Nacionalidade

Luc RibeiroLuc Ribeiro Member
editado March 2018 em Processos de Atribuição
Boa tarde,

Por favor, estou no início do processo de nacionalidade portuguesa. Meu pai é português e minha mãe brasileira, o casamento deles já foi transcrito.
Gostaria de saber como dar continuidade no processo sem usar o consulado, pois é impossível a marcação. Quais são os documentos necessários? E para qual endereço enviá-los?

Obrigada.

Comentários

  • @Luc Ribeiro

    Documentos para atribuição:
    1. Tipos de certidão aceitas para processos de atribuição e documentos de identificação:
    - Certidão do registo de nascimento do interessado, se possível, de cópia integral e emitida por cópia reprográfica, com firma reconhecida do notário que a assina e apostilada Esta certidão deve provar que a filiação relativamente ao progenitor de nacionalidade portuguesa (pai ou mãe) foi estabelecida durante a menoridade do interessado, caso não esteja legível, juntar 1 certidão de inteiro teor com firma reconhecida.
    - Cópia devidamente autenticada do seu documento de identificação (passaporte que contenha filiação ou RG com menos de 10 anos), e apostilada.
    - Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida presencialmente em consulado ou por autenticidade em cartório. Link para Modelo 1C:
    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/MODELO_1C_2009.pdf?nocache=1248254798.75
    - certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa, ou indicação de seu assento
    - Vale Postal no valor de 175,00 €
  • Obrigada @shamar!

    E como fico sabendo para onde enviar?
  • Sugiro que vc envie para o Arquivo Central do Porto/ACP

    o endereço tanto para enviar os documentos como para o vale postal é o mesmo
    • Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.