Averbação Divorcio | Nascimento sem casamento

Bom dia pessoal,

Lendo alguns tópicos aqui do forum, me atentei a minha situação. Estou bem no inicio dos tramites, ainda aguardando a transcrição de meus bisavós, para depois fazer a nacionalidade de meu pai e depois finalmente a minha.

Porém, já quero adiantar esta dúvida que tenho.

Meu pai, se casou com sua primeira mulher, e teve 1 filho.
Depois se separou. Após alguns anos, conheceu minha mãe, e assim, nasceram eu (1988) e minha irmã (1977).

Porém só foram se casar no papel 1 ano após meu nascimento, em 1989.

Pergunto, para todos os efeitos, meu pai era divorciado quando eu e minha irmã nascemos.
Então, pelo oq entendi, eu apenas teria que:

1) Transcrever o primeiro casamento do meu pai.
2) Transcrever seu divorcio.

Assim, ignorando o casamento dele com minha mãe, já que só ocorreu 1 ano depois.
Essa linha de pensamento está correta?

Comentários

  • @Nathan os portugueses são seus bisavós? Seu avô ou avó filho do português são vivos? Quem declarou a sua patermidade?foi até 1 ano de idade?
  • @Vlad Pen

    Minha bisavó é portuguesa de Viseu, e meu bisavó é brasileiro. Meu avô e avó são falecidos.
    Meu pai foi declarante. Antes de 1 ano de idade.

    Mas Vlad, veja bem, estou fazendo a transcrição dos meus bisavós, para dar entrada no processo de atribuição de meu pai, que é neto. Assim, quando meu pai virar português, eu tenho que tramitar o casamento e divorcio dele.
  • @leorjgj

    já tinha lido este tópico, mas não trata especificamente do meu caso, eu fiquei perdido.
  • @Nathan Muniz,

    quando concluído o processo do seu pai, ele será português originário.
    Assim, vc poderá solicitar sua nacionalidade, se ele foi seu declarante, através do ACP, sem transcrever nenhum casamento (e se sua mãe não for portuguesa). O seu meio-irmão (do segundo casamento) também terá a mesma opção, se seu pai tiver sido declarante dele.

    Lembro, entretanto:
    - para o processo de atribuição, os netos têm que provar as ligações efetivas com Portugal
    - se a esposa atual do seu pai quiser a nacionalidade, ou se ele for morar em Portugal, terá que transcrever todos os atos civis, seguindo a cronologia correta (transcrição do primeiro casamento, homologação do divórcio, transcrição do segundo casamento)
  • @Marcia
    Muito obrigado por sanar minha dúvidas, agora fiquei muito mais tranquilo. E sim, ele foi declarante de meu nascimento. Quanto aos laços, estou a par da situação, porém, está complicado saber oq eles entendem como essa ligação. A principio, vou apresentar viagens a Portugal, participação em festas em casa portuguesa, etc.

    @Vlad Pen
    Vou dar uma olhada e já iniciar os preparativos. Obrigado.

  • @Nathan Muniz,

    é um começo.
    Mande fotos, registros das viagens (da empresa aérea), de tickets do metro, de atrações turísticas, tudo que tiver.
    Quanto à participação em festas em casa portuguesa, seria bom ter uma declaração do presidente da casa, além das fotos.
  • @Marcia

    Obrigado pelas dicas! Vamos tentar elaborar ao máximo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.