Duvidas sobre ordem e documentações

Estou um pouco confusa e preciso de alguns esclarecimentos.
Vou dar entrada no processo de atribuição de meu avô que é filho de português falecido.
- Tenho o registro de batismo do português, só tenho que solicitar o documento original do arquivo distrital, correto?
- Meu avô não tem mais a certidão de nascimento, logo também tenho que solicitar no cartório uma nova, correto? e depois de ter essa nova, tenho que legalizar no consulado português? Não entendi muito bem isso.
- Já vi todas as informação sobre o preenchimento do formulário 1 e nisso não tive dúvidas a princípio, só sei que ele deverá ser assinado apenas no cartório, pelo meu avô para fazer a autenticidade e também levar ao consulado português, certo?
- O português, casou e morreu aqui no Brasil, já localizei os 2 registros, eu preciso transcrever os 2? ou apenas no óbito?
- No registro de batismo do português o nome dele consta Anthero Augusto, no casamento Anthero Augusto Pires , no óbito Antero Pires, e na certidão de nascimento do meu avô, Anthero Augusto Pires, essas pequenas variações podem dar problema?
- depois de tudo acertado com as certidões brasileiras eu tenho fazer eu ainda tenho que ir no Itamaraty legalizar também?
- onde vejo o valor atualizado do vale postal?

Obrigada

Comentários

  • @Ferpirj
    A certidão de nascimento do seu avô tem que ser por cópia reprográfica e depois apostilada em cartório ( não precisa legalizar no consulado)
    O formulário 1C é preenchido pelo seu avô e a assinatura reconhecida por autenticidade em cartório( não precisa levar ao consulado)
    Se ambos os bisavós forem portugueses terá que transcrever o casamento em Portugal.Se for só o marido, faça o processo pela conservatória ACP e não precisará transcrever o casamento.O óbito não precisa.
    As certidões parecem corretas. Envie tb uma certidão de casamento dos bisavós para comprovar esse acréscimo do "Pires" no nome do seu bisavô,
    Não precisa legalizar nada no Itamaraty.
    Envio de documentos e vales postais vc ve nesse tópico abaixo.


    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos#latest
  • Essa cópia reprográfica e apostilar em cartório é o mesmo que solicitar uma 2º via no cartório?
    Apenas o meu bisavô era português, ele casou no Rio de Janeiro com uma carioca. Esse processo pela conservatória ACP significa transcrever o casamento dele lá, né?
    Me confirme se a ordem esta correta:
    1º - resolver todas as documentação brasileiras
    2º - transcrever o casamento do português
    3º - solicitar a certidão de batismo do português
    4º - enviar todos os documentos para o ACP

    Obrigada pela ajuda!
  • Para transcrever o casamento eu tenho que enviar documento por correio também? Mas o que tenho que mandar?
    Depois de tudo reunido, eu mando para a Portugal todos os documentos originais? O retorno dos documentos é feito por eles mesmo?
    Desculpe tantas perguntas, é que são muitos detalhes!
  • @Ferpirj melhor vc me chamar in box q vou lhe explicando por etapas para vc não se confundir.
  • Na lista de documentos, é pedida foto 3x4. Gostaria de saber ONDE eu colo a foto. Como devo fazer? Não tem quadro próprio para a foto no formulário D1. E, ainda, eu usei 4 laudas de formulário. Será que tenho que colar uma foto em cada folha? Daí, seriam 4 fotos 3x4?
  • @AndreiaFerroz não é necessário foto.
  • Mas, Vlad Pen, no site do Consulado do Rio de Janeiro, no link de "neto de avô português" , documentos necessários, o item 9 é "Uma fotografia 3×4, colorida e recente do interessado."
    Você quer dizer que essa lista no site do consulado está desatualizada? Ou seja, embora esteja exigindo no site, não é para mandar foto. É isso?
  • @AndreiaFerroz, os consulados sempre pedem documentos que as conservatórias não pedem.Vc é neta de português: seu pai é vivo?Recomendamos aqui no fórum não fazer os processos pelo consulado.
  • E, outra coisa, eu paguei 175Euros por cartão de crédito em 20/11/2017 por um link indicado nos Serviços online-Nacionalidade, do site do Consulado de São Paulo, favorecido IRN.MJ.PT. Acontece que houve um contratempo e não consegui enviar o pedido pelos Correios até agora.
    Eu pergunto: O QUE EU PAGUEI? NÃO SEI. Só sei que recebi um número de referência que parece servir para "protocolo" do pedido, sei lá. Que talvez já tenha expirado a validade.
    Estou estranhando que o Vale Postal também é de 175Euros. Então acho que fiz bobagem.
    Quais pagamentos temos que fazer? Pagar vale postal aos Correios de 175Euros e pagar mais 175Euros à Conservatória para dar entrada no processo em Portugal via cartão de crédito? É isso?
  • @Andreia, vc já fez o pgto de 175 euros pelo consulado? melhor me chamar in box e me explicar direito pq não entendi.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.