Dar entrada pessoalmente na Cidade do Porto.

Olá, sou Joyce, quero ajudar uma amiga que não consegue se cadastrar no fórum, há uma falha no captcha (ele não aparece para que ela possa para digitá-lo).
O nome dela é Adriana Balduini Azenha (filha de pai Português), ela irá para Portugal em julho e pretende levar todos os documentos para dar entrada na aquisição via cidade do Porto.
Ela levará também uma procuração do seu irmão Fernando Balduini Azenha para também solicitar a cidadania dele.
Quais documentos ela precisa levar? (Adriana + Fernando).
O pagamento do vale postal precisa ser efetuado ou ela poderá fazê-lo pessoalmente?

Contamos com a ajuda e orientação de vocês, obrigada.

Comentários

  • editado May 2018
    @Joyce

    Assento de nascimento do português
    Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada dela
    Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade ou se for presencial , assina na frente do atendente na conservatória.
    Cópia do R.G.apostilado
    Pagar a taxa de €175 euros
    Procuração assinada pelo irmão para dar entrada no processo dele.Se foi o pai o declarante do nascimento dela e do irmão, dar entrada no processo por ACP.
  • Obrigada pelo retorno.
    Ela tem uma "Certidão de Narrativa Completa de Registro de Nascimento" do pai português (original) da Conservatória do Registro Civil de Maia.
    Esse documento é equivalente ao assento de nascimento do português?
  • @Joyce sim essa certidão narrativa pode ser usada.
  • Obrigada Vlad! Quanto a procuração que o irmão dará a ela:

    - Qual o conteúdo da procuração?

    - É preciso definir um prazo de validade?

    - É preciso que ela seja apostilada?
  • Bom dia,
    Pegando o gancho da @Joyce, a respeito do " pagamento do vale postal precisa ser efetuado aqui ou poderá fazê-lo pessoalmente? " , pois irei a Portugal fazer do meu filho e estou na dúvida.
  • @MarcosNeto se for pessoalmente vc pode pagar em especie (€euro).
  • Obrigado @Vlad Pen
  • Olá Vlad. Minha amarga viaja no início de julho para o Porto. Últimas dúvidas! Agora sobre o formulário:
    1- O documento de identificação pode ser o RG e neste caso é emitido por Secretaria de Segurança Pública/SP?
    2- Cod. Postal é o nosso CEP? Tudo bem o número ser maior que espaço fornecido no formulário?
    3 - No caso do irmão dela qu não irá pessoalmente e sim enviará o formulário anexado a uma procuração. O formulário deve ser assinado pelo interessado ou pelo procurador?
  • @JoyceSouza

    1-exatamente
    2-coloque o primeiro número antes do primeiro quadradinho.
    3-O formulário é assinado pelo procurador.
  • Vlad, mais uma vez obrigada!
    Por tudo!!!
  • Joyce SouzaJoyce Souza Member
    editado June 2018
    Vlad, só uma questão!
    A procuradora mora em Portugal, mas é italiana, ela é portadora dos seguintes documentos: NIF:xxxxxx, Registo União Europeia:Exxxx, Passaporte Italiano:YBxxxx.
    Ela pode ser procuradora deles mesmo não sendo portuguesa? Tudo bem?
  • @Joyce Souza,

    por favor, não poste documentos aqui no fórum, em área pública, para sua proteção (e no caso, proteção da procuradora).

    Te respondendo: pode sim.
  • Sim!
    Perdoem minha ingenuidade!
    E obrigada pela atenção e prontidão?
  • Olá, neste fragmento do texto redigido na procuração:
    "... a qual conferem poderes especiais para os registrarem como portugueses, na CONSERVATÓRIA DOS REGISTROS CENTRAIS, podendo para o efeito declarar, praticar e assinar tudo o que seja necessário ao indicado fim, nomeadamente a declaração para fins de inscrição de nascimento ou de atribuição da nacionalidade, podendo, se necessário, substabelecer os poderes que lhe forem conferidos..."

    No caso de dar em entrada na Cidade do Porto (em ACP do Porto), deve-se substituir por ACP DO PORTO ou está correto dizer CONSERVATÓRIO DOS REGISTROS CENTRAIS?
  • editado June 2018
    @Joyce Souza,

    sim, faça a substituição.
  • Márcia, obrigada mais uma vez!
    Ontem conversando com minha amiga, surgiu uma questão que deixou-nos preocupadas.
    O pai dela é português, porém ela e o irmão são filhos do segundo casamento dele.
    O pai português é divorciado e causou com mãe dela, então eles são filhos do segundo casamento do "português".
    Além dos documentos:

    -Assento de nascimento do português.
    -Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada dela e do irmão.
    - Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade ou se for presencial , assina na frente do atendente na conservatória.
    - Cópia do R.G.apostilado,

    Ela precisa levar algum documento relativo ao casamento ou ao divórcio do pai português?


  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado June 2018
    @Joyce Souza

    Sendo o pai portugues e declarante do nascimento dos filhos,não precisa levar nada relativo ao casamento e divórcio
  • Obrigada Márcia!
  • Desculpa, obrigada Maria Nélida!
  • Oi Joyce vc sabe me dizer como está a fila e se carece de marcação prévia na ACP do Porto, estou a ir nesse período também e estou na dúvida se faço presencial ou via correio do Brasil.
    Tentei por Tondela porém é necessário de marcação prévia e eles estão marcando para setembro.
  • Boa noite pessoal! Uma colega está querendo ir ao Porto dar entrada na cidadania dela na ACP Porto. Alguém sabe me dizer como é o processo lá? Se é por senha, se é por agendamento... É difícil? Ou é mais prático ela enviar daqui do Brasil?
    Outra coisa... quanto tempo está sendo feito o processo completo por lá atualmente?
  • @Fernanda Ambrosio, ACP não faz agendamento. Pra ser atendido tem que chegar bem cedo e esperar. TODOS advogados tem preferência no atendimento portanto é comum perder o dia inteiro para, com sorte, ser atendido.
    Não recomendamos dar entrada pessoalmente, muito mais prático enviar o processo para lá. A única diferença é que o processo é numerado na hora, na prática vai adiantar alguns dias na conclusão. Não vale a pena.
    O processo no ACP está demorando uns 7 meses atualmente.
  • No caso de dar entrada em processo pessoalmente, eu apresentando o RG original, e fazendo la a cópia, dispensa a apostila ?
  • editado November 2019
    @Murilo sim...se der entrada pessoalmente não precisa apostilar o R.G.
  • Legal @Vlad Pen, obrigado.
    Na primeira semana de dezembro estarei em Lisboa para entregar os documentos, e somar a planilha de processos.
  • @Murilo, Lisboa é o pior lugar para dar entrada em processos. Tente ACP do Porto
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.