Dúvidas no quadro 2 do formulário 1C

Olá a todos. Estou na dúvida de como preencher algumas partes do quadro 2. Irei começar meu processo de atribuição, já que o de minha mãe foi recentemente concluído.
1) Porém, como ela é uma portuga carioca, não sei o que botar nas partes ''freguesia'' e ''concelho''.
2) Além disso, a parte da Conservatória do Registro Civil é aonde foi concluído o processo dela? No caso foi no ACP. Devo botar só mesmo Arquivo Central do Porto?
3) E para desencargo de consciência, o assento do novo português é número que a LR nos fornece quando o processo está finalizado, não é?
A carta de Portugal ainda não chegou, mas já quero ir adiantando. Quem puder ajudar ficarei enormemente agradecido.
Abraços.

Comentários

  • @Breno ..

    QUADRO 2:

    Marque um X em "PAI PORTUGUÊS" ou em "MÃE PORTUGUESA" e outro X em "SIM" na pergunta "PRETENDE MANTER A COMPOSIÇÃO ORIGINÁRIA DO SEU NOME?"

    Obs: Se ambos os pais forem portugueses, escolha qualquer um dos dois.

    O restante do quadro 2 fica em branco se você for enviar o Assento de Nascimento do(a) português(esa) ou o xerox do Assento de Nascimento já informatizado. E deverá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português" no Quadro 4.

    Mas se você tiver apenas a numeração do Assento de Nascimento do(a) português(esa) já "informatizado", você deverá preencher os campos "Data do nascimento:", "assento com o nº" e "do ano de". Depois, dependendo da conservatória que informatizou o assento, irá assinalar um "X" no quadrinho de "Conservatória do Registo Civil" (e complementar com o nome da conservatória que informatizou o assento) ou um "X" no quadradinho da "Conservatória dos Registos Centrais". Mas daí no Quadro 4, você não irá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português".
  • Obrigado, @Vlad!!! Eu já tinha lido essas instruções, mas pensei que talvez as marcações fossem diferentes para atribuições a partir de pais portugueses não natos. Pelo visto, então, não há diferença. Grato!!
  • Boa noite!
    Estou com dúvida no preenchimento do quadro 2 apesar do que li aqui (medo de preencher errado e devolverem).
    Obtivemos o número do assento do pai português através de contato telefônico com o ACP onde foi feito o processo de atribuição (mas não sei se já estaria ele "informatizado").

    Deste modo, quanto ao preenchimento:
    - Colocaria somente a data de Nascimento (em campo próprio)
    - Assento com o nr. (o que me forneceram por telefone)
    - Ano 2018 (data do assento que passaram)
    - Marcaria Conservatória dos Registros Centrais e escreveria à mão Arquivo Central do Porto ( local onde foi feito o processo de aquisição do pai português)?
    Muito obrigada!
  • Corrigindo a consulta acima:

    Onde se lê: - Marcaria Conservatória dos Registros Centrais e escreveria à mão Arquivo Central do Porto ( local onde foi feito o processo de aquisição do pai português)

    Leia: - Marcaria Conservatória dos Registros Centrais e escreveria à mão Arquivo Central do Porto ( local onde foi feito o processo de atribuição do pai português)

  • @RRSanta

    Marque pai portugues
    Preencha data de nascimento , assento e ano
    E marque Conservatória dos Registos Centrais (não escreva Arquivo Central do Porto)
  • Muito obrigada @Maria Nélida!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.