsabete



Comentários

  • @Elisabete Noronha,

    Veja como esta sua certidão de nascimento reprográfica. Se o casamento e o divórcio estiverem averbados, não envie nenhum documento extra. Se apenas o casamento estiver averbado (e a consequente troca do nome), peça ao cartório para averbar o divórcio também ou envie junto a certidão de casamento (onde deve estar averbado o divorcio). Ou seja, tem que provar seu nome.

    Para poder pedir a nacionalidade para seus descendentes, é obrigada antes a transcrever seu casamento (se forem frutos deste casamento).

    Qto ao divórcio, só precisará homologa-lo se pretende morar em Portugal ou se casar novamente.
  • @Elisabete se na sua certidão de nascimento seu nome estiver como no R.G.não precisa mudar nada.Quando for fazer a sua transcrição de casamento para atribuir os filhos é preciso q seu divórcio esteja averbado na sua certidão de casamento. Primeiro e preciso seu procesdo ser concluido para poder atribuir os filhos e depois os processos destes para atribuir os netos.Um processo de cada vez.
  • @vladpen, o meu caso é parecido. Li as duas orientações acima e ainda fiquei na dúvida. (Estou reunindo os documentos da minha mãe pra dar entrada no processo de atribuição de nacionalidade pra dela). Recentemente, eu obtive a certidão de nascimento da minha mãe, mas nela não consta a averbação do divórcio. No entanto, o nome dela é o mesmo no RG e na certidão de nascimento. Nesse caso, precisamos ou não enviar a certidão de divórcio / certidão de nascimento com divórcio averbado? Obrigado!
  • @Fabricio se não houve mudança de nome não precisa.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.