Check list de documentação - processo de atribuição

editado March 2018 em Processos de Atribuição
Boa tarde pessoal, tudo certo?

Acompanho o grupo a algum tempo (embora não constume fazer posts) e acredito que eu tenha reunido todas as infs. necessárias p/ dar inicio ao processo de atribuição da minha mãe... Por isso, venho aqui pedir ajuda de vocês p/ confirmar se tudo está realmente dentro dos conformes...

Bom, segue a minha documentação

1. Formulário 1C (requerimento) - O formulário 1C deve ser impresso colorido, frente e verso em folha única e preenchido de caneta azul ou preta, em letras maiúsculas (documento sem rasuras nem traços cobrindo as partes não preenchidas) - Reconhecer firma por autenticidade, o documento deve ser datado e assinado em frente ao oficial do cartório.

2. Certidão de nascimento (PROGENITOR) – Cópia simples

3. Certidão de nascimento (REQUERENTE) - Emitida a menos de 1 ano do tipo reprográfica, com firma reconhecida de quem a assina e apostilada + Certidão de inteiro teor caso a reprográfica esteja inelegível (essa não precisa apostilar)

4. Documento de identidade (REQUERENTE) - Cópia autenticada do documento de identificação (Carteira de identidade) - apostilada

5. Vale postal no valor de 175 euros - Os Correios estão recusando enviar vales postais para pessoas jurídicas, então quando chegar na agência dos correios diga que quer fazer um vale postal internacional para manutenção de residentes e de o nome da IRN como se fosse o nome de uma pessoa, não mencione que é uma pessoa jurídica. Solicite o vale postal em EUROS na cotação de vale postal internacional. Peça uma segunda via para enviar junto com os documentos e não esqueça de preencher o formulário com o número do vale postal.


Por favor, algo está faltando? Quanto ao envio, estou entre a CRC de Tondela e a ACP de Porto – O que vocês acham?

Obrigado pessoal, espero que meu post também ajude quem está começando o processo agora.

Comentários

  • @Rafael parece tudo correto.Só enviar.
  • Olá! Vou iniciar o processo da nacionalidade da minha mãe para em sequencia iniciar o eu. São esses os documentos ou precisa de algo mais? Como que funciona o vale postal e o envio dos documentos? Atualmente é melhor enviar para onde?

    Obrigado a quem puder me ajudar!
  • @lcrevilari,

    veja na página principal do fórum, nos tópicos fixos, informações sobre vale postal, endereços e como preencher o 1C:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

    Considerando que sua mãe pedirá a nacionalidade pelo progenitor, certo?
  • lcrevilarilcrevilari Member
    editado March 2018
    Certo @Marcia, solicitarei primeiro para a minha mãe.

    Os documentos necessários para envio são apenas esses acima?
  • @lcrevilari,

    os documentos necessários são:
    - certidão reprográfica da sua mãe, apostilada
    - cópia autenticada e apostilada do RG da sua mãe
    - modelo 1C, com assinatura reconhecida por autenticidade
    - vale postal de 175 euros
    - cópia simples da certidão do português (ou indicação do numero do assento no 1C)

    Observe que o português deve estar casado em Portugal (casamento transcrito). Caso contrário, terá que transcrevê-lo. A exceção é se o português casou-se com não portuguesa e foi o declarante na certidão da filha. Neste último caso, devem enviar o processo para o ACP.
  • Oi gente, boa tarde.
    A cidadania da minha mãe saiu por Ovar, demorou um pouco, então quero fazer pela ACP. Eu já tinha tirado os meus documentos pelo Brasil, mas como a da minha mae demorou eu vou ter q solicitar novamente minha certidao de inteiro teor e apostilada. Minha duvida é a seguinte, eu ja estou em Portugal, minha mae irá me enviar minha certidao nova porém eu tenho que autenticar a xerox do documento que está comigo, consigo fazer isso por aqui, tem que ser pelo consulado brasileiro? A outra questao é quanto a assinatura presencial do formulário. Isso é realmente necessário? E como ja estou aqui, como eu faria isso? Se alguém puder dar uma luz, agradeço muito.
  • @brunabrigido terá q transcrever o casamento da sua mãe antes de dar entrada no seu processo
  • @vlad e @marcia,

