Nome de solteira x nome de casada

Pessoal boa tarde!
Eu, minha irmã e minha mãe estamos começando a juntar os documentos necessários para tirarmos nossa nacionalidade portuguesa.

Meu avô é português nato vivo. E é o declarante na certidão de nascimento da minha mãe. Pelo que li aqui no fórum, não precisamos transcrever o casamento dos meus avós e não teremos maiores dificuldades em conseguir a nacionalidade da minha mãe.
Porém nas certidões de nascimento da minha irmã e minha consta o nome de casada da minha mãe e hj em dia ela está separada.
Minha dúvida é a seguinte. Será que se nós retificarmos nossas certidões para que fiquem com o nome de solteira da minha mãe conseguiríamos evitar de ter que casa-la e divorcia-la em Portugal?
Bastaria apenas conseguir a nacionalidade da minha mãe e com nossas certidões constando o nome dela de solteira, solicitar a nossa. Na minha certidão minha mãe foi a declarante e na da minha irmã foi o meu pai.
O que me sugerem?
Desde já agradeço.

Comentários

  • editado March 2018
    @Thayane..primeiro é preciso fazer a atribuição de nacionalidade da sua mãe.Depois do processo concluido aí é dado entrada no processo seu e da sua irmã.Se o nome da sua mãe estiver diferente entre a certidão de nascimento e o documento de identidade é necessario ela enviar a certidão de casamento para comprovar essa mudança do nome.Não é preciso transcrever o casamento dos seus avós se o processo for feito em ACP.Depois de concluído o processo da sua mãe, será preciso transcrever o casamento dela em Portugal.Nào é preciso retificar sua certidão de nascimento.
  • @Vlad Pen muito obrigada por responder. Mas a questão é a seguinte:
    minha mãe hoje está separada e usa seu nome de solteiro em seus documentos. Porém na minha certidão de nascimento consta o nome dela de casada.
    Pelo que entendi, o correto seria fazer primeiro a atribuição da minha mãe e depois transcrever seu casamento. A partir dai fazer a atribuição minha e da minha irma. So que assim depois teriamos que separar-la em Portugal, uma vez que meu pai já formou outra familia.
    Mas o que é mais facil? Fazer um divorcio em Portugal ou trocarmos o nome dela em nossas certidoes de casamento e não precisarmos transcrever seu casamento para Portugal?
    Não sei se ao trocarmos seu nome em nossas certidoes causamos algo que nos impeça de conseguir nossa nacionalidade por atribuição.

    é meio confuso... espero que tenha conseguido me fazer entender. Obrigada pela atenção.
  • ****Mas o que é mais facil? Fazer um divorcio em Portugal ou trocarmos o nome dela em nossas certidoes de NASCIMENTO e não precisarmos transcrever seu casamento para Portugal?
  • editado March 2018
    @Thayane sua mãe obrigatóriamente terá q transcrever o casamento em Portugal depois da nacionalidade dela concluida para vc e sua irmã poderem pedir a nacionalidade ..isso é obrigatório. Vc e sua irmã nem tem q transcrever o divórcio e nem mudar seu nome e da sua irmã na certidão de nascimento.O sobrenome do seu pai permanece.Entendeu?
  • @Vlad Pen entendi sim. Mas então minha mãe ficará casada em Portugal. Certo?
  • @Vlad Pen muito obrigada pela paciência.
    E vc sabe dizer como é o processo de divórcio? Pq meus pais não convivem bem... Essa é minha preocupação.
  • @Thayane o processo de homologar o divórcio em Portugal é mais complicado.Ela terá q contratar um advogado lá para fazer isso.
  • @Vlad Pen muito Obrigada!

    Será que justamente por ser mais complicado. Não valeria a pena tirar o nome de casada da minha mãe de nossas certidões. Retificando as certidões e deixando a como mãe solteira.
  • editado March 2018
    @Thayane, mesmo q vc averbe o divórcio da sua mãe na certidão de nascimento e casamento,a transcrição de casamento dela em Portugal é obrigatória.
  • @Vlad Pen muito obrigada pelos esclarecimentos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.