Atribuição e transcrição juntas?.ou em etapas separadas?

Sou casada. Tenho dois filhos.
Vou dar entrada no meu processo de nacionalidade. Acabei de fazer o da minha mãe e foi mais fácil pra mim pq ela nunca casou no papel com meu pai.
Mas no meu caso eu sou casada, e na minha certidão de casamento consta que eu passaria a assinar com o sobrenome do meu marido. Entretanto ate hoje (3 anos casada) nao mudei meus documentos, usando meu nome de solteira. Estou com diversas dúvidas... sobre o meu processo... eu devo providenciar meu documento com nome de casada antes de dar entrada? Neste caso, deverei transcrever meu casamento no ato de dar entrada na minha Atribuição? Uma.pessoa me disse que retroage meu nome pra de solteira e só depois eu transcrevo o casamento. Terei que transcrever mesmo pq pretendo tirar a cidadania para meus filhos tbm. Minha duvida é se faço a transcricao do meu casamento juntamente ao processo de atribuicao? Ou se posso fazer minha atribuicao sem transcrever meu casamento e so realizar esta quando for fazer a dos meus filhos.
E em relação a minha documentação. Posso usar a de solteira? Ou preciso providenciar a com nome de casada?

Comentários

  • @CatherinePlata primeiro vc faz a sua atribuição e depois de concluida , vc faz a transcrição de casamento.No Formulário 1C vc preenche o nome q está no seu documento de identidade.Se houve alteração do nome por casamento ou divórcio e essa averbação não consta na sua certidão de nascimento, vc deverá enviar junto com o processo de atribuição a sua certidão de casamento de inteiro teor apostilada. Como sua mãe não se casou ,há q ter mais provas da sua maternidade alem da sua certidão de nascimento. Ela foi a declarante do seu nascimento ou seu pai?Vc foi registrada até 1 ano de idade?nasceu antes ou depois de 1978?
  • @vlad eu nasci em 1985. Minha mae nao foi minha declarante, foi meu pai. Mas fui registrada com poucos dias de vida. Pelo que pesquisei, não preciso enviar nada mais em relação a comprovação da maternidade de minha mãe. Certo?
    Quanto ao meu casamento, até hoje não alterei meu nome de casada nos meus documentos. Estou agendada no Detran pra providenciar meu documento com nome de casada. Na certidão de nascimento de inteiro teor consta averbação do casamento?
    Estou aqui pensando: se eu enviar meu documento com nome de solteira, e preencher o formulário com nome de solteira. Posso fazer esta alteração somente qdo transcrever meu casamento?
    Ou acha melhor já providenciar tudo nesta leva de documentos da minha atribuição?
    No caso vou precisar apostilar minha certidão de casamento de inteiro teor e enviar junto aos demais documentos no processo de atribuicao. Quando eu for fazer minha transcrição de casamento precisarei tirar novamente a certidão de inteiro teor do.casamento?
  • editado March 2018
    @CatherinePlata antes de tudo sugiro conversar com a @Marcia sobre o fato da sua mãe não ter sido casada.As conservatórias estão pedindo mais comprovações de maternidade alem de somente a certidão de nascimento.
  • Meus pais regulamentaram a união deles anos e mais anos depois através de documento de união estável. Existe transcrição para Isso?
  • Pelo que consta na solicitação de documentos por Tondela, eu sendo registrada em minha menoridade, estou dentro da existência da lei. Minha duvida maior nem é quanto a isso. Minha duvida mesmo está em.torno da documentação que eu devo enviar. Se eu mandar minha certidão de casamento apostilada e etc... vou precisar enviar novamente quando transcrever meu casamento?
    Não seria mais lógico usar meu documento com nome de solteira e só enviar minha certidão de casamento num segundo momento? Para evitar gastar com a emissão do mesmo documento 2x...
  • editado March 2018
    @catherineplata..a certidão de casamento no processo de atribuição é apenas para comprovar se houve alteração no seu nome entre a certidão de nascimento e seu documento de identidade.Se não houve alteração, não precisa enviar.
  • Sim. Eu entendi. Mas então, consta na minha certidão de casamento a informação de que eu ia adicionar o sobrenome do .eu marido. Sou casada há 3 anos e até hoje não mudei minha documentação. Meu receio é mandar meu documento com nome de solteira e isso trazer complicação qdo eu for fazer a transcrição. Pq vou ter feito minha atribuição em 2018 com nome de solteira, mas estou casada desde 2015 e meu nome já deveria estar alterado.... eu não mudei minha documentação... Mas tenho receio disso ser interpretado como algo confuso na fase da transcrição do meu casamento... entendeu?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.