Documentação

Olá
Consegui cópias de certidão de casamento e óbito de minha avó já atualizadas com dados de nascimento em Portugal pois um tio ja fez a atribuição. Agora pra fazer de meu pai preciso dos documentos de meu pai e o formulário somente ou mais alguma coisa?
Estou um pouco confuso...

Grato desde ja pela ajuda!!!!
«1

Comentários

  • @Onionsc para a atribuição do seu pai , vc precisa do assento de nascimento da sua avó
    Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada do seu pai
    Cópia do R.G.apostilado
    Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade.
    Vale Postal de € 175 euros.
  • Obrigado @Vlad Pen
    Na Certidão de Casamento de minha avó já consta data, local, freguesia, etc, será que isso já serve como comprovação?
    Desculpe minha ignorancia, mas como é feito o vale postal?
    Posso mandar direto pra Portugal sem passar pelo consulado?

    Muito obrigado mais uma vez!!!!
  • editado March 2018
    @Oniosc vc precisa do assento de de nascimento. A certidão de casamento não serve.Sugiro q va fazendo por etapas. Primeiro consiga a certidão de nascimento do português. Não só pode, como deve mandar direto para Portugal.
  • Obrigado @Vlad Pen...
  • Bom sou brasileiro. Tenho 35 anos. E minha mãe natural de Portugal foi embora qndo eu tinha 1 ano. E faz 2 anos q encontrei ela. Gostaria de saber se ta facil tirar minha cidadania. Já que ela está viva e eu sou registrado no nome dela.
  • editado March 2018
    @Emerson ..foi sua mãe q reconheceu sua paternidade.? foi declarada até um 1 ano de idade?Ela era casada quando vc nasceu?
  • Oi gente
    Estou com a certidão de nascimento de minha avó pra fazer atribuição de meu pai.
    Solicitei a certidão de meu pai porém foi preciso fazer um registro tardio. O Cartório fez essa certidão inteiro teor com nome de minha avó de solteira, de Portugal.
    Por ser o documento mais novo, fizemos o rg e tbm foi o nome de solteira dela. Apesar de estarem corretas as informações, pode ser feito assim??? Ou teria q ser com nome de casada?
    Um irmão de meu pai fez a atribuição pelo consulado, e averbou casamento e óbito. Posso fazer do meu pai
    diferente do irmão, diretamente por conservatória com esses documentos?
  • @onionsc,

    Postagens duplicadas atrapalham o fórum.
  • onionsconionsc Member
    editado April 2018
    @marcia

    desculpe, estou tentando encontrar uma resposta, como devo fazer?
    não sei bem onde devo abordar esse assunto e estou muito confuso com ele.
    resolvi criar um topico pois não encontrei nada parecido com meu problema...
    preciso de ajuda.
    vc pode me ajudar?
  • editado April 2018
    @Onionsc os nomes da sua avó estão como solteira na certidão de nascimento do seu pai.Pelo q entendi vc tem q averbar o casamento da sua avó na certidão de nascimento de seu pai para ficar correto e pedir uma nova certidão de nascimento do seu pai.Quando enviar documentos de atribuição..envie junto a certidão de casamento dos avós para confirmar a mudança de nome.
  • @Vlad Pen
    Obrigado amigo.
    Então esse RG terá que ser feito novamente né?
    nas certidões que meu tio utilizou pra atribuição, consta um sobrenome a mais na certidão de óbito, ele relata que o nome de casada dela era o que está na certidão de óbito, e averbou essas certidões no consulado...
    A oficial do cartório diz que existe 3 nomes na base de dados que eles tem autonomia pra usar, porém não sabemos qual deve ser enviado na certidão de nascimento de meu pai.
  • @onionsc,

