ACP - Presencial/Portador - Vale Postal

Boa tarde,
vou enviar a documentação referente a atribuição de nacionalidade do meu sogro, para que um amigo de Portugal entregue no balcão do Arquivo Central do Porto.
É possível? O portador precisa ter procuração ou pode somente entregar?
Pelo que tenho visto, a entrega presencial está sendo mais rápida do que o envio pelo correio, confere?
Desta forma, gostaria de saber se posso fazer um vale postal e enviar cópia do comprovante junto da documentação. Alguém sabe me informar?
Preciso dessa informação para marcar o campo do quadro 5 - Formulário 1C para reconhecer firma por autenticidade no cartório.
Obrigada

Comentários

  • @yoko ACP não está aceitando procuradores q não são parentes.Sugiro mandar pelo correio.Ele pode entregar apenas como emissário se for pessoalmente.
  • yokoyoko Member
    @Vlad Pen seria apenas para entregar, acho que como emissário mesmo. Vou fazer um envelope com todos os documentos prontos e assinados pelo requerente. Será que aceitam?
    E outra dúvida é como fazer o pagamento. Posso fazer um vale postal mesmo não postando pelo correio e sim enviando por um emissário?
  • editado March 2018
    @Yoko , faça o vale postal aqui pelo correio e coloque uma copia dentro do envelope junto com os documentos. Caso a conservatória recuse a receber.,peça para o amigo ir a uma Ag.dos correios lá em Portugal e postar.
  • yokoyoko Member
    @Vlad Pen obrigada pela ajuda. Depois informo o resultado para contribuir com as discussões e dúvidas.
  • yokoyoko Member
    @Vlad Pen , mais uma dúvida quanto ao pagamento: o emissário que vai levar os meus documentos pode pagar em dinheiro vivo? Você sabe se o ACP aceita?
    No caso de pagamento em dinheiro, não marco nada no formulário 1C?
  • @Yoko acho q como emissario ,a ACP não vai aceitar pgto em dinheiro
  • @Vlad Pen então as conservatórias não aceitam pagamento em dinheiro? Há como fazer um vale postal já em POrtugal?
    Obrigada!
  • @Camila Távora

    As conservatórias aceitam pagamento em dinheiro quando é o próprio a entregar a documentação ou parente próximo com procuração.
    Faça o vale postal aqui no Brasil como o @Vlad orientou
  • Oi gente, vou dar entrada no processo de atribuição da minha através de procuração lá na ACP Porto. Tudo bem eu levar em dinheiro, tanto o valor da transcrição do casamento quanto da cidadania, certo?
  • ACP aceita sim pagamento em dinheiro e multibanco por terceiros que apenas entregam o processo!!!
  • @renataMA nao faça por procuração, sai bem mais caro

    o requertente assina o 1C e quem for lá no dia apenas entrega os docs e paga
  • @pedrokormann não sabia disso, obrigada pela dica, mas então o que seria exatamente solicitar por procuração? E outra coisa, eles cobram a mais por isso?
    Eu é que vou e farei isso, entrego os documentos e pago a taxa.
  • Outra coisa @pedrokormann, isso vale pra qualquer conservatória? Porque estou em Lisboa e pensei dar entrada em outras conservatórias como Setúbal ou Sintra.
  • @Renata não entre em conservatórias desconhecidas.
  • @vladpen não irei, vou fazer a transcrição do as amento dos meus pais em Almada e depois vou dar entrada na ACP pessoalmente
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.