Conseguir informações de certidão de nascimento e/ou casamento.

Boa noite,

Estou tentado conseguir informações a respeito de como conseguir uma cópia da certidão de nascimento e/ou casamento da bisavó (ADELINO DA CUNHA CABRAL e JULIETA GITAHY CABRAL) da minha esposa.

Agradeço a quem puder dar uma luz, pois estamos meio perdidos.

Abraços.
Hudson

Comentários

  • @HCordeiro01

    Para que não fiquemos todos perdidos é preciso mais dados e até um pequeno relato da história do casal. Eram portugueses? Qual a filiação? Datas?
  • fXCDWpKfXCDWpK Member
    editado December 2021
    Olá, pessoal. Sou novo aqui no fórum e li as instruções para iniciantes. Eu gostaria de relatar o meu caso e saber se alguém aí mais experiente poderia me dar uma luz. Estou levantando os documentos para pedir cidadania portuguesa para meu avô, que por sua vez é neto de portugueses. Consegui quase todas as certidões necessárias dos brasileiros (inclusive a certidão de casamento do pai de meu avô, que já nasceu no Brasil mas era filho de ambos os pais portugueses). Porém, nestas certidões só constam o nome e a nacionalidade de meus tataravós, não consta a naturalidade, data de nascimento ou nada mais. Para não ficar abstrato demais, passarei aqui os dados que tenho e, se alguém tiver alguma ideia de como chegar à origem do casal, eu agradeceria muito. Trata-se da família [removido]. Meu avô [removido] era filho de [removido] (nascido no interior do estado do RJ, provavelmente na cidade de Cambuci, em 1899 ou 1900). Os pais de [removido] eram [removido] e [removido]: pela certidão de casamento dele, datada de 1934, "ambos portugueses e ambos falecidos". Ou seja, os únicos dados que tenho é que eles chegaram ao Brasil (muito provavelmente pelo porto do Rio de Janeiro, mas não sei se vieram juntos ou ele veio primeiro) até 1899, mas ninguém na família tem ideia de onde eles vieram em Portugal ou sequer quando ou onde eles morreram (pasme). Alguém aí mais experiente acha que, com esses dados, posso chegar à origem do casal por algum mecanismo de busca? Seria de grande apreço. Muito obrigado e desculpem pelo longo texto.
  • @danquaresma não esquecer q para atribuição de netos de portugueses é necessário a comprovação de laços efetivos com a comunidade portuguesa.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-nova-processos-e-acompanhamento/p1
  • Eu não tenho bons argumentos para comprovar os laços efetivos de meu avô com a comunidade portuguesa, sinceramente, mas tenho como comprovar laços de minha mãe (filha dele): ela já estudou lá, viajou para lá regularmente nos últimos anos etc. Será que isso ajudaria? Em relação a origem de meus antepassados portugueses, alguém teria alguma sugestão de onde buscar?
  • Pessoal, preciso de ajuda, caso eu não esteja pedindo ajuda no local certo, me perdoem e me orientem onde posso obter essa ajuda.
    Minha mãe é filha de Português, seu nome é Enselmito de Figueiredo, estamos tentando dá entrada na dupla cidadania, mas no consulado eles não dão orientação de como conseguir nada, não temos a certidão de nascimento do meu avô e não sabemos onde ele nasceu.
    Temos a carteira de trabalho dele aqui no Brasil, com data de quando ele chegou, com uma numeração SRE, e algumas numerações nessa carteira, mais não vejo nada como assento.
    Temos certidão de Obito dele, minha mãe foi registrada por ele, temos uma carta da mãe do meu avô q no caso Vila Verde - Seia Portugal 6270 é a unica informação q nós temos, porém não sei se ele nasceu ai ou não.
    Nome de seus pais é Elizio de Figueiredo e sua Mãe Aurora de Oliveira Borges
    Consigo seu registro para dá entrada na dupla cidadania?
  • Figueiredo,

    seu avô é da freguesia de Tourais, concelho de Seia:
    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-G5Y1-9B83?i=49&cc=1932363
  • Saudações, estava procurando minha avó nos tombo.pt, e achei uma requisição de Passaporte e confirmou que ela era de São João da Corveira, Valpaços, Vila Real, nasceu dia 22/06/1890, mas no tombo.pt, só tem registro até o dia 17/06/1890 !!! Preciso achar essa certidão para pedir a cidadania como neto !!! Alguém me indica como consigo essa certidão ???????? Obrigado !!!!
  • Renato, como vc achou essa requisição? De Passaporte?
  • @HCordeiro1

    Recebi o seu e-mail mas deu erro ao responder. Tomara que você veja o resultado da pesquisa:

    Adelino: assento 10/1878: https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1210800 - 010tdif

    Freguesia de Carragozela - Concelho de Seia - Guarda. Emigrou aos 13 anos em 1891.
    Para solicitar o assento leia as instruções: http://adgrd.dglab.gov.pt/
  • Pessoal, preciso de ajuda, meus bisavós são de Portugal Província Traz os Montes e estou precisando da certidão de casamento e nascimento de ambos em busca de cidadania para meu pai ou seja neto de: Jose Manoel Afonso nascido 21/07/1890 filho de Antonio Augusto Afonso e Balbina Rodrigues e minha bisavó Maria da Purificação filha de Americo Justino e Alexandrina Correa, no caso bisavós de meu pai. Alguém pode me direcionar aonde consigo as informações?
    Muito Obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.