ASSINATURA NO FORMULÁRIO 1C PARA MEIORES

Então gente ..preciso de ajuda ..vou enviar uma solicitação de nacionalidade por atribuição para Lisboa , em todo os fóruns parece que é senso comum que a assinatura do formulario pode ser reconhecida presencialmente em um cartorio, mas na pagina inicial do consulado portugues no RJ aparece essa informacao
"relembramos que os utentes podem enviar os pedidos diretamente para Portugal, para uma Conservatória de Registo Civil da sua escolha, evitando a espera pelo atendimento no Consulado-Geral e o recurso a dispendiosos agentes intermediários. Para tal, apenas terão de se deslocar ao Consulado-Geral, sem agendamento, para reconhecimento presencial de assinatura do formulário de pedido de Nacionalidade, conforme informação contida no site do Instituto de Registo e Notariado (www.irn.mj.pt)."
Eis a dúvida posso realmente fazer em cartorio esse reconhecimento presencial ? apostilo haia depois esse documento?

Comentários

  • @Hellen o formulário 1C quando é enviado direto a uma conservatória só precisa reconhecer a assinatura por autenticidade em cartório.
  • @Vlad Pen realmente procede essa informação? Pq era o que eu vejo em todos os fóruns , mas como falei , fiquei insegura , pois o Consulado fala em reconhecer a autenticidade lá
  • 1.
    O reconhecimento presencial da assinatura pode ser feito:
    - perante funcionário do serviço com competência para receber o impresso;
    - em Cartório Notarial ou Conservatórias do registro português;
    - em Consulado de Portugal no estrangeiro;
    - por Advogado ou Solicitador, ou
    - pelas câmaras de comércio e indústria, reconhecidas nos termos do Decreto-Lei n.º 244/92, de 29 de Outubro.
    Se o procurador for advogado ou solicitador é suficiente, para a confirmação da assinatura, a indicação da respectiva cédula profissional.
  • Marcello mas esse Cartório que se referem é o Português ..não o nosso , por isso gostaria de saber se as pessoas que enviaram a autenticacao pelo cartorio brasileiro..se foi aceito.
  • @hellen quando nos referimos a cartórios estamos falando de cartórios brasileiros.Em Portugal cartórios são chamados conservatórias.
  • @hellen sim, mas todos os processos de nacionalidade são feitos exclusivamente nas conservatórias.
  • @Vlad mas pelo que entendi, para fazer a assinatura pode ser em um cartorio de notas de portugal..não o nosso ..vou no Consulado aqui no RJ..não encontrei ninguem que fez essa assinatura no cartorio do rj e foi aceita
  • editado April 2018
    @Hellen todo mundo q envia o processo para Portugal tem feito o reconhecimento de assinatura por autenticidade do formulário 1C nos cartórios de notas.
  • @Vlad verifiquei isso..mas sinceramente ..entao pq o aviso no Consulado aqui do RJ ? Não quero arriscar ..vou direto no Consulado...queria alguém que já tivesse concluido o processo e nao tivesse dado problema..entende ?
  • hellenhellen Member
    @Vlad você sabe me informar o email do ACP , saberia dizer se posso no mesmo envelope enviar duas solicitações de atribuição juntas ? Uma completamente diferente da outra (duas pessoas de familias diferentes)
  • @Hellen o procedimento dos consulados são diferente das conservatórias.Vc pode colocar cada processo em um envelope separado com os respectivos nomes e depois colocar dentro de um envelope maior.

    ACP. arquivocentral.porto@irn.mj.pt ·
  • hellenhellen Member
    @Vlad na ACP não estão exigindo a transcrição do casamento no caso do pai ser o portugues e o declarante , correto?
  • @Hellen ja respondido no outro topico q vc perguntou.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.