Abertura de processo de cidadania em Portugal

Olá pessoal, gostaria de solicitar ajuda no que se diz respeito a entrada no processo de solicitação de cidadania portuguesa direto em Portugal, dei uma pesquisada e vi que na cidade do Porto o processo é bem mais rápido que no consulado brasileiro aqui no Rio de Janeiro. Através do próprio site do consulado aparece uma lista de documentação para dar entrada, sabem dizer se é o mesmo documento solicitado na cidade do Porto? E outra coisa no caso minha avó que é portuguesa, eu já consegui fazer a circunscrição do casamento dela, e em relação a documentação dela acredito estar ok. Mas para chegar em mim ainda tem o meu pai, como eu vou sozinho, tenho que fazer o processo dele primeiramente, vocês sabem dizer se tem problema para eu dar entrada no processo sem ele em Portugal?

Comentários

  • @Leonardo Rio Portugal

    Vc irá fazer o processo de Atribuição de Nacionalidade.

    Documentos para atribuição:

    1. Tipos de certidão aceitas para processos de atribuição e documentos de identificação:
    - Certidão do registo de nascimento do interessado, se possível, de cópia integral e emitida por cópia reprográfica, com firma reconhecida do notário que a assina e apostilada Esta certidão deve provar que a filiação relativamente ao progenitor de nacionalidade portuguesa (pai ou mãe) foi estabelecida durante a menoridade do interessado, caso não esteja legível, juntar 1 certidão de inteiro teor com firma reconhecida.
    - Cópia devidamente autenticada do seu documento de identificação (passaporte que contenha filiação ou RG com menos de 10 anos), e apostilada.
    - Modelo 1C preenchido e assinado, com a assinatura reconhecida presencialmente em consulado ou por autenticidade em cartório. Link para Modelo 1C:
    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/MODELO_1C_2009.pdf?nocache=1248254798.75
    - certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa, ou indicação de seu assento
    - Vale Postal no valor de 175,00 € ou pago no próprio local.
    Aqui sugerimos que vc faça esse processo pelo Arquivo Central do Porto/ACP
    Você pode entregar pessoalmente.

  • Olá
    Tenho a certidão de casamento de minha avó (Portuguesa) já com os dados de nascimento em Portugal.
    Tenho também a certidão de óbito com todos os dados de Portugal, pois um tio já fez a atribuição.
    Devo anexar os documentos de meu Pai juntamente com o formulário ou falta algo?
    Faço pelo consulado ou envio diretamente para Portugal?
    estou um pouco perdido

    Obrigado pela ajuda
  • @onionsc

    Leia o tópico acima, tem todas as informações que vc precisa
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.