Tentativa de atribuição de nacionalidade por Conservatória em Portugal

Boa tarde!

Tenho várias dúvidas e ficarei muito grata se puderem ajudar. Vou listá-las a seguir:

1) Meu avô nasceu em Portugal e já faleceu, meu pai nasceu no Brasil, mas já tem a nacionalidade, conseguiu pelo consulado português em 2015. Eu consigo pedir minha atribuição de nacionalidade por meio de uma conservatória em Portugal? Ou isso só vale para filhos de pais nascidos em Portugal? Há meses tento um horário no consulado do Rio e não consigo agendamento.

2) Já tenho: Formulário IC preenchido e autenticado no consulado, certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica apostilada conforme a convenção de Haia, cópia de documento de identificação apostilada conforme a convenção de Haia (vale a CNH?), cópia simples do assento de nascimento do meu pai emitido pelo consulado português e uma foto 3x4 recente. Isso é suficiente? Preciso de mais algum documento?

3) Entendi que havia a possibilidade de enviar a minha documentação digitalizada por e-mail para avaliação da conservatória antes da postagem pelo Correio. É isso mesmo? Para qual e-mail devo enviar?

4) E para qual conservatória devo enviar? Há alguma que esteja com o processo mais rápido?

5) Como faço para pagar o valor devido? É em qualquer agência dos Correios? A postagem também?

6) Como faço para acompanhar o andamento após o envio?

Obrigada.

Atenciosamente,

Elisa

Comentários

  • @ElisaPestana

    1- Vc pode fazer direto em uma conservatória em Portugal.
    2-Nem todas conservatórias aceitam CNH .Foto 3x4 não precisa.Vale postal de € 175 euros.
    3-As conservatórias não fazem pré análise de documentos por e-mail.
    4-ACP do Porto ( não aceita CNH)
    5-O pgto do vale é feito por Vale Postal internacional nas ag dos correios em nome de IRN,IP e o endereço é o mesmo para onde for enviar os documentos. Finalidade do Vale: Manutenção de residente.
    6 Depois do processo recebido espere um tempo e ligue na linha de registro para saber o nr do processo.

    OBS: Mtas ag dos correios estão se negando a fazer o vale postal.Vai ter q " garimpar" uma q faça.
  • Muito obrigada!

    Mais uma dúvida. Minha certidão de inteiro teor foi tirada em janeiro de 2018. As conservatórias aceitam ou tem algum prazo de validade?
  • @Elisa Pestana,

    6 meses da data de emissão.
  • Obrigada a todos pela ajuda. Já tenho a nacionalidade. O processo em Portugal levou menos de 2 meses. :)
  • Boa tarde!
    Podem me ajudar com mais uma dúvida?
    Depois que eu consegui a nacionalidade, tentei agendar um horário no Consulado do Rio para tirar o cartão cidadão e o passaporte, mas só consegui agendamento para janeiro.
    Tenho um amigo indo para Portugal em breve que irá a uma conservatória resolver a situação da nacionalidade dele. Ele se ofereceu para tirar os meus documentos lá. Vocês sabem se isso é possível?
    Um terceiro pode emitir meu cartão cidadão e meu passaporte em Portugal?
    Em caso positivo, sabem me informar como? Quais documentos ele precisaria levar? Em quais conservatórias poderia fazer isso?
    Obrigada.
  • Obrigada e desculpa!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.