Dando entrada ao processo de Atribuição - Envio dos Documento e Formulário 1C

Com licença pessoal.
Estou dando entrada na cidadania portuguesa para o meu pai (filho de pais portugueses).
Recebi essa semana a Carta de Narrativa de nascimento dos meus avós (ambos são Portugueses e são nascidos antes de 1910).
Tenho a Carta de Narrativa de Nascimentos do meu vô e da minha vó. Meu pai vai optar em pedir a atribuição pelo pai português.
Vou juntar todos os documentos necessários do meu pai e anexar junto com o formulário 1C.
Vamos enviar os documentos para a Conservatória de Registo Civil de Tondela.
?Duvidas?
1- Preciso primeiro entrar em contato (telefone ou e-mail) com a Conservatória de Tondela antes de enviar os documentos para informar que estou enviando os documentos para dar entrada no processo da cidadania, ou é só enviar os documentos para Conservatória apos o pagamento do Vale Postal?
2- Meus avos são casados em Portugal, então solicitei pelo site do CivilOnline uma cópia da certidão de casamento dos meus avós. Vou enviar a cópia da certidão de casamento junto com os demais documentos, devido na Carta de Narrativa de Nascimento não ter averbação do casamento. Mas já tive informações aqui no fórum que não seria necessária a averbação do casamento dos meus avós, tendo em consideração que o casamento ocorreu em Portugal. Terei algum problema?
3- É só informar no quadro 4 do Formulário 1C (outros documento) Escrever: "Cópia da Certidão de Casamento do Progenitor" ?



Comentários

  • @LuizAmerico

    1-Envie o processo para ACP do Porto...está mais rápida q Tondela.Não precisa entrar em contato com a conservatória..mande o vale postal e documentos simultaneamente.

    2-Sem problemas

    3-Se vc está enviando a certidão do portugues ..no quadro 4 vc ja estará clicando no item 2.Não precisa informar "outros documentos ".
  • Obrigado @Vlad Pen você sempre ajudando.
    Tenho outra duvida.
    A copia certidão de nascimento de inteiro teor, por fotocópia (reprográfica) e apostilhada da pessoa a registar, tem que ser reprográfica e digitalizada ou só reprográfica?
  • @Luis Americo

    Somente a reprográfica apostilada

    Caso a reprográfica não esteja legível,então terá que enviar a de inteiro teor digitalizada pra complementar,mas essa não precisa apostilar
  • Obrigado @Maria Nélida pela resposta rápida
  • Solicitei os documentos do meu pai aqui no cartório da minha cidade, assim que ficar pronto vou enviar os documentos para inicio da atribuição para o meu pai.
    Duvidas:
    Posso já fazer a transcrição de casamento do meu pai ou terá que esperar primeiro pelo registro de nascimento português?
  • Obrigado.
    O endereço do Vale Posta do ACP de Porto é esse abaixo?

    RN, IP
    Rua Álvares Cabral, 432
    4050-040 - Porto

    O endereço para envio dos documentos para o ACP de Porto é esse?

    • Arquivo Central do Porto (somente Atribuição)
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
  • editado May 2018
    @LuisAmerico o endereço do vale postal é o mesmo do local do envio dos documentos.

    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
  • Boa noite!

    Vlad Pen, Para fazer a atribuição de nacionalidade para o meu filho de 16 anos, onde fui a declarante na certidão de nascimento brasileira devo fazer um vale postal ao ACP do Porto? Não é gratuita? Não vou transcrever o meu casamento. Mas na certidão de nascimento do meu filho consta o sobrenome do meu ex marido. É possível? Li que no ACP não precisa fazer a transcrição de casamento. Outra dúvida: Meu tio mora próximo ao Porto será que eu posso fazer por ele ao invés de correio?


  • @Aline se vc é a portuguesa precisa transcrever seu casamento.Se seu marido for o português não precisa se fizer o processo em ACP.Para menores o processo é gratuito.Se for dar entrada no processo para seu tio vai precisar de uma procuração.
  • Se eu não fizer a transcrição do meu casamento no assento do meu filho irá constar no item pai e mãe solteiros no assento de nosso filho? Por isso realizar a transcrição é melhor? Quero fazer os processos juntos. Posso mandar para Tondela ou Omar? Qual a mais rápida e menos exigente?
  • Digo Ovar.
  • @Aline Lucas

    Vai constar como está na certidão de nascimento do seu filho
    Se não for transcrever o casamento e fizer a nacionalidade pelo pai portugues,somente pelo ACP

    Tondela exige a transcrição e Ovar também
  • O pai do meu filho é brasileiro. Eu que sou a portuguesa por ser filha de portugueses. E a declarante na certidão do meu filho fui eu. Eu que o registrei. No ACP só aceitam se fosse paí português?
  • Ma outra dúvida é que nunca tirei uma identidade com o sobrenome do meu ex marido. Só tenho a certidão de casamento averbada com a divórcio e a primeira sem averbação. Então posso abrir uma firma sem o rg com o sobrenome de casada que consta na certidão do meu filho e em todos os documentos do filho.
  • @Aline sendo vc a portuguesa é obrigatória a transcrição de casamento.
  • Obrigada Vlad.
  • Estou com uma dúvida sobre a remessa dos documentos e do vale postal para atribuição da minha filha...
    Vou pagar via vale postal... mas os documentos vou enviar via DHL...
    Então, eu vou na agência dos correios.. eles fazem o vale postal... e, o papel eles me entregam para eu colocar dentro do envelope com os documentos de atribuição que vou despachar pela DHL ?? ou será que é o próprio Correios que entrega o papel do vale postal lá no ACP, enviando em separado ???
    Outra dúvida: caso os correios me entreguem um vale postal para eu colocar no envelope da DHL, posso ter o vale postal de um dia (digamos quarta feira) e fazer o envio do DHL no dia seguinte (quinta feira) ou o envelope do DHL tem que ser despachado no mesmo dia em que foi emitido o vale postal ???
  • @sergio_loureiro funciona assim.. vc vai a Ag dos correios e diz q quer enviar um vale postal internaciona para IRN,IP finalidade : Manutenção de Residentes..valor para atribuição 175 € euros.Confirme se o valor convertido está correto.O correio vai emitir um comprovante e vc tira um cópia e coloque junto com os documentos do processo.É recomendado enviar o vale postal no mesmo dia ou próximo do dia q for enviar os documentos. Algumas ag do correio tem se recusado a fazer o Vale Postal por determinação superior.
  • Vlw Vlad..
    Mais uma ajuda:
    Vc falou que eu tiro uma cópia do comprovante... mas, os correios deixam eu tirar o original da agência e tirar cópia ??
    E depois, volto na agência e devolvo o original e eles dos Correios enviam para a ACP ??? É assim ??
  • @Sergio o Recibo do vale postal fica com vc.Esse recibo vc tira uma cópia e envia junto com o processo.
  • OK... muito obrigado @ Vlad...
    Desculpe pela reiteração de perguntas, mas quero tentar fazer o processo sem erros...

  • com licença pessoal
    Peso desculpa por não me expressar melhor.

    Consegui uma cópia simples da Certidão de Nascimento do meu pai (que é filho de portugueses pai e mãe).
    Então, estamos dando inicio ao processo da cidadania portuguesa para o meu pai. A atribuição vai ser através do pai do meu pai que é português.

    Na certidão de Nascimento do meu pai o declarante é o pai dele (meu vô).
    Encontrei as seguintes divergências:
    Consta na Certidão de Nascimento do meu pai que o pai dele tinha quarenta e dois anos, não informa em formato de data (dd/mm/yy), só esta escrito por extenso de tinha "quarenta e dois anos" (42) porem na data o meu avô já tinha feito 43 anos recente.
    O sobrenome do avô paterno do meu pai esta diferente, o correto seria FONCECA escrito com "C" e esta FONSECA escrito com "S".

    Agora por parte da mãe do meu pai que também é portuguesa (a atribuição não sera por ela) encontrei as seguintes divergências:
    O sobre nome da mãe do meu pai esta escrito diferente, ao invés de NABAIS está NOVAES.
    O sobrenome do avô materno do meu pai também está diferente, o correto seria FONSECA e esta FONSECA.
    O nome da avó materno esta faltando sobrenome.

    Sera que que vai entrar em exigência? Mesmo que o pedido da atribuição será por parte do meu avô.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.