Processos de conversão para netos já naturalizados

1252628303148

Comentários

  • Também tenho a mesma dúvida que eduardofranco1979 - "Alguém tem conhecimento de algum pedido de convolação onde o português naturalizado utilizou a identidade brasileira e não o CC ou Passaporte Português?".

    Alguém sabe responder???
  • @Rafael a identidade brasileira é aceita.
  • Obrigado Vlad,
  • Senhores
    Estou tentando acompanhar o processo de convolacao de minha mãe Carmen Duque, que demos entrada em nov/2018. Qual o site que posso acessar para acompanhar esta evolução??? Tenho que informar o numero do processo???
    Grato

    L uiz Duque


  • Caros amigos, é com satisfação e felicidade que informo a conclusão do processo do meu pai. Demos entrada com pedido presencialmente na conservatoria de Lisboa no dia 18/12/17 e foi concluido hoje 08/08/19.
    Força! Espero que os demais amigos tambem possam receber a notificaçao em breve! Temos de ser pacientes e perseverantes!
    Agora eu e minha irmã daremos continuidade com as seguintes etapas para obter nossa cidadania.
    Algum amigo do fórum saberia dizer em qual lugar de Portugal o processo de cidadania esta a caminhar mais rápido? Pelo que sei o AC Porto é o mais indicado.
    Desde já, muito obrigado a todos.
  • @Rodrigo Trujillo! Parabéns pela etapa concluida!
  • Boa noite!

    Para fazer a convocação para originária de portugueses naturalizados ainda é só na CRC de Lisboa?

    Outra dúvida, uma vez realizado o pedido de atribuição da nacionalidade de quem já é português naturalizado e ela sendo deferida, a averbação no assento de nascimento é automática ou o português ainda vai precisar requerer?

  • Olá Eduardo! Sim, infelizmente somente por Lisboa. O assento é automático quando ocorre a conversão. Boa a sorte!
  • Boa tarde pessoal , estou tentando consultar o processo no site e está dando erro, está acontecendo com mais alguém?
  • @Sergio Miranda, sim, está dando erro para todos. Deve estar em manutenção ou fora do ar, por causa da greve!
  • Boa dia, estou tentando consultar o processo no site e está dando erro desde ontem, alguém tem informação de quando o site será normalizado?
  • Sério @Marta...?
    Leia a postagem imediatamente anterior á sua...
  • Bom dia, estou acompanhando o processo de convolação da avó do meu companheiro, ela recebeu o seguinte e-mail : O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.

    Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 13/08/2019, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo. Tenho uma dúvida: quando é concluída a convolação é gerado um novo número de certidão eletrônica de nascimento ou é averbado na certidão anterior? O casamento dela já foi averbado também, tudo consta nessa certidão eletrônica de nascimento ou existe um outro número de certidão para essa averbação de casamento? Agradeço desde já a atenção de todos! Ps- o pedido de convolação foi iniciado presencialmente na CRC Lisboa, em 27/4/2018. Boa sorte a todos os futuros portugueses!
  • @Princia Muniz...

    Quanto ao processo da Avó...Cuja notificação de conclusão já está a caminho do endereço informado no formulário de requerimento da Nacionalidade Portuguesa dela...
    Ao final do processo de conversão da Nacionalidade Portuguesa...Também tratada como "Convolação"...A informação sobre a alteração da Nacionalidade Derivada...(Aquisição)...Para a Nacionalidade Originária...(Atribuição)...É anotada no Assento de Nascimento original na forma de Averbação/Averbamento...

    Referente ao registo do Casamento...Após a conclusão da Transcrição do Casamento...A anotação também entra como Averbação/Averbamento no Assento de Nascimento Original...Porém também é gerado um Assento de Casamento que é enviado para o endereço do requerente após a conclusão do processo...
    Também será possível obter o Assento de Casamento pelo civilonline.pt mediante o pagamento de 10,00 euros...

