Mudança Portugal - necessidade de passagem retorno (não portugueses familiares) e seguro viagem

24

Comentários

  • Olá, @bruhviana,

    tenho observado que a questão da passagem de volta depende do funcionário do SEF que estará na imigração no momento. Alguns relatam não ter comprado passagem de volta para o cônjuge, e que não houve a cobrança. Porém, também observo que esta atitude tem alguma relação com a idade da pessoa (SEF tende a não se preocupar se o acompanhante é mais idoso).

    Como tivemos alguns foristas que passaram pela cobrança da passagem de volta (e ainda bem que a tinham), sugerimos comprar uma passagem reembolsável, para um país perto.
  • Obrigada @Marcia.
    Então, com uma passagem para o Marrocos, você acha que vão aceitar caso peçam a passagem da volta?
  • @bruhviana sim, desde q vc demonstre q vai sair do país não tem problema ser para o Marrocos.
  • Pessoal, vi em um vídeo do YouTube a ideia de comprar a passagem de volta pela internet no dia do embarque, e cancelar a compra ao chegar em Portugal. Parece que existe essa opção de cancelar a compra em até 24h por arrependimento. Não sei se é verdade.
  • Ola, acompanhei o topico e mesmo assim ficaram algumas duvidas em relação ao assunto.
    Tenho passaporte italiano e vou mudar para portugal em novembro. Minha noiva (não somos casados, nem união estável) e a nossa filha (4anos) vão uns 3 meses depois quando eu já tiver casa e trabalho. Ela está fazendo a cidadania portuguesa dela, porém provavelmente só vá ficar pronta quando ela já estiver em Portugal. Nesse caso ela e nossa filha poderão entrar em portugal com passaporte brasileiro e sem a passagem de volta? uma vez que eu ja vou estar la e não poderei acompanhar elas na fila da imigração.
    Não vejo motivo para barrarem uma neta de portugues, ela pode provar isto por documentos, pode apresentar o numero do processo de atribuição, o assento da mãe.... e falar que está indo morar lá que eu já estou lá trabalhando legalmente (apesar de não sermos casados temos uma filha, pode apresentar uma escritura de maternidade e paternidade... algo do genero) o que vocês acham da minha situação? me ajudem por favor, obrigado desde já
  • Boa tarde.
    Será que posso embarcar somente com passagem de ida para Portugal, com passaporte brasileiro e certidão de nascimento portuguêsa?
  • editado February 2019
    @Nelson, pode, mas nao poderá entrar na fila de cidadãos da União Europeia enquanto não tiver o cartão cidadão.
  • Gente, minha cidadania talvez não saia antes da minha viagem e to começando a pesquisar passagem de volta e seguro viagem pra pelo menos 1 semana, caso não saia. A minha dúvida é: Eu não preciso comprar a passagem de volta para o Brasil, certo? Posso comprar para algum lugar que seja fora do Espaço Schengen ou da UE, né?

    O Reino Unido não faz parte do Espaço Schengen, mas faz parte da UE ainda. Se eu comprar passagem para lá é válido como passagem de volta para o SEF? Viajo em maio e dei entrada na cidadania pelo ACP em fevereiro, ainda tem chance da cidadania sair antes de eu ir, mas to querendo ver minhas opções já que quero tirar os documentos lá em Portugal.
  • @Bruno Assumpção, terá problemas em explicar as intenções ao chegar no Reino Unido, e se não for cidadão da UE, a companhia aérea pode não te deixar sair sem passagem de volta para o Brasil.
  • @caiodib Acho que não me expliquei direito.

    Eu vou a Portugal, na verdade vou me mudar para lá final de Abril, vou transferir minha faculdade para lá no final do ano. A minha questão é que a minha cidadania não deve sair antes da data da viagem e por isso eu vou ter que comprar uma passagem de volta, saindo de Portugal. Encontrei passagens mais baratas de Portugal para o Reino Unido do que para o Brasil, e queria saber se comprando uma passagem para o Reino Unido eu teria problemas na imigração para entrada em Portugal.

    Não pretendo utilizar essa passagem de Portugal para o Reino Unido. Minha dúvida é somente se essa passagem seria válida como passagem de volta, já que o Reino Unido não faz parte do Espaço Schengen, mas ainda faz parte da UE.
  • Minha companheira (união estável) vai fazer uma parte do doutorado (4 meses) em Portugal e eu e meus dois filhos vamos tbm. Minha duvidas são:
    1. Com o visto de estudante de minha esposa, será que eu e meus filhos poderemos comprar somente a passagem de ida?
    2. Conseguiremos, eu e meus filhos, ficar lá pelos 4 meses sem ficarmos ilegais tendo em vista que o visto de turismo é somente 90 dias?
  • @Bruno Assumpção, a dificuldade maior é a companhia aérea permitir que isso seja feito.

    @sandro_sdss, precisará sempre de passagem de retorno no seu caso. Isso já responde a questão 1.
    Para seus filhos, se também forem filhos dela e forem menores de 23 anos podem ficar pelo mesmo tempo que ela for ficar.

    2 – Pode ser requerida uma extensão do visto de turista por mais 3 meses, mas isso pode ser aceite ou não pelo SEF.
  • Obrigado pela resposta @caiodib
    Mas ai surge a duvida:
    Terei que comprar a passagem de volta para 3 meses? Ou será que posso comprar para 4 meses sendo que meu visto inicial será só de três dependendo de prorrogação?
    Meu medo é comprar para 4 meses e não deixarem eu entrar em Portugal.
  • @Vlad Pen, então com o assento de nascimento eu consigo entrar em Portugal somente com a passagem de ida certo? E no caso da hospedagem, vou precisar apresentar?

    Dei entrada no cartão cidadão dia 11 de fevereiro, mas não estou conseguindo vaga para retirá-lo, estou com medo de não conseguir agendar até minha viagem, vou ficar na casa da minha prima, seria interessante ela me enviar uma carta convite?
  • @rvasco83, se você entrar com o assento de nascimento você vai passar na imigração como português e não como brasileiro. Nenhum requisitos se aplica para autorizar um cidadão a entrar em seu próprio país. Seria a mesma coisa que você, chegando de uma viagem, no momento de entrar no Brasil, tivesse que apresentar passagem de volta, hospedagem, etc... sendo que você é brasileiro.
  • Valeu @Daniel Henriques, obrigado!
  • @sandro_sdss, tem razão quanto ao medo e faria mesmo bem comprar dentro dos 90 dias.
    Depois se prorrogarem o visto, remarca a volta e arca com as despesas. Melhor isso que a possibilidade de ter problemas na imigração.
  • rvasco83rvasco83 Member
    editado March 2019
    Fala galera, boa noite!
    Desculpa a insistência, pesquisando mais sobre o assunto encontrei em duas discussões diferentes pessoas informando que não é possível entrar em Portugal somente com a passagem de ida só com o assento de nascimento português e isso me gerou dúvida:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5624/consigo-entrar-em-portugal-sem-o-cc-e-o-passaporte-portugues

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4744/posso-viajar-apenas-com-o-assento-portugues-e-o-passaporte-brasileiro

    Estou com receio, minha viagem está próxima e não posso vacilar.
  • @rvasco83 com o assento português vc pode ir somente com a passagem de ida.Se informe antes na Cia Aérea para não ter problema.
  • @Vlad Pen, vou pela TAP e voo direto!
    Mas mesmo assim vou me informar com eles.
    Valeu mais uma vez!!!
  • @rvasco83 pode ir só com o Assentamento sim, este documento prova que você é português, a Cia Aerea não tem poder de te barrar por isso (desde que tenha algum passaporte válido, pode ser o brasileiro). Um conhecido passou recentemente só com esse documento, tirou CC e Passaporte já cá em Portugal. A Cia Aerea na verdade nem perguntou nada a ele a respeito disso.
  • @Yuri Santos, obrigado pela informação!
  • @Marcia Entrar em Portugal ou qualquer país de Schengen apenas com o cartão-cidadão português (sem o PEP), precisa apresentar o passaporte brasileiro ou somente apresentar o CC português?
  • @MendesNatalia somente o cartão cidadão é suficiente.
  • @Vlad Pen, mesmo vindo do Brasil? Por exemplo, um vôo Rio-Milão, posso apresentar somente o cartão-cidadão na "fila dos europeus"? Muito obrigada novamente!!
  • editado July 2019
    @MendesNatalia..pode sim , vc é uma cidadã da União Européia .
  • Bom dia galera!
    Só para contar minha experiência.
    Entrei aqui em Portugal sem nenhum problema.
    Entrei pela fila de imigrantes, ai o agente me perguntou quantos dias iria ficar, respondi que vim morar e que já tinha a nacionalidade portuguesa, ele me deixou entrar sem precisar mostrar nenhum documento.

    Lembrando essa foi apenas minha experiência, que queria compartilhar com vocês.
  • FerFer Member
    Pessoal, bom dia.

    Meu marido, eu e meu filho vamos passar 6 meses (ou mais) de "férias" em Portugal começo do ano que vem (mais que o tempo de turismo).

    Eu tenho cidadania portuguesa, a do meu filho está em andamento, e meu marido ainda não tem. O nosso casamento está transcrito.

    Algumas questões:

    1 - Pelo que li a passagem de volta é polêmica. Acham tranquilo "arriscar" de ir sem? Em caso negativo, um voo pra Amsterdam, por exemplo, já que é uma cidade que pretendemos visitar seria suficiente? Poderia ser para um país da união européia como a Holanda?

    2 - Ainda não tirei meu cartão cidadão (consulado do Rio com data próxima pra março de 2020!!!). Posso na imigração entrar na fila de europeu com a certidão de nascimento e levar minha família? Ou entro com meu filho e meu marido sozinho na de imigrante sem me mencionar? Ou há alguma vantagem em entramos todos pela de imigrante?
  • @Fer aconselho vc a emitir seu cartão cidadão. No consulado de S.Paulo vc consegue agendar para uma data bem anterior ( forneça o endereço de um amigo ou parente que more no Estado de S.Paulo na hora de preencher o requerimento).Se pretender ficar mais de 6 meses , peça já a nacionalidade do marido pelo casamento.
  • FerFer Member
    Vlad, muito obrigada.
    Ainda não temos 3 anos de casado. Quanto ao cartão cidadão, vou tentar remarcar no Rio e não conseguindo ver de ir a São Paulo. Se eu conseguir o cartão cidadão, o que é menos arriscado fazer com o meu marido na imigração?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.