DOCUMENTAÇÃO - Procedimentos para obtenção de cidadania portuguesa

Olá boa noite,

Gostaria de pedir a ajuda para saber como devo proceder para obtenção da cidadania portuguesa. Consegui encontrar os seguintes documentos:

Mãe brasileira: Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito (Todas inteiro teor e cópia digitalizada do livro)
Avó portuguesa: Certidão de Nascimento (Portugal), Certidão de óbito (Brasil)

Esses documentos são suficientes? Como devo proceder para o pedido?

Muito obrigado!

Comentários

  • editado March 2018
    @JoséJunior aqui no fórum tem diversos tópicos como proceder.De uma pesquisada e se tiver dúvidas, pergunte.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3585/atribuicao-dicas-e-informacoes-gerais/p1
  • Pesquisei nesse fórum de dicas e informações gerais mas muitos casos se confundem pela mudança da legislação e quantidade de casos diferentes. Mas se puder me ajudar minhas principais dúvidas são a respeito das documentações, no caso meus dois avós são portugueses, porém consegui apenas encontrar o documento de nascimento de minha avó (incluindo óbito e casamento). De minha mãe e eu já reuni todos os documentos possíveis. Esses documentos são suficientes? Quais formulários devo preencher?
  • @Jose_junior vc vai precisar transcrever o casamento dos avós portugueses se eles foram casados no Brasil. Nesse caso vai precisar da certidão de nascimento do seu avô tb.
  • Boa tarde @ José_Junior fiz uma pesquisa neste Forum sobre a documentação necessária, no meu caso, sobre o AVÔ português. Envio os documentos que estou dando entrada ainda este mês, espero que seja de utilidade para vc e a outros que estão buscando a cidadania, boa sorte:

    DOCUMENTOS PARA NATURALIZAÇÃO PORTUGUESA
    1- CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO AVÔ PORTUGUÊS (cópia simples retirada em Portugal)
    2- CERTIDÃO DE NASCIMENTO AVÓ (inteiro teor/apostilada)
    3- CERTIDÃO DE CASAMENTO DOS AVÓS (inteiro teor /apostilada)
    4- CERTIDÃO DE ÓBITO DO AVÔ PORTUGÊS (inteiro teor /apostilada)
    5- CERTIDÃO DE ÓBITO AVÓ (inteiro teor /apostilada)
    6- CERTIDÃO DE NASCIMENTO MÃE (inteiro teor /apostilada/reprográfica) filha do português
    7- CERTIDÃO DE NASCIMENTO PAI (inteiro teor /apostilada)
    8- CERTIDÃO DE CASAMENTO PAIS (inteiro teor /apostilada)
    9- CERTIDÃO DE ÓBITO MÃE (inteiro teor /apostilada)
    10- CERTIDÃO DE ÓBITO PAI (inteiro teor /apostilada)
    11- CERTIDÃO DE NASCIMENTO REQUERENTE (inteiro teor /apostilada/ reprográfica)
    12- CERTIDÃO DE CASAMENTO REQUERENTE (Inteiro teor/apostilada)
    13- CERTIDÃO DE NASCIMENTO CONJUGE (Inteiro teor/apostilada)
    14- CÓPIA DE DIPLOMA OU HISTÓRICO ESCOLAR (autenticada e apostilada)
    15- CERTIDÃO DE ANTECEDENTES CRIMINAIS DA POLICIA FEDERAL (emitida há menos de 90 dias/reconhecer firma no cartório/apostilada)
    16- CÓPIA DA CARTEIRA DE IDENTIDADE (autenticada e apostilada)
    17- LAÇOS EFETIVOS COM PORTUGAL de acordo com a nova lei tem q ter laços de efetiva ligação com a comunidade portuguesa.
    1 - A residência legal em território nacional;
    2 - A deslocação regular a Portugal;
    3 - A propriedade em seu nome há mais de três anos ou contratos de arrendamento celebrado há mais de três anos, relativos a imóveis sitos em Portugal;
    4 - A residência ou ligação a uma comunidade histórica portuguesa no estrangeiro;
    5 - A participação regular ao longo dos últimos cinco anos à data do pedido na vida cultural da comunidade portuguesa do país onde resida, nomeadamente nas atividades das associações culturais e recreativas portuguesas dessas comunidades.
    18- REQUERIMENTO PREENCHIDO e assinado presencialmente no CONSULADO PORTUGUES em BH
    19- PAGAMENTO DE TAXA 175 euros (www.irn.mj.pt)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.