    https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/

    Uma pergunta...Houve alguma solicitação da parte de vocês para que esse processo fosse tratado com prioridade...?
  • Oi pessoal, TERMINADO!
    O meu processo de Conversão(Convolação) finalmente foi terminado pela CRC Lisboa.
    O Interessante é que até o dia 09/08/2019 constava em análise(bolinha verde no nº3), pulando nesta data para a bolinha verde de nº5.
    O Site do IRN ficou fora do ar até ontem, sendo que hoje, ao pesquisar, consta a bolinha verde no nº7,TERMINADO.
    Início: 31/03/2018;
    Término: 13/08/2019
    Tempo de duração do Processo: 17 meses
    Neste dia e nesta hora de imensa alegria, agradeço à todos os Moderadores e participantes do Forum, pois os comentários foram de fundamental importância para que o Processo tivesse êxito!
    Força, Fé e Esperança a todos que estão na espera da conclusão dos seus Processos!
    Um abraço!
  • Parabéns pela conquista @Marco...

    Uau...!!!
    Duas postagens sobre finalização de processos de conversão da nacionalidade em poucas horas...!!!
    Parece que as coisas começaram a caminhar em Lisboa...Espero que continue assim...!!!
  • Parabéns Marco pelo êxito no seu processo de convolação , oque acho estranho e a data de entrada 31/03/2018 , o meu processo e de 07/02/18 e estou na fase 4 bolinha vermelha .
    Acredito que deve estar uma bagunça irn .
    Temos que tomar cuidado para que não percam nossos documentos.
    Tudo de bom p vc e aproveite a nova nacionalidade.
  • Nilton Hessel
    Obviamente havia lido a anterior, por isto postei no dia posterior.
  • Acabei de consultar o site e o meu processo esta na fase 4 (bolinha marrom), dei entrada em março de 2018.
  • @Nilton Hessel não houve nenhum pedido de prioridade. A requerente é idosa (83 anos), mas creio que grande parte também seja. Demos entrada pessoalmente em Lisboa, não sei se isso adiantou um pouco as coisas... demorou 15 meses.
  • Não acredito que o fato de dar entrada pessoalmente possa adiantar alguma coisa em relação a prazos de conclusão @Princia...
    Mas é bom saber que os prazos de conclusão desses processos de conversão da Nacionalidade estão diminuindo...Tomara que essa tendência continue...
  • @Pessoal Há processos de Novembro e Dezembro de 2017 e Janeiro de 2018 que que ainda não foram finalizados.
  • @VladPen o processo do meu avô é de dezembro/2017 , fase 4 ,às vezes acho que a bolinha é marrom às vezes laranja escuro haha , talvez na primeira semana de setembro eu solicite o assento dele para ter certeza que foi ou não finalizado
  • Prezados , é com uma tremenda alegria que comunico a conclusão da convolacao do meu avô , enviamos os documentos em dezembro/2017 , não sei exatamente quando foi numerado e hoje foi concluído , quero agradecer todos os moderadores e participantes do fóruns, sem a ajuda de vocês eu não estaria celebrando uma vitória hoje , estou esperando apenas ser criado o registo na certidão dele , agora irei tirar o da minha mãe e depois finalmente o meu , alguém sabe qual CRC está mais rápido para atribuição?
  • @Sérgio..parabéns pela conversão de nacionalidade do seu avô. Envie o processo da sua mãe para ACP do Porto.
  • Parabens Sergio!
    Sobre a atribuição, fui ontem mesmo 21/08 a AC Porto com meus documentos para dar entrada no pedido e foi me informado que esta com um prazo de 4 a 5 meses.
    Saí de lá satisfeito pois meu processo ja foi numerado e estou com meu numero para acompanhar o processo de atribuição online.
  • Parabéns Sérgio mas uma vitória para o inscritos no fórum e aos que possuem processo de convolação. Este resultado nos dá animo para aguardarmos os nossos.
    O meu processo e de fevereiro de 2018 está se aproximando.
  • Obrigado pessoal , alguém sabe informar quanto tempo em média a averbação no assento do meu avô será criado? Pela empolgação de ontem , solicitei a certidão dele pelo civil online e não consta a averbação ainda
  • editado August 2019
    Parabéns pela conquista @Sergio...

    O problema é que nesses tempos de turbulência por conta das greves fica difícil prever...Sem contar que ainda vai levar umas semanas para que os quadros de pessoal voltem á "normalidade" após as férias de verão...Há relatos de processos de Atribuição finalizados há 6 Meses...E ainda não tiveram os Assentos gerados...

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/205350/#Comment_205350
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.