Como pago os 120 euros?

Pessoal estou começando agora e já estou com os documentos todos separados. Mais tenho duas dúvidas de iniciante.
Dúvida 1: Vou fazer o processo por Portugal pois não consigo nunca agendar no site do consulado do Rio. Primeiro preciso transcrever o casamento dos pais, certo? Fazendo o processo por Portugal não posso mandar todos os serviços que eu quero junto? Vou precisar mandar um processo de cada vez?
Dúvida 2: Como faço para realizar o pagamento das taxas de cobrança do consulado?
Obrigada

Comentários

  • @Lu Braga,

    1. vc não disse qual seu caso.
    Quem é o português, seu pai ou sua mãe?
    Quem foi seu declarante?

    Precisa mandar um processo por vez, sim.

    2. Veja o link abaixo:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/137899/#Comment_137899
  • Olá @Marcia o pai é português e preciso transcrever o casamento dele com a minha mãe antes de solicitar a minha nacionalidade, certo?
  • @LuBraga,,se seu pai foi o declarante do seu nascimento não precisa fazer a transcrição de casamento se fizer o processo pelo ACP do Porto.A taxa do processo vc faz o pgto por vale postal..conforme a @Marcia indicou no tópico acima.
  • @vlad pen esse registro do meu pai como declarante deve constar na minha certidão de nascimento brasileira, certo?
  • @Lu Braga,

    correto. Aparece na sua certidão de nascimento quem foi seu declarante.
  • Gente qual o endereço do tal ACP do Porto? Depois de pagar a taxa é só pegar esse endereço e mandar todos os meus documentos? Eu não preciso entrar em contato com eles antes?
  • editado August 2018
    @Lu Braga o endereço do ACP é o seguinte:

    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setúbal, 328
    4200-498
    Porto

    Para o VP o endereço é o mesmo, porém o nome do destinatário muda, que é IRN, IP.

    Você pode realizar o pagamento, que é no valor de 175 euros, por vale postal ou por cartão de crédito. Se optar por pagar por Vale Postal você deverá fazê-lo em seu nome. Se lhe perguntarem a razão de fazê-lo mencione que é para "manutenção de residentes". Nunca mencione que ele será para pessoa jurídica. Leve anotado o valor que você necessita, para fins de conferência. Nós temos uma calculadora que te ajuda com isso. Eis o link: http://www.ceb.unicamp.br/~allan/calcula_vp/. Não há problema em anotar o número do vale após o reconhecimento por autenticidade. Anexe junto à documentação que você irá enviar para lá uma cópia do comprovante dele. O original fica com você. Agora, caso você escolha pagar por cartão o link para a plataforma de pagamento do IRN é: http://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C. Após preenchido e feito o pagamento você receberá o formulário 1C no seu email. Você deverá fazer o mesmo procedimento de sempre: imprimir na frente e verso da folha e em cores e reconhecer a sua assinatura por autenticidade.

    Em hipótese nenhuma você deve enviar email ou ligar para eles. As Conservatórias já pedem isso para o pessoal, pois eles são poucos para lidarem com uma alta demanda de processos. Para saber algo você deve ligar na linha de registro, a LR. A linha de registro é um telefone que oferece informações a respeito de diversos serviços de lá. Um deles é sobre processos de nacionalidade. Uma vez que os seus documentos forem recebidos lá você espera de 7 a 10 dias até ligar. O número que deverá discar é (351) 211 950 500. Ao ser atendida tecle 1 e, em seguida, a tecla 1. A demora na linha é normal. Informe a eles o nome completo e a data de nascimento. Se eles te passarem um número significa que não só o processo entrou em análise, como também o vale postal foi sacado e utilizado (caso opte por esta forma de pagamento). Passe a usar este número para se informar a respeito do seu processo. Após entrar em análise espere umas 3 semanas até voltar a ligar para eles. Se eles te disserem que o processo foi despachado favorávelmente significa que você já é português. Caso contrário, se cair em exigência, eles vão te dizer o motivo e como proceder. Depois dessa fase você volta a ligar depois de umas duas semanas, tempo médio que leva para que eles façam o teu registro por lá e por fim concluir todo o processo.

    Uma boa alternativa para não gastar muito ao ligar para lá é usar o pacote de minutos ilimitados do Skype para linhas fixas portuguesas. Custa só R$ 10,50 e pode ser obtido aqui: https://secure.skype.com/calling-rates/Portugal?language=pt-br (clique em "saiba mais" para aparecer a opção de comprá-lo).
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.