Preciso da certidão de nascimento do português?

Boa noite,minha esposa vai iniciar o processo de atribuição dela e pretendemos enviar os documentos para Tondela.
Minha dúvida é:
Ela tem somente a cópia da certidão de nascimento do pai que é português (falecido), precisamos correr atrás da original?

O que me deixa intrigado é que no site do irn diz que precisa http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nac-a1n1c/ e no formulário 1-C consta uma informação diferente no quadro 2 item 1.

Comentários

  • @drpost..se o nascimento do português foi após 1911 pode ser apenas uma cópia simples desde q tenha todos os dados referentes ao seu nascimento.
  • @Vlad Pen minha esposa acabou de ver que na cópia (antiga que temos) ele consta como casado, mas no passaporte ele está como divorciado.
    Como proceder nesse caso é como consigo essa cópia simples?

    Obrigado pela ajuda.
  • @drpost

    Qual o ano de nascimento e a freguesia?
  • @Mariza Guerra Henri A data de nascimento do pai da minha
    esposa é 20/07/24. Freguesia de Jou, conselho de Murça.
    Sendo que minha esposa não é filha dessa mulher que ele divorciou. E após o divórcio o pai dela não casou de novo.
  • @drpost

    Envie os dados à Conservatória de Murça e peça o número de assento. Pode ser que receba o número informatizado, assim será suficiente para o preenchimento do requerimento. Veja se o português foi declarante da filha na menoridade e se fica claro que ele não se casou com a mãe.
  • @Mariza Guerra Ele mesmo registrou a filha assim que nasceu e realmente não se casou novamente.
    Existe algum site em que eu possa consultar o número do assento atualizado dele?
    Pois nessa certidão antiga em que ele consta como casado (e portanto está desatualizada) tem o número do assento, folha e registro.
  • @drpost

    Não é possível visualizar o registro. Você poderá usar os dados do registro antigo no formulário de requerimento de nacionalidade e também enviar uma cópia, entretanto peça o número à Conservatória como eu te sugeri. O assento poderá ser informatizado facilitando o acesso das Conservatória assim como para adquirir cópia.
    Não é suficiente afirmar que ele não se casou, é preciso que isso fique claro no registro. Mas no assento em Portugal pode ser que não tenha a atualização do estado civil.
  • drpostdrpost Member
    editado March 2018
    @Mariza Guerra entendi, você tem sido bem clara.

    Nós temos um passaporte português dele de 1994 em que no passaporte consta divorciado. Mas em todo o caso...

    Como proceder caso a atualização do estado civil.dele não tiver sido feita?
  • @drpost

    Ness caso não importa se o estado civil atualizado. Acho importante ter conhecimento do teor do registro mais recente.
  • @drpost
    Você tem todos os dados necessários para obter o assento de nascimento do seu sogro através do http://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Certidao/avisoCertificadoOnline.jsp
    Custa E$ 10,00 e pode ser pago com cartão de crédito Internacional. Foi assim que consegui o assento de meus pais.
    Quanto ao estado civil, se ele foi o declarante de nascimento da sua esposa, enviando para a ACP não será exigida a averbacão do mesmo.
  • @Mariza Guerra @andregmgomes obrigado pelos esclarecimentos.
  • @Mariza Guerra fiz um rascunho do e-mail que vou enviar requerendo os dados do pai de minha esposa. Pode me dizer se está bom?

    Bom dia,

    Me chamo ... e gostaria de confirmar algumas informações referente ao meu pai ..., pois possuo uma certidão muito antiga dele e o passaporte português. 

    Segue informações referente ao meu pai:

    Nome completo: ...

    Filho de ... e ...

    Data de nascimento: ...

    Freguesia de Jou, do Conselho de Murça - folha ..., registro ...

    Quero saber se a certidão de nascimento dele está no sistema para que outras conservatórias possam ter acesso.

    Quero saber também se consta averbação do divórcio.

    Quero confirmar o número do assento dele.

    No aguardo das respostas.

    Desde já agradeço.
  • @drpost

    Sugiro um e-mail mais enxuto como o modelo abaixo:

    Solicito o número do assento de:
    Nome:
    Filiação:
    Data de nascimento:
    Freguesia:
    Concelho:

    Peço instruções para obter cópia e informações se há averbamentos.
    Sinceros cumprimentos

    ......................
  • @Mariza Guerra Nossa perfeito.
    Obrigado
  • @Mariza Guerra responderam o e-mail graças a Deus. A certidão foi informatizada em 2010 e mandaram o número do assento.

    Gostaria de saber se só com isso eu já posso separar todos os documentos aqui da minha esposa, preencher o formulário 1C e enviar?
    Não mandaria nenhum documento do pai dela pois não temos atualizado.
    No caso pretendo Tondela.
  • @drpost

    O número informatizado é suficiente para preencher o requerimento. O casamento do português está transcrito? Tondela exige estado civil atualizado. Os dados do português não tem divergência em relação à certidão da filha, ok?

    Se sim para as questões acima poderá enviar seguindo a lista de documentos.
  • @Mariza Guerra ele nunca casou no Brasil.
    A minha esposa diz que ele antes de vir ao Brasil na época da segunda guerra era casado com uma portuguesa mas se divorciou, inclusive no passaporte dele que temos aqui de 1996 o mesmo consta como divorciado.

    Vou dar seguimento com atribuição se não tiver mais alguma observação.

    Muito, muito obrigado.
    Vou informando a todos do tempo que está levando, etc, etc...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.