Erro - nome da avó no assento de nascimento português (carta do IRN)

Olá, acabamos de receber a carta do IRN contendo o assento de nascimento de minha mãe, obtido através de atribuição (filha de pai português). Acontece que neste documento o nome de sua avó materna (minha bizavó) veio errado (a grafia do sobrenome foi errada grosseiramente)....

Gostaria de saber como proceder neste caso? Preciso realmente retificar a documentação ou somente entrando em contato por um e-mail ou telefone podemos resolver o problema?

No caso, se nada for feito... ou não conseguirmos corrigir o nome... poderia haver algum problema quando eu obter a minha cidadania, ou quando a minha mãe for tirar os documentos dela (CC, etc...).

Comentários

  • @Luma

    Envie e-mail à Conservatória e relate o fato, em anexo envie o assento. Farão a retificação mas adianto que não costumam reenviar o documento retificado, terá que obter através do civilonline.
    Coloque no assunto: Assento com erro no nome.

    Assim irão abrir o e-mail.
  • Boa Tarde,

    Gostaria de confirmar uma informação, pois já recebi 3 orientações diferentes...
    O nome da minha avó em seus documentos brasileiros e, em consequência, também todos os nossos documentos (pai, irmãos, tios, primos), é Ermelinda e a conservatória de Ribeira Brava nos enviou o número do assento de nascimento com o nome Armelinda.

    Alguns dizem que devemos fazer um processo de retificação, outros dizem que sendo apenas uma letra no prenome não há problema algum e tudo segue normal e ainda há quem diga que isto nos impeça a concessão da cidadania.

    Agradeço um esclarecimento.

  • LumaLuma Member
    editado May 2018
    Mariza Guerra

    Obrigada, vou enviar sim...

    Monica de Jesus

    No caso, o nome que está errado é sua avó pela linhagem que consedeu a cidadania?

    A minha é a bizavó e por outra linhagem ("estrangeira"), porém a grafia está bem errada.. O sobrenome dela era "Zerbini" e colocaram "Rubim"...

    Acredito que nem conste o nome dos bizavós quando eu tirar a minha cidadania... ainda assim vou arrumar pois não quero problemas para a minha mãe quando for tirar o CC dela. Você tentou retificar?
  • @Monica de Jesus

    Primeiramente precisará transcrever o casamento de Ermelinda. Faça por Pontas Delgada.

    O ACP poderá aceitar essa divergência se você justificar, pois certamente o nome original não foi compreendido por causa do sotaque, e como agravante os imigrantes não tinham ou perdiam os documentos oficiais.

    Seria inviável retificar os documentos de todos os descendentes.
  • @Mariza Guerra, aproveitando o post, divergência de Rosa e Roza poderia dar problema, mesmo em tempos de CRC mais rigorosa?
  • @Gustavo Vn

    Quando a divergência não altera a fonética,as conservatórias aceitam sem problemas
    Portando, não terá problemas com o Rosa e Roza
  • @Maria Nélida
    Obrigado pela resposta!
  • @MarisaGuerra

    Super agradeço sua atenção.
    Além de responder minha dúvida, indicou-me o próximo passo desta caminhada.
    Minha tia iniciou este processo, via Consulado de SP, em 2011. Frente aos obstáculos colocados, acabou desistindo.
    Só agora soube disto e resolvi dar andamento ao processo. Ao conversar com várias pessoas, fui aconselhada a fazer o processo sozinha, dizem que mais fácil, rápido e barato que fazer pelo consulado. Ouvi vários relatos de pessoas que lograram êxito. Fiquei animada!! rs
    Sei que devo iniciar pela cidadania do meu pai, mas estou um tanto perdida.
    Sua contribuição foi essencial em minha empreitada. Deus a abençoe.

    Super Grata a você e a este Fórum que tanto nos esclarece.
  • @Luma

    Quem detectou o nome grafado de forma errada foi minha tia, que tentou iniciar o processo em 2011.
    Frente a este erro e número de obstáculos colocados pelo consulado, ela desistiu. Nem tentou retificá-lo.
    Ainda estou tentando entender quais os passos devo seguir.
    Só sei que devo iniciar pela cidadania do meu pai, que é vivo.
    Através daqui do Fórum, descobri que, antes, é preciso transcrever o casamento da minha avó, que aconteceu aqui no Brasil.
    Conforme eu obtenha êxitos, vou postando para quem sabe auxiliar outros em situações semelhantes.

    Grata por sua atenção e BOA SORTE no seu processo!!


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.