Pai português declarante do nascimento precisa de Transcrição do casamento?

Olá Bom dia, É a minha primeira vez no fórum, preciso de ajuda pois pesquisei muito sobre processo de Atribuição mas devido a tantas informações fiquei perdida.

Meu pai é português, quero dar inicio ao meu processo de atribuição, eu já tenho os documentos abaixo:
- NÚMERO DE ASSENTO E INFORMAÇÕES DO NASCIMENTO DO MEU PAI
- CERTIDÃO INTEIRO TEOR CÓPIA REPROGRÁFICA AUTENTICADA E APOSTILHADA
- RG AUTENTICADO E APOSTILHADO
- REQUERIMENTO 1C PREENCHIDO

Agora minhas dúvidas ainda são:
- Preciso legalizar o requerimento 1C no consulado de portugal em sp?
- Meu pai sendo declarante do meu nascimento e nascido em portugal, preciso transcrever o casamento dele? Não houve nenhuma alteração de nome dele,
- Para onde devo enviar a documentação? (Arquivo central do porto? qual a conservatória mais rápida?)
- Para onde faço o pagamento do vale postal? IRN?

Comentários

  • @pamelamendes não precisa legalizar nada no consulado, reconheça a assinatura no requerimento 1C por autenticidade. Sendo o pai o declarante , não precisa transcrever o casamento se fizer pela conservatória ACP.
  • @Vlad Pen, muito obrigada! Você sabe o tempo em média que vai demorar para eu conseguir minha cidadania? E após ter a dupla cidadania, onde vou solicitar meu passaporte, será desta maneira diretamente em Portugal ou terei que fazer via consulado?
  • @wsteles muito obrigada pela ajuda!
  • @vladpen o pai e a mãe da minha avó são portugueses, e o declarante da certidão de nascimento dela é o pai, eu preciso pedir a transcrição de casamento ou posso entrar direto com o processo de atribuição?
  • @patriciadias quando ambos são portugueses é obrigatória a transcrição de casamento.
  • @vladpen entendi! Vou providenciar então! Obrigada!
  • Para menor de idade quando ambos os Pais são os declarantes mas só o pai é português precisa transcrever o casamento ?
  • VidalVidal Member
    Boa noite tenho uma dúvida minha tia é casada e o pai dela acabou de tirar a cidadania portuguesa além dos doctos - NÚMERO DE ASSENTO E INFORMAÇÕES DO NASCIMENTO DO MEU PAI
    - CERTIDÃO INTEIRO TEOR CÓPIA REPROGRÁFICA AUTENTICADA E APOSTILHADA
    - RG AUTENTICADO E APOSTILHADO
    - REQUERIMENTO 1C PREENCHIDO

    ela precisa mandar cópia da certidão de casamento dela?? por que teve alteração do nome de solteiro para o de casado, precisa ser apostilada inteiro teor ou com firma reconhecida??
    Desde já agradeço
  • VidalVidal Member
    editado June 2018
    Obrigado
  • Boa Tarde.
    Sendo meu pai português declarante na minha certidão de nascimento, é necessário transcrever o casamento dele com minha mãe antes de dar entrada no meu processo de atribuição?
    Preparei os documentos para enviar pra Tondela, onde fiz o dele, alguma dica?
    Obrigado.
  • editado October 2018
    @rascao ja respondi no outro topico.Favor não duplicar duvidas
  • Larissa LoboLarissa Lobo Member
    editado October 2018
    Bom dia queridos,

    em especial @vlad que tem ajudado muito por aqui.

    No site deste fórum no link documentação consta que para solicitar a Atribuição para filhos precisa que o estado civil do português esteja atualizado, conforme copiei abaixo:

    "Atribuição (Pais para Filhos)
    Certidão de nascimento do português

    Com estado civil atualizado"

    Com a ajuda deste fórum fizemos o processo de meu sogro e ele já é português.
    Ontem encaminhei a documentação de meu marido e como meu sogro foi o declarante do registro não transcrevemos o casamento dele.

    Gostaria de saber se precisavamos ter feito o processo de transcrição de casamento antes de enviar o pedido de atribuição de nacionalidade de meu marido?

    desde já agradeço a ajuda de vocês.

  • @Larissa

    Se enviou para o ACP, não precisava transcrever o casamento
  • Bom dia, obrigada @Maria Nélida
    Estou mais aliviada.
    Mandei ontem nossa documentação e hoje falei com uma advogada que trabalha com imigração e fiquei muito preocupada com tudo que ela me informou.

    Inclusive que precisava fazer todas as transcrições tanto de meu sogro quanto de meu marido, além dela ter me cobrado inclusive uma taxa de atribuição de minhas filhas de menor o mesmo valor da atribuição para um adulto, além é claro dos honorarios por cada processo.



  • @Larissa atribuição de menores é gratuita.Quando o português é o declarante do filho e este ao adquirir a nacionalidade e for o declarante do seu filho , não precisa transcrever o casamento se o processo for feito pelo ACP do Porto.
  • Boa tarde!
    Meus pais são brasileiros e meu pai está tirando a dupla cidadania dele porque meu avô é português. Quando a cidadania dele estiver pronta eu preciso transcrever o casamento dos mes pais para tirar a minha cidadania, sendo meu pai declarante do meu nascimento?
    Obrigada!
  • **ATUALMENTE** Não Precisa se enviar para ACP...
  • @VladPen Meu pai é filho de português, e a cidadania dele já está em andamento. Fiquei na dúvida se teria que esperar trancrever o casamento dele para poder dar entrada na minha cidadania. Ele é o declarante do meu nascimento, então eu fazendo pela ACP, parece que não precisa.
    Obrigada!!
  • @Flavia, sendo seu pai o declarante e o processo sendo feito pelo ACP do Porto, não precisa transcrever o casamento.
  • @Nilton Hessel e @Vlad Pen Muito obrigada!!
  • Pessoal, alguém sabe se Porto ainda está aceitando processo de cidadania sem a transcrição de casamento quando o pai é declarante? Meu registro foi feito quando eu tinha 10 anos, isso que problema?
    Estou tentando fazer a transcrição de casamento dos meus pais, porém minha mãe não tem mais certidão de nascimento, o cartório dela foi desabilitado, a certidão incinerada (segundo o cartório do casamento) e a conservatória que minha adv deu entrada não aceita aquela certidão negativa. Que maratona!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.