    Posso ajudar, claro.
    Mas fale sobre esse registro tardio. Seu pai foi registrado por quem e com quantos anos de idade? Em que ano nasceu?
  • @marcia
    Meu pai nasceu em 1940 e foi registrado no primeiro ano de vida. A pagina do livro onde deveria constar o registro não foi encontrada pela oficial, daí então a oficial pediu permissão ao juiz pra que fosse feito um registro tardio e registrado no livro pra que tivéssemos a copia reprografica. O juiz autorizou pois a certidão de nascimento original estava arquivada no cartório. A oficial refez então esse registro no livro baseada em dados de certidões emitidas no mesmo cartório pelo meu tio, onde o nome de minha avó apareceu originalmente como ela nasceu em Portugal, ou seja ela utilizou o nome de minha avó como de solteira. Com essa certidão em mãos, estivemos no poupa tempo e acabamos mostrando, ou seja, fizeram o RG novo com o nome de minha avó de solteira também.
  • @vladpen
    esse RG que fizemos terá que fazer novamente com o nome de minha avó de casada??
  • @onionsc,

    entendi. Seria bom se tivesse uma declaração do cartório, alegando porque foi feito esse novo registro.
    Sinceramente, acho que isso pesará muito contra ele. Terá que explicar direitinho que o cartório "perdeu" a folha do livro, para que não entendam que ela nunca existiu. A questão de ser registrado no primeiro ano de vida é essencial.

    Sim, terá que atualizar o RG em algum momento.
    Ou atualizam agora ou na hora de transcrever o casamento de sua avó.
    (note que se o casamento estiver averbado na certidão de nascimento dela, terão que pedir novo RG de qq maneira agora).
  • @Marcia
    Entendi!
    Bom, vou conversar no cartório a respeito dessa declaração.
    O casamento de minha avó já foi averbado em Portugal bem como óbito, já que meu tio já fez a atribuição dele.
    Quanto à nomes diferentes de solteira e casada, mando as certidões averbadas junto certo?
  • @onionsc,

    sim, seria bom enviar as certidões com o casamento averbado.
  • onionsconionsc Member
    editado April 2018
    @Marcia
    No cartório existe a certidão original de nascimento de meu pai. Vale a pena enviar cópia autenticada?
    Ela possui algumas divergências de letras nos nomes de meus bisavós. E o nome de minha avó portuguesa está sem sobrenome.
    Assim: filho de Belmiro Adão de Macedo e Maria Albina.
    Na verdade o nome de casada é Maria Albina Marques de Macedo.
    Acredito que possa ser editado e emitido uma via....será???
  • @onionsc,

    vale a pena sim, para provar que ele foi de fato registrado antes de completar 1 ano de idade.
    Você teria que pedir a certidão de inteiro teor (digitada) para ver como sai.
    E de qq maneira, enviar a tal declaração do cartório, para evitar qq problema.
  • @Marcia
    Obrigado pela força
    Amanhã farei as solicitações!
  • @onionsc,

    vamos nos falando. Boa sorte!
  • onionsconionsc Member
    editado April 2018
    @Marcia
    É preciso legalizar a certidão no consulado antes de enviar pra Portugal ou não mais?
    Obrigado
  • @onionsc as certidões não são mais legalizadas no consulado, agora são apostiladas em cartório.
  • @Vladpen
    Entendi!
    Obrigado
  • @Marcia
    Peguei a Certidão original de meu pai, há alguns erros de letras, mas o erro pior é no sobrenome da avó paterna dele, está errado. No caso ela é mãe do meu avô, e a portuguesa é minha avó...será que convém enviar junto? Ajuda ou atrapalha...rsrs
  • @onionsc,

    pode me passar os erros, para te dizer melhor?
    Se preferir, escreva inbox.
  • @Marcia
    Passei inbox...
    Obrigado!!!!!
  • Olá, alguém pode me informar se eu devo mandar pra conservatória o assento do meu avô que eu recebi de Portugal ou eu envio uma xerox?
  • @mfmargarido se for assento anterior a 1911 ( não informatizado)vc tem q enviar a cópia original.
  • AdrianoSilvaAdrianoSilva Member
    editado April 2018
    Ola amigos estou buscando informações sobre meu caso tenho obtido poucas na internet alguém sabe como mandar esse processo como meu pai não foi casado com minha mãe apenas me registrou como filho quando ainda menor.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.