contato para verificar andamento

Boa tarde,
Dei entrada junto ao Consulado no Rio de janeiro, em 26/09/2017, no processo de cidadania do meu pai (processo nº 4xxx/2017) e até hoje não recebi qualquer comunicado sobre o trâmite. Já tentei obter informações via email (crcentrais@dgrn,mj.pt e crcentrais.nacionalidade-b@dgrn.mj.pt), sem obter êxito. Tento ligar para o Consulado no Rio de Janeiro, mas não tem qualquer opção disponível para este caso, ficando a ligação presa em um atendimento eletrônico que não lhe dirige para qualquer setor que possa fornecer um esclarecimento.
Alguém com experiência poderia me orientar sobre tema?
Obrigado
«1

Comentários

  • @Luciano Pissurno,

    em primeiro lugar, apaguei o numero do processo, para sua proteção, ok?

    Ligue para a Linha Registos:
    (00) xx 351 211 95 05 00
    opção 1 e depois 1 de novo, onde xx é sua operadora de telefonia no Brasil (ou ligue do Skype ou semelhante)

    Forneça número do processo e te dirão qual o status do mesmo.
    É como acompanhamos.

    Porém, te digo que se deu entrada em fim de setembro/2017, ainda é cedo.
    Processos pelo consulado não costumam levar menos de 10 a 12 meses.
  • Obrigado
  • Boa tarde,
    Dei entrada num processo de cidadania para neto de português em Agosto 2017 através de uma advogada em Portugal. Tem algum site onde eu poderia acompanhar o andamento do processo? Vcs saberiam dizer quanto tempo está levando, uma vez que esse processo já seria pela nova Lei ?
    Agradeço muito,
    Patricia
  • Boa noite,

    Enviei toda a documentação para a minha atribuição de cidadania portuguesa para o ACPorto, em 23/03/2018. Verifiquei pelo rastreamento dos correios que foi recebida em 04/04/18. Tem até o nome da pessoa que recebeu.

    E agora, como faço para acompanhar o processo? Vi aqui no Fórum a recomendação de entrar em contato com a Linha de Registro, isso vale tb para o ACPorto? Ou o procedimento é outro?

    Gostaria também, se possível, saber qual tem sido o tempo médio para a atribuição a partir da chegada dos documentos no ACP.

    Agradeço a atenção.
    Mônica

  • @monicabranco o procesdimento é o mesmo. Ligue para a LR, informando o seu nome e data de nascimento.

    O tempo médio de atribuição vem sendo de 1 mês.
  • Pedro, agradeço a atenção.
  • Pedro, liguei na LR, mas a mesma somente está disponível para o cancelamento do cartão do cidadão. É o que ouvi (gravação) ao ligar +351 211950500. Como proceder então? Grata.
  • @monicabranco

    (351) 211 544 475, opção 1 e depois 1 de novo
  • editado June 2018
    @Maria Nélida ela ligou corretamente. Provavelmente a @monicabranco ligou fora do horário de atendimento deles, que vai das 5 da manhã até à 1 da tarde, hora de Brasília, de segunda a sexta-feira. Tente ligar nesta faixa de horário que te disse.
  • Ale TeixeiraAle Teixeira Member
    editado July 2018
    Boa tarde! Enviei meus documentos para atribuição para ACP e chegaram lá 13/06/18. No dia 09/07 ao invés de ligar dei entrada no pedido de certidão pelo civil online e fui informada por email que o processo ainda está em análise. E agora? Como fica o pagamento? Eles enviam assim que estiver pronto ou cancelam o pagamento? Sei que deveria ter ligado, mas pelo tempo achei que talvez já estivesse pronto. Desculpe-me se postei no tópico errado. Desde já agradeço quem puder me ajudar.
  • @AleTeixeira não entendi mto bem sua dúvida..Para saber o status do processo vc tem q ligar na linha de registro. (351)211950500 opção 1 e depois opção 1 novamente.Tente ligar entre 5:00 e 5:30 da manhã.
  • DlvvvsDlvvvs Member
    Boa tarde,

    @Ale Teixeira,

    Enviei os documentos para atribuição por Tondela dia 14/06, liguei, Via Skype dia 10/07, às 5:15am (horário de Brasília) para a Linha de Registros e levei 30 minutos para ser atendida. Me orientaram a aguardar pelo menos 4 semanas antes de ligar pois antes disso o processo ainda não estaria registrado como o meu, de fato, não está.
    Vou ligar novamente após 15 dias.

    Portanto, sugiro que você aguarde um pouco mais antes de telefonar.

    Obs.: Fui comunicada pelo CTT (Correios de Portugal), via e-mail (informacao@ctt.pt), que o meu vale postal foi sacado no dia 10/07, o que me tranquilizou. Sugiro verificar com eles. :)

  • @Vlad Pen e @Desireé eu fiz o pagamento da certidão no civil online antes do processo ser finalizado, sendo assim eles não podem me enviar a certidão visto que não tem ainda o número do assento. Minha dúvida é sobre os 10 euros pagos. Eu perco esse dinheiro? Ou fica lá de crédito para quando tiver o número do assento?
  • @AleTeixeira o valor que vc pagou é devolvido.
  • Obrigada @Vlad Pen
  • Liguei hoje na LR. Processo 38xxx/18 numerado em 27/07. Em análise.
  • rascaorascao Member
    editado January 2019
    Boa Noite.
    Enviei meus documentos para VILA NOVA de GAIA em Outubro de 2018 mas não recebi nenhum email de confirmação de recebimento nem mesmo de abertura de processo. Pelo Correio descobri que o vale postal já foi sacado e os documentos já chegaram.
    Vocês tem algum email para que eu possa entrar em contato?
    Obrigado,
    Rodolfo
  • @rascao para saber o status do processo, somente pela Linha de Registro..( (351) 211950500 opção 1 e depois opção 1 novamente.
  • @Vlad Pen Obrigado. Mas não tenho número nenhum. Só enviei tem 3 meses e nada até agora. Nenhuma informação.
  • @rascao, no primeiro contato com a linha de registos informe seu nome e data de nascimento que eles te informam o número do processo. Recomendo utilizar Skype que a chamada fica barata, o tempo de espera para ser atendido costuma ser grande.
  • Boa noite! Preciso tirar uma duvida...Quando processo já está em fase de análise, ele ainda pode ter algum problema por erro ou falta de documentos? O meu está em análise na conservatória do Porto desde de Junho/2018, isso é normal?
  • editado January 2019
    @Solange..sim..o processo estando em análise ainda pode cair em exigência.
  • @Daniel Henriques Obrigado.
  • Jacira SenaJacira Sena Member
    editado January 2019
    Bom dia. Gostaria de saber o nº de processo de Nylton Tavares entrada 20 de Julho de 2018 na Conservatoria de Lisboa.
    Obrigada.
  • @Jacira Sena, as informações sobre processos são obtidas por telefone

    Linha de Registros 00 (351) xx 211 950 500, opção 1 e depois 1 de novo
    Se for ligar pelo Skype: (+351) 211 950 500, opção 1, opção 1.
    Atendimento das 9h as 17h, horário de Lisboa.

    Aqui no fórum não temos acesso ao andamento dos processo, só orientamos como as pessoas podem proceder por conta própria, sem depender de advogados ou assessorias para obter a nacionalidade portuguesa.
  • @Jacira Eu consegui o numero do processo via e-mail, recebi a resposta em dois dias.
  • @ Agnaldo . Pergunto pelo email e ninguém responde.
  • @Agnaldo Góes em qual email você enviou?
  • @Pessoal, sempre indicamos telefonar para acompanhar os processos pois é o canal oficial para isso. A maioria das conservatórias nem responde aos e-mail com esses questionamentos, muitas nem atendem ao telefone. Lembrem que as conservatórias tem pessoal reduzido e a mesma pessoa que responde aos e-mails e atende o telefone é a pessoa que irá cuidar do processo. Se vocês querem que os processos tenham maior agilidade deixem os funcionários das conservatórias trabalhar.
    A linha de registos é uma central aonde os atendentes fazem exatamente isso, passar informações sobre andamento dos processos, não atrapalha em nada o trabalho nas conservatórias.
    Sei que é chato ligar e ficar esperando, eu mesmo fiz isso diversas vezes mas, pelo Skype sai barato. Acompanhei todo meu processo com uma compra de créditos de R$30 e ainda sobrou.
    Mandar e-mails só aumenta a frustração de não ter resposta.
  • @Pessoal, enviei os documentos desdo dia 20 de Julho 2018 para pedido de nacionalidade, ainda não localizaram os meus documentos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.