carta pin

boa tarde! Já sei o número do assento da minha mãe, mas quando solicitei o cartão cidadão no consulado do RJ me disseram que preciso da carta PIN. o que seria? Obrigada!

Comentários

• Carta PIN é a carta que possui os códigos de desbloqueio do cartão cidadão.
    Quando vc pede o CC, a carta vem para sua residência (no RJ é assim).
    Para pegar o CC, precisa levar a carta.
    * esta carta deve ser guardada por toda a validade do CC
  • @Marcia, o assento da minha mãe saiu dia 28 de fevereiro mas só fiquei sabendo semana passada. Já são 9 de abril, a carta já deveria ter chegado? Meis pais se mudaram pra outro prédio no mesmo condomínio, será que devolveram a carta, pois eles foram lá mas nada até agora. Obrigada mais uma vez!
  • @Carla Botelho,

a carta está levando de 20 a 40 dias para chegar.
    Está no limite...

Verifique com porteiro. Será que eles não guardariam na portaria (isso acontece)?
    É uma carta simples, não é registrada.

Mas, fique tranquila. Se não chegar, poderá pedir outra via através do civil online.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia
  • Oi @Marcia boa tarde. A carta PIN é enviada quando? Para tirar o CC agendei no consulado do RJ.. O pagamento agora é em cartão de débito lá, só após isso que eles enviam a carta pin? Obrigada.
  • @Tatieneom pelo consulado do Rio de Janeiro a carta PIN é entregue pelo correio.
  • Boa tarde @Marcia!. A carta PIN não chegou ou foi devolvida. Entre no site que falou mas não encontrei como solicitar a carta PIN, apenas certidões. Poderia me ajudar, obrigada!
  • @Carla Botelho

Carta PIN é a que recebemos quando pedimos o Cartão Cidadão

Pelo seu relato acima,acho que vc está esperando o assento de nascimento da sua mãe.É isso?Se for,peça uma segunda via pela civilonline com explicou a Márcia

Se for mesmo a carta PIN que não chegou,terá que voltar no consulado fazer um novo pedido
  • @Maria Nélida, boa tarde! A carta PIN não chegou, o número do assento sei pq me passaram quando liguei. Ligo pra lá e peço pra reenviarem? Fiz por VnGaia. Preciso dessa carta pra.pefar o cartão cidadão no consulado do Rio. Obrigada!
  • @Carla Botelho

Vc não precisa do assento de nascimento para pegar o seu cartão cidadão porque no sistema do consulado eles fazem essa consulta
    Pra pegar o cartão,vc precisa da carta PIN
    Se essa carta PIN não chegou,terá que comparecer ao consulado e pedir uma segunda via
    Quando vc fez o pedido do cartão?
  • @Carla Botelho
    Li com bastante cuidado o seu relato e o que eu entendi é que você ainda não solicitou o cartão cidadão.
    A Carta Pin chega de 20 a 40 dias após a solicitação do cartão cidadão que é feito no Consulado.
    Acho que você está confundindo.
    Espero ter ajudado.
    Boa Sorte!!
  • @Mtrin e @Maria Nélida, uma pessoa do RJ me passou outra informação e por isso houve essa confusão. Enfim, liguei para o consulado e tive uma surpresa desagradável, pois antes de solocitar o cartão cidadão terei de fazer a transcrição do casamento dela. Deram prazo de 90 a 120 dias pós agendamento mas atendente deixou bem claro que está muito difícil agendar. Já teria que fazer a transcrição pra tirar a minha cidadania mas não sabia que era pré requisito para pegar o cc. A atende nte perguntou se ela havia mudado o nome quando casou, se mantiver o nome de solteira não precisa transcrever?
    Melhor opção é Ponta Delgada, correto?

Obrigada!
  • @Carla Botelho,

Faça a transcrição por Ponta Delgado (leva em torno de 20 dias), e agende o pedido do cartão. Enquanto espera a data do cartão a transcrição já estará pronta.
    o valor do vale postal é 120 euros.
    Boa Sorte!!!
  • Olá, já tirei o CC e o Passaporte, acho que nem usei a carta PIN pra isso, já que tirei um seguido do outro. Pra que essa carta serve exatamente? Ativar o cartão cidadão? Como faço isso?
  • @Luís Campo Grande, quem ativa o cartão do cidadão é o próprio consulado, quando eles te entregam já está ativado.
    Você chegou a abrir a carta PIN? Cada código é utilizado para uma finalidade, está especificado lá o uso de cada um.
  • @Luís Campo Grande O tempo que levou para tirar os dois entre um e outro foram 20 dias conforme eles informam mesmo ou houve atrasos?
  • Boa tarde! Fui com o meu marido ao consulado para fazer o cartão cidadão, no dia 24\06\2019 até a data de hoje nada de chegar a carta PIN. Não sei o que fazer essa carta é para desbloquear o cartão cidadão ? Quando ela chegar na minha casa que levo ao consulado para pegar o cartão e depois agendo para fazer o passaporte? Ou eu preciso agendar para pegar o catão cidadão no consulado?
  • @Vlad Pen pode me ajudar com a pergunta que fiz acima. Obrigada
  • Bebel,

qual o consulado?
  • @Bebel a carta PIN é enviada diretamente para o consulado.Quando se dirigir lá para retirar o cartão cidadão é feita nova biometria e o passaporte é enviado posteriormente pelo correio.Pelo menos é assim no consulado de SP.
  • Boa Tarde...

Quando fui solicitar os documentos Portugueses tinha essa dúvida sobre a CARTA PIN...Na ocasião...O atendente que me entregou o CC me deu a seguinte informação...:

"...A CARTA PIN só tem utilidade prática **(NA RETIRADA DO CC)** Para o solicitante que tem morada registrada em Portugal..."

"...Para quem declara morada em Portugal no ato da solicitação do CC...A CARTA PIN é enviada para a morada do requerente via ctt...De posse dessa CARTA PIN + um documento de identificação...O Requerente então se dirige ao balcão de atendimento indicado para retirar e desbloquear o CC usando as senhas contidas na CARTA PIN..."

"...A CARTA PIN deve ser guardada com cuidado pois as senhas contidas nessa Carta serão necessárias se houver necessidade de fazer alguma alteração dos dados cadastrais inseridos no CHIP do CC..."

"...Para quem solicita CC com urgência em Portugal ou pelos Consulados Portugueses...O CC é entregue desbloqueado para o requerente juntamente com a CARTA PIN "Lacrada"...Nesses casos as senhas somente serão necessárias se houver necessidade de alguma alteração nos dados cadastrais.inseridos no CHIP do CC..."

Como fiz meus documentos Em Lisboa / 2016 ...Não posso jurar que os procedimentos continuam os mesmos...Mas essa explicação que me foi dada em 2016 ainda me parece pertinente...
  • @Nilton Hessel no seu comentário acima você cita: "...A CARTA PIN deve ser guardada com cuidado pois as senhas contidas nessa Carta serão necessárias se houver necessidade de fazer alguma alteração dos dados cadastrais inseridos no CHIP do CC...". De onde vem esta informação?
    Tirei meu CC antes de transcrever o meu casamento e o atendente me disse que meu passaporte sairia desatualizado pois ele é confeccionado de acordo com as informações contidas no CHIP do CC. Será que com as senhas da carta PIN eu consigo atualizar no CHIP meu estado civil? E como eu faria isso? Seria que tipo de agendamento?
    Obrigada!
  • @Fernanda vc terá que pedir outro CC se quiser que ele contenha informações atualizadas.
  • @Vlad, sabe informar se o passaporte é feito com as informações contidas no chip do cc?

Sobre as senhas da carta PIN para atualização dos dados cadastrais no chip: no Brasil, não servem para nada?
  • edited September 13
    @Fernanda...

Em relação aos documentos Portugueses...muita coisa é feita de forma semelhante ao que fazemos no Brasil...
    Por exemplo...:

O primeiro documento Português é o Assento de Nascimento...No Brasil a Certidão de Nascimento...Tanto um como outro é redigido com o nome de solteiro do registando...
    Próximo documento em Portugal é o Cartão de Cidadão...No Brasil é o documento de identidade (RG)...Também são ambos emitidos com nome de solteiro do titular do documento...
    Se houver necessidade de solicitar um "Documento de Viagem"...Tanto em Portugal quanto no Brasil procede-se aos trâmites para a obtenção do Passaporte...
    Em ambos os países é obrigatório que se tenha um documento de identificação válido para poder solicitar Passaporte...Em Portugal é o CC e no Brasil é o RG...

No Brasil...Quando alguém se casa...É gerada uma Certidão de Casamento...Além disso...As informações do Casamento também entram nas Certidões Nascimento de ambos os cônjuges...Na forma de Averbação...Nessa ocasião...Deve ser solicitado um novo RG...Atualizado...Pois o documento de origem para a emissão do novo RG dos cônjuges passa a ser a Certidão de Casamento...(Não mais a Certidão de Nascimento)...

Em Portugal também é feita a consulta ao Registo de quem solicita um documento...(CC ou PEP)...Que deve sempre estar atualizado pois servirá como referência para a emissão dos documentos...Portanto...Se quiser ter todos os documentos atualizados...(Com Alteração de Nomes...Estado civil...etc...Deve seguir todas as etapas em uma sequência lógica...Assim como no Brasil...

Sendo assim...Para que você tenha um Passaporte Português com seus dados atualizados...Você deve...:

# 1 Transcrever seu Casamento em Portugal...Ou..."Casar em Portugal" pois até que a Transcrição do seu Casamento seja concluída por lá...E para todos os fins...Você é uma Portuguesa SOLTEIRA...

# 2 Solicitar um novo CC...

**Algumas alterações cadastrais podem ser inseridas no cartão atual...Sem a necessidade da emissão imediata de um novo CC...(Para saber como proceder deve entrar em contato com um balcão de atendimento em Portugal ou Consulado)...

# 3 Solicitar um Novo Passaporte Português (PEP)...

As senhas da Carta Pin servem para outras finalidades...Por exemplo...O PIN da Morada >> Serve para quem muda de endereço...(Só para quem vive em Portugal)...O PIN da Autenticação >> Serve para desbloquear o CC...(Só para quem vive em Portugal)...Vem também um Código de Cancelamento...Que provavelmente deve servir para caso de perda ou roubo do CC...
Cadastre-se ou connecte-se via Facebook para participar.