    Com base na experiência de vocês, qual das CRCs está com um tempo melhor de resposta, Tondela ou a ACP de Porto??

    o formulário 1C realmente não precisa de apostilamento né?
  • @Rafael Galante,

    ACP.
    Modelo 1C não é apostilado, e nem autenticado. Apenas se reconhece assinatura por autenticidade nele.
  • @marcia

    Obrigado marcia... você sabe se eles fazem algum tipo de validação dos docs. antes de eu enviar pelo correio??? Por exemplo, se eu scanear todos os docs, eles conseguem validar se está tudo ok?
  • @vlad e @marcia

    Por favor, estou mais uma dúvida antes de enviar os documentos da minha mãe...

    A minha avó é portuguesa e foi casada com um brasileiro, hoje é viúva. Referente ao documento dela, tenho esses 3, qual eu devo enviar a cópia?: REGISTRO DE NASCIMENTO, CÉDULA PESSOAL ou INSCRIÇÃO CONSULAR?
  • @Icrevilari registro de nascimento.
  • @vlad, mas será que não tem problema quanto ao sobrenome? Pois no Registro de Nascimento está com sobrenome de solteira, obviamente...

    Obrigado mesmo!
  • @icrevilari..terá q enviar uma cópia da certidão de casamento de inteiro teor apostilada para comprovar a mudança de nome.
  • Pessoal,
    Uma dúvida, meu irmão tirou a cidadania a uns 20 anos atrás mais ou menos, será que nesse tempo tinha que transcrever o casamento da minha mãe? Segue um link com uma foto do verso da certidão de casamento no Brasil, será que esses carimbos significam a transcrição ? Estou na duvida se tenho que transcrever o casamento dela ou não para tirar a minha cidadania.
    Link da foto: https://s26.postimg.org/z2fm6quft/file-1_1.jpg
  • Ela não tem certidão de casamento, apenas aqueles 3 documentos que eu citei... será que pode dar algum problema caso eu não envie a de casamento?

    Na inscrição consular dela está como casada, e está escrito “Cédula Pessoal nº xxxxx Passada” e “Certidão de Casamento n° xxxxx Passada”.

    Eu poderia enviar uma cópia da certidão de mascimento e uma da inscrição consular. Será que dá certo?
  • @Icrevilari.Envie a certidão de óbito se não tiver a de casamento.A inscrição consular tb serve.
  • Bom... então vou enviar a certidão de nascimento e a inscrição consular, espero que de certo!
  • Pessoal,

    Sobre o documento de identidade, ele precisa necessariamente ser o RG ou pode ser a CNH? Existe um prazo de valildade do documento? Algo em específico com esse doc, que devamos tomar cuidado?
  • lcrevilarilcrevilari Member
    editado March 2018
    Outra dúvida.. se na Inscrição Consular da minha avó está como como Casada, e está escrito “Cédula Pessoal nº xxxxx Passada” e “Certidão de Casamento n° xxxxx Passada”, isso não significa que o casamento foi transcrito, correto? Hoje ela é viúva... O casamento certamente não está transcrito em Portugal... Estou com medo de enviar para ACP e dar problema, o que acham?
  • @Rafael Galante, tem que ser RG com até 10 anos de emissão.
  • Obrigado icrevilari

    Enviei um email p/ a conservatória do registro civil de barcelos p/ confirmar se o nascimento do meu avó já havia sido informatizada e recebi a seguinte resposta:


    Bom dia,
    O assento de nascimento de seu avó, está informatizado sob o nº
    Joaquim Ferreira xxxxx Registando Assento de Nascimento xx/2016 SIFF - CRCPCom Arcos Valdevez


    Achei estranho esse ano de identificação de 2016.... está certo mesmo? Como tenho a confirmação da informatização, eu devo colocar qual informação no formulário 1c